As duas principais festas da cerveja do mundo foram adiadas. Ao menos até agosto, quando os organizadores se reunirão para fazer uma nova avaliação da conjuntura da pandemia.
Mais um importante evento mundial pode ser cancelado este ano. Devido ao Covid-19, Munique possivelmente não realizará a tradicional Oktoberfest, a maior festa da cerveja do planeta. O comunicado foi feito na quinta-feira (23) por Markus Soeder, primeiro-ministro do Estado da Baviera, no sul da Alemanha.
Inicialmente, o evento está programado para ser realizado entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro. Contudo, a decisão final somente acontecerá após uma reunião entre Soeder e o prefeito Dieter Reiter nas próximas duas semanas. Vale lembrar que, embora o seu nome signifique festa de outubro, é comum a maior festa de cerveja do mundo começar no final do mês de setembro, se estendendo por 16 dias.
Ainda na semana passada, o governo alemão e os governadores regionais concordaram em começar a amenizar algumas das regras de isolamento social introduzidas em junho para conter a disseminação do coronavírus. No entanto, ficou decretado que grandes eventos permanecerão proibidos até 31 de agosto.
Todos os anos, a Oktoberfest atrai milhares de turistas a Munique. Os visitantes – muitos deles vestidos com trajes típicos – sentam-se em mesas comunitárias para beber cerveja e comer salsichas, salsichões, carne de porco, pretzels, Apfelstrudel e outras tentações doces e salgadas típicas da Alemanha. Tudo ao som de animadas bandas musicais.
Blumenau – Já a realização da 37ª Oktoberfest Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), está cancelada. Considerado como a maior festa de origem alemã do Brasil e a segunda maior do mundo (só perde para a de Munique), o evento, que é realizado há quase 40 anos no mês de outubro, revive a cultura da Alemanha, reunindo no Parque Vila Germânica barraquinhas com pratos da gastronomia típica do país, bandas alemãs e – é claro – muito chope.
A Oktoberfest 2020 estava programada para acontecer entre os dias 7 e 25 de outubro, porém devido à pandemia de coronavírus foi cancelada pela prefeitura da cidade no último dia 27, quando também foi suspensa a festa de Réveillon. O anúncio foi feito pelo prefeito Mário Hildebrandt e pelo secretário de Saúde, Winnetou Krambecko, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Foto do destaque: Na Oktoberfest de Munique todas as cervejas são servidas no masskrug, copo de um litro típico da Alemanha. Crédito: PxHere