Cidades de São Paulo são guardiãs de belezas naturais

No interior do Estado, municípios de interesse turístico guardam preciosos tesouros e imperdíveis paisagens.

Morro do Fogão em Itirapina. Foto: Divulgação

O turismo paulista conta com 140 municípios de interesse turístico, onde cada região é um destino turístico a ser explorado, abrigando atrativos diferenciados que envolvem paisagens naturais, cachoeiras, trilhas, cultura e história ricas em tradições. Confira abaixo algumas delas:

 

Itararé

Cercado pelo verde da Mata Atlântica, Itararé ainda é um município a ser descoberto pelos turistas. Situada na região sudoeste do Estado de São Paulo e fazendo divisa com o Estado do Paraná, a cidade é brindada por uma beleza natural praticamente intocada.

O Vale de Jaguaricatú. Foto: Wikiloc

Entre cânions, grutas e cachoeiras, Itararé não decepciona e oferece diversas atividades voltadas para o ecoturismo. Além de inúmeras trilhas, oferece lugares apropriados para a prática de boia cross, mountain bike e rapel. Os destaques ficam por conta da Trilha do Segredo, da Cachoeira do Corisco e do Cânion de Jaguaricatú.

Cachoeira do Cânion de Jaguaricatú. Foto: Divulgação

Considerado uma das paradas obrigatórias na região, ele fica entre o município paulista e a cidade de Sengés, no Paraná. Classificado como o oitavo maior cânion do mundo, conta com uma extensa área de vegetação preservada e ótimos pontos para tirar fotos incríveis.

Itariri 

Vizinha dos municípios de Peruíbe e Pedro de Toledo, Itariri está encravada no Vale do Ribeira, na Serra do Mar. Com fácil acesso para quem sai da capital paulista, a cidade se destaca pela peculiar biodiversidade da Mata Atlântica que se mistura com o relevo acidentado dos vales. Com várias opções para aproveitar o bioma da região, o município se aproveita das belezas da Reserva da Juréia Itatins.

O município é abraçado pela natureza. Foto: Guia do Turismo Brasil

Nela, é possível encontrar trilhas guiadas e o Rio do Azeite que é propício para banhos. As cachoeiras também não ficam fora do menu de atrações de Itariri – quase todas são abertas ao público e contam com piscinas naturais para que os visitantes possam se banhar. Destaque para as cachoeiras de Sete Quedas e Pedra da Moça.

Itirapina

Pertencente ao Circuito Turístico da Serra de Itaqueri, Itirapina é um desses destinos que surpreendem qualquer visitante já que por lá não faltam belezas. A região abriga mais de 20 cachoeiras, de diferentes tamanhos e quedas de águas, clima agradável, trilhas, mirantes, fazendas e vilas históricas e uma saborosa e diversificada culinária.

Igreja Matriz Santo Antônio em Itirapina. Foto: Isack Ryuji Minowa/Wikimedia
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira pelos primeiros colonos. Foto: Divulgação

Entre as opções naturais da cidade encontram-se o Mirante das Águas e o Morro do Fogão. Em seus 22 mil m², o mirante abriga as cachoeiras do Monjolinho com 12 metros, a da Ferradura com 47 metros e, a mais famosa, a do Saltão, com uma queda de 75 metros. Ali também existem trilhas, área para camping, chalés e restaurante, além de uma pequena estrutura de lazer com piscina e playground.

A represa banha o Broa Golf Resort. Foto: Divulgação

Situada na região centro-leste do Estado de São Paulo, Itirapina também é conhecida pelo seu turismo rural – abriga imponentes fazendas. Fauna e flora abundantes cobertas pelo preservado cerrado paulista completam as suas paisagens. Seu nome é de origem tupi e significa morro pelado, numa referência ao morro de mesmo nome que fica ao Sul do município. A 930 metros de altitude, é coberto por vegetação de Mata Atlântica e cerrado e tem uma cruz em seu cume.

Mogi Mirim

Villa Paraty Gastronomia um dos points da cidade. Foto: TripAdvisor

Mogi Mirim já é conhecida entre os roteiros turísticos pelo Interior da capital paulista. Ideal para quem deseja fazer um bate-volta ou curtir o fim de semana, a cidade conta com diversas atrações para curtir com a família. Entre elas, destacam-se o Parque Van Gogh, o Complexo Lavapés e o Voçoroca. Para os amantes de cerveja e cachaça, oferece dois endereços onde é possível degustar as bebidas: o Alambique Ipezinho e a Cervejaria Sauber Beer.

Paraibuna

Localizada no Alto do Paraíba, Paraibuna fica no caminho do Litoral Norte e é abraçada pela Serra do Mar. Sua arquitetura colonial barroca do período cafeeiro é um de seus principais atrativos e chama a atenção dos visitantes. Fundada em 1666, a cidade preserva até hoje tradicionais manifestações culturais e folclóricas, com forró, arrasta-pé, quadrilhas, moçambique… A música sertaneja está presente no cotidiano paraibunense, enquanto as rodas de moda de viola são mais frequentes na zona rural.

Casarios coloniais no centro histórico de Paraibuna. Foto: Fernanda Presser Pereira/Wikimedia

Os eventos culturais e folclóricos acontecem sempre na praça da Matriz de Santo Antônio. Ali, todos os anos, também é realizada a distribuição do “bolo casamenteiro” à população. A iniciativa acontece no dia do santo, comemorado em 13 de junho, data em que também é festejado o aniversário da cidade.

Represa em Paraibuna: ideal para a prática de esportes náuticos. Foto: Guia do Turismo Brasil

Por falar na Matriz, ela é uma das visitas obrigatórias em Paraibuna. Famosa por seus traços influenciados pela cultura árabe, é recoberta por azulejos brancos e azuis. Sua construção também encanta por seus mosaicos e lustres. A cidade possui ainda com outras igrejas históricas, casarios e fazendas, além da belíssima Represa de Paraibuna. Com mais de 700 quilômetros de extensão e 204 ilhotas, ela recebe visitantes que desejam andar de barco, praticar pesca esportiva, curtir as quedas de água e a natureza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: