5 lugares para conhecer em São Paulo

São Paulo é a maior metrópole do Brasil e está sempre repleta de novidades e de atrações animadas. Mas nem só de agito vive o Estado. Pelos seus quase 249 mil quilômetros quadrados revezam-se cidades cosmopolitas, litorâneas, serranas e rurais. Para que procura lugares bucólicos permeados de paz e de natureza, o Interior paulista reserva municípios de interesse turístico que esbanjam riqueza natural, história e muita tranquilidade. Confira alguns deles.

Igreja Nossa Senhora Aparecida é um dos lugares da rota Caminho da Fé. Foto: Caminho da Fé

 

Colina 

Apelidada carinhosamente de “Capital Nacional dos Cavalos”, o município de Colina é referência na criação da raça Mangalarga e um verdadeiro paraíso para os amantes de cavalos e hipismo.  Situada a cerca de 400 quilômetros da capital paulista, a região promove anualmente a Festa do Cavalo que atrai criadores e cavaleiros para competir em provas hípicas.

A tradição equestre  remete à criação do município. Foto: Prefeitura Municipal de Colina
Ponte do Córrego da Onça na divisa dos municípios de Bebedouro e Colina na Rodovia Brigadeiro Faria Lima SP-326, km 395. Foto: Marco Aurélio Esparza/Wikimedia
Colina também é conhecida como a Capital Nacional do Cavalo. Foto: Guia do Turismo Brasil

 

A tradição equestre é antiga e remete à criação do município. A cidade ainda conta com dois pitorescos museus: o do Cavalo, voltado para os animais e sua história, e o Museu Histórico, Artístico e Folclore Ruy  Menezes (museu municipal), que reúne mais de 500 itens originários de doações de famílias colinenses.

 

Cravinhos 

Distante apenas 18 quilômetros de Ribeirão Preto, Cravinhos surpreende ao mostrar as suas inúmeras facetas. No centro da cidade encontra-se os principais atrativos culturais, como o Museu de História Nacional Wladimir Chaves e o Memorial da Casa Libanesa. Ainda pela região, destaca-se o Parque Ecológico Municipal Dr. Renato e Armando Pagano, que se tornou o postal do município.

A cidade faz parte do roteiro paulista Caminho da Fé.  Foto: Prefeitura Municipal de Cravinhos
O Caminho da Fé termina no Santuário de Aparecida do Norte, Interior de São Paulo. Foto: emRibeirão

 

Cravinhos também faz parte do Caminho da Fé, rota de peregrinação que atravessa o Interior do Estado de São Paulo (algumas cidades mineiras também se integraram ao roteiro) e é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela. No trajeto que conduz ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), os romeiros encontram locais religiosos e históricos, como a Igreja de São Benedito, tombada como Patrimônio Histórico.

 

Guaíra 

Situada na divisa com Minas Gerais, Guaíra é o destino certo para quem busca a tranquilidade de cidadezinha do interior. O point turístico fica por conta do Parque Ecológico Waldemar Chubaci, o Parque Maracá, que possui 550 mil metros quadrados com jardins assinados por Burle Marx e esculturas de Tomie Ohtake.

O Parque Ecológico Waldemar Chubaci está sendo revitalizado. Foto: Prefeitura de Guaíra

 

Entre outras atrações, destaque para o esporte náutico e para as trilhas para bike, além das capelas centenárias de Santa Luzia e do Escravo Pindoba. O Zoológico Joaquim Garcia Franco é uma referência regional – ele acolhe e trata de diversos animais silvestres acidentados, visando a reinserção deles à natureza.

 

Itaóca 

Com pouco mais de três mil habitantes, Itaóca é o paraíso das ecoaventuras. Situada nas proximidades da reserva do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), o município exibe uma hipnotizante beleza natural. Em seu solo espalham-se cachoeiras, cavernas, trilhas para caminhadas e points para observação de birdwatching.

O Córrego Cachoeira das Três Meninas em Itaóca. Foto: Pedro Henrique Slompo

 

Aventura bem legal é embarcar em uma das bikes, das motos e dos jeeps que circulam por trilhas especiais na região. Para quem gosta de esportes ainda mais radicais, existem diversos locais para a prática de rapel, boia cross e rafting.

 

Monte Alto 

Quem nunca quis ver um dinossauro que atire a primeira pedra. Em Monte Alto, esse não é um sonho tão distante. Construída sob um rico solo de fósseis, a cidade é uma das mais importantes do País quando o assunto é paleontologia. O município é todo decorado com bonecos de dinossauros em tamanho real e lembra os filmes  Jurassic Park, além de abrigar relevantes estudos e achados no Museu da Paleontologia.

O turismo rural faz parte do cotidiano de Monte Alto.Foto: 101 FM.png
Dinossauros como o da foto estão no Museu de Paleontologia e decoram as ruas de Monte Alto Foto: Larissa Oliveira/Jornalismo Unaerp

 

Outra opção para apreciar a cidade é o turismo rural. Com quitutes da roça e cafés coloniais servidos em sítios, a região conta com inúmeras delícias que só podem ser saboreadas no Interior da capital paulista. A religiosidade também está fortemente presente nos santuários da Menina Izildinha e de Nossa Senhora da Conceição Montesina, atraindo romeiros o ano todo.

 

Mais Informações: https://amitesp.com.br

 

Foto do destaque: Parque Ecológico em Guaíra. Crédito: Chopp Kremer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: