Lã para aquecer o coração

O Brasil é um país bonito por natureza… E precioso pelo artesanato que produz. Oferece opções tecidas em diferentes materiais, desde fibras naturais, argila, metal até em capim dourado, espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland). A criatividade tupiniquim é ilimitada. Campos do Jordão, a encantadora cidade serrana do Estado de São Paulo, tem como um de seus pontos altos as peças produzidas em lã natural.

A cidade é ao mesmo tempo descolada e rural. Um charme! Foto: Pousada Recanto dos Sonhos

Conhecida pelas araucárias circundadas por imponentes montanhas, ar puro e baixíssimas temperaturas serranas, a badalada e também urbana Campos de Jordão é o lar do Projeto Mãostiqueiras, iniciativa que tem como meta resgatar a cultura da lã natural na cidade, cujas malharias tiveram muito sucesso nos anos 1970, principalmente pelo acabamento feito à mão. Parte desse interessante artesanato pode ser conhecido em um espaço totalmente dedicado à lã natural.

Algumas das  peças produzidas pelas artesãs do iniciativa. Foto: Boulevar Geneve

Inaugurada em 2017, a Casa Mãostiqueiras, como é conhecido o espaço, hoje é mais um dos pontos turísticos de Campos do Jordão. Em seu aconchegante interior, os visitantes podem conhecer e alimentar as ovelhas que ali vivem e também aprender um pouco sobre o processo de beneficiamento da lã, com a demonstração de algumas das etapas, como o uso de cardas para pentear as fibras e do fuso e da roca para transformá-las em fio.

O espaço também oferece vivências, oficinas e workshops aos interessados em fazer uma imersão no universo da lã, compartilhando o seu know how em aulas práticas que abrangem desde a tosquia das ovelhas e a transformação da fibra em fios até as técnicas de tricô, crochê, tear e feltragem.

Na sede do Mãostiqueiras também funcionam loja e museu. Na propriedade também vive um pequeno rebanho de ovelhas. Foto: Tadeu Sales/Mãostiqueiras

A Casa Mãostiqueiras conta ainda com um showroom onde ficam expostas as peças produzidas pelas artesãs integrantes do projeto (leia-se, as mulheres da comunidade). Além de receberem aulas gratuitas de fiação, tricô, crochê, tear e feltragem, essas profissionais são remuneradas pelas peças que produzem e ainda recebem comissão pelas vendas de suas peças na loja do projeto.

O Projeto  Mãostiqueiras envolve e gera renda  para as mulheres da comunidade. Foto: Divulgação

O valor obtido com a venda das peças gera renda para essas mulheres e mantém as atividades do espaço cultural. Por falar em comunidade, o projeto nasceu após a descoberta do desperdício da lã que acontecia na região da Serra da Mantiqueira. Como se sabe, as ovelhas precisam que a sua lã sempre seja tosquiada nas estações climáticas mais quentes do ano, evitando que sejam castigadas pelas temperaturas mais elevadas dos dias de Primavera e do intenso calor do Verão.

Acostumadas ao frio, as  ovelhas sofrem muito com o calor. Foto: Pixabay

Em Campos de Jordão, a tosquia da lã das ovelhas era feita na Primavera, como ainda agora acontece. Porém, com o lançamento dos fios sintéticos no mercado, os criadores àquela época não encontravam mais interessados em pagar um preço justo pela produção de sua lã, antes vendida para indústrias produtoras de fios. Assim, acabavam descartando a fibra têxtil.

A tosquia da lã é feita na Primavera. Foto: Pixabay

Com a criação do projeto, muitos criadores de ovelhas da região se tornaram parceiros da iniciativa e agora doam a lã anual da tosquia. Essa lã passa por diversos processos artesanais de beneficiamento: lavar, abrir, cardar, fiar, tingir até o novelo pronto e tecer. Todo o processo resgata os saberes e fazeres ancestrais, com foco no menor impacto ambiental. Acredite, vale muito a pena conhecer. Boa aprendizagem!

 

SERVIÇO

Mãostiqueiras – Av. Pedro Paulo, 1.455, Parque da Lagoinha, Estrada do Horto. Florestal, tel. (012) 3662-3207. Fica a três quilômetros da Praça de Capivari. Bem em frente à Cervejaria Caras de Malte. Mais Informações: www.maostiqueiras.com.br. 

 

Crédito da  Abertura: Vista panorâmica de Campos do Jordão. Foto: Melhores Destinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: