O Dia das Crianças está chegando. Para onde você vai levar as suas?

Foto1

Por Fabíola Musarra

O feriadão prolongado em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças está chegando. A garotada já faz contagem regressiva esperando pelo presente que vai ganhar no dia 12 de outubro. As opções são muitas, mas que tal este ano surpreender os pequenos com um programa especial, que vai ficar na memória deles para sempre?

Além dos clássicos zoológico, cinema e lanchonete, os parques e as pequenas viagens são alternativas que certamente vão fazer a festa da meninada. E ela certamente vai ficar bem mais divertida, se o mimo vier acompanhado de uma dose de cultura.  Para ajudar na tarefa, seguem algumas sugestões:

Que tal festejar a data levando os pequenos ao Parque da Mônica (www.parquedamonica.com.br), no Shopping SP Market, na Zona Sul da capital paulista. Com 12 mil metros quadrados e mais de 20 brinquedos, o empreendimento é o maior parque coberto da América Latina e pode ser uma boa pedida para entreter a criançada, especialmente se estiver chovendo no dia.

Foto3

Outra opção é o Castelo Park Aquático (www.casteloparkaquatico.com.br). Além dos vários tobogãs, do half-pipe e da piscina com ondas, o parque está com novas atrações: o Coliseu Quente e o Acqua Kids.

O primeiro é uma enorme piscina termal com capacidade para receber 500 pessoas por hora. Já o segundo é destinado a crianças de três a dez anos e disponibiliza em um novo espaço, metralhadoras, esguichos, chafariz, lápis e duchas.

O complexo conta ainda com hotel, monitores, vestiários e guarda- volumes, ambulatório, loja de conveniência e estacionamento gratuito. Fica em Cesário Lange, a 150 Km da capital de São Paulo, bem pertinho de Campinas e Sorocaba, no interior do Estado.

Foto4Se você mora no Espírito Santo ou vai viajar para lá, o Acquamania (www. acquamania.com.br), em Guarapari, é a sugestão. Além do hotel, oferece diversas atrações, como piscinas infantis e circuito radical de tirolesas.

No mês das crianças, está com preços promocionais no bilhete de ingresso ao parque e na diária do hotel, além de dar de cortesia a hospedagem de crianças de até quatro anos, desde que acomodadas no quarto dos pais. Fica na Rodovia do Sol, Km 32.

Foto5

Se o assunto é incentivar a fé dos pequenos, o destino é o Norte do País, onde todos os anos acontece uma das principais manifestações católicas: o Círio de Nazaré (www.ciriodenazare.com.br), uma procissão que há mais de dois séculos se repete em Belém, no Pará.

Realizado no segundo domingo de outubro, o evento atrai milhões de romeiros, que fazem uma caminhada de fé pelas ruas da capital em reverência à mãe de Jesus.

Além de missas, procissão e romarias, o Círio também é palco de manifestações culturais, como o Arraial de Nazaré e a comercialização de brinquedos de miriti.

O primeiro é uma tradição que acontece desde a primeira edição da festa religiosa, em 1793. Fica em uma área onde também funcionam um parque de diversão, lanchonetes e restaurantes.

Por sua vez, os brinquedos são produzidos com o caule da palmeira de miriti e reproduzem em miniatura a fauna, a flora e os elementos da cultura amazônica.

Foto6

Visitar o Rio de Janeiro pode ser uma maneira bem legal de comemorar o Dia das Crianças com os pimpolhos. Eles certamente vão se esbaldar nas bonitas praias da Cidade Maravilhosa, assim como ficarão seduzidos pelas suas paisagens cinematográficas.

Opções do que fazer não falta por ali, desde a tradicional visita ao Cristo Redentor no alto do Corcovado e andar de bondinho no Pão de Açúcar até conhecer o Estádio do Maracanã e o Jardim Botânico, criado em 1808 pelo então príncipe regente português Dom João, durante a estadia da família real no Brasil.

Já levou as crianças para a Oktoberfest, a animada festa alemã realizada em outubro em várias cidades da região Sul do Brasil? Blumenau (SC) sedia a mais famosa delas. Exatamente por isso é que concentra uma multidão de turistas em torno de suas ruas centrais e do Parque Germânico, principais palcos de desfiles, shows e de barraquinhas de comes e bebes.

Para fugir do tumulto, a dica é viajar para Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, a 150 km da capital de Porto Alegre. De 7 a 18 de outubro, a cidade fundada em 1844 promove a 31ª edição da alegre festa que revive as tradições germânicas. Este ano, a programação está bem diversificada, com muita música, animadas bandinhas, danças folclóricas, desfiles temáticos e jogos.

 

Trajes e pratos típicos da Alemanha e atividades gratuitas, como aulas de alemão e oficinas de gastronomia, completam a programação. Além de uma lembrança inesquecível, a viagem vai possibilitar que seus filhos aprendam um pouco sobre a cultura e as tradições herdadas dos colonizadores alemães que chegaram à região em 1849. Ainda quer mais?

Para conhecer a programação completa, acesse www.oktoberfestsantacruz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: