Ilhabela, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, retomou as atividades econômicas no último dia 1º de junho. Nessa primeira fase, abriram os estabelecimentos comerciais, que seguem a regra básica de distanciamento social e oferecem álcool em gel na entrada.
Restaurantes e lanchonetes continuam atendendo em sistema delivery. Monitores da campanha passam diariamente com o check list de informações e pesquisas. Os estabelecimentos comprometidos com as recomendações de prevenção recebem um kit de adesivos da campanha. O uso de máscara é obrigatório em todo o município, inclusive nos transportes públicos.
A entrada de insumos para abastecimento do comércio é permitida com autorização, bastando apenas inserir a nota fiscal dirigida ao estabelecimento. A prefeitura também pretende implantar um “porto seco” para pequenas entregas, a fim de evitar que mais carros e entregadores circulem pelo município. A ação será estruturada pela TCurbes, empresa responsável pelo plano de mobilidade da cidade.
Os horários estão livres para que as famílias possam se adaptar ao trabalho, já que as escolas permanecem com aulas remotas. Para a retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação está formando um comitê para definir as práticas que serão adotadas para proteger alunos e professores.
Também já estão permitidas atividades ao ar livre, individuais ou em dupla. Contudo, a permanência de pessoas nas praias continua proibida. As marinas voltaram à atividade no dia 8 de junho, após a publicação de seus protocolos de compromisso.
Os materiais de apoio e critérios das próximas fases estão sendo preparados para lançamento. O trabalho tem o apoio da GKS, inteligência territorial, que com o comitê de saúde do município planeja a retomada das atividades turísticas, calculando a capacidade de pessoas e riscos, assim como reunindo a melhores práticas de segurança e de prevenção para impedir eventuais surtos de coronavírus.
Mais informações sobre o Plano de Retomada Econômica de Ilhabela: https://bit.ly/3cnyZ2C