Ilhabela retoma as atividades econômicas focada na prevenção do Covid-19

Ilhabela, no Litoral Norte  do Estado de São Paulo, retomou as atividades econômicas no último dia 1º de junho. Nessa primeira fase, abriram os estabelecimentos comerciais, que seguem a regra básica de distanciamento social e oferecem álcool em gel na entrada.

Restaurantes e lanchonetes continuam atendendo em sistema delivery. Monitores da campanha passam diariamente com o check list de informações e pesquisas. Os estabelecimentos comprometidos com as recomendações de prevenção recebem um kit de adesivos da campanha. O uso de máscara é obrigatório em todo o município, inclusive nos transportes públicos.

A entrada de insumos para abastecimento do comércio é permitida com autorização, bastando apenas inserir a nota fiscal dirigida ao estabelecimento. A prefeitura também pretende implantar um “porto seco” para pequenas entregas, a fim de evitar que mais carros e entregadores circulem pelo município. A ação será estruturada pela TCurbes, empresa responsável pelo plano de mobilidade da cidade.

 

A prefeitura ainda não liberou a permanência de pessoas nas praias. Foto: Priscila Mayumi de Souza/Wikimedia

 

Os horários estão livres para que as famílias possam se adaptar ao trabalho, já que as escolas permanecem com aulas remotas. Para a retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação está formando um comitê para definir as práticas que serão adotadas para proteger alunos e professores.

Também já estão permitidas atividades ao ar livre, individuais ou em dupla. Contudo, a permanência de pessoas nas praias continua proibida. As marinas voltaram à atividade no dia 8 de junho, após a publicação de seus protocolos de compromisso.

Os materiais de apoio e critérios das próximas fases estão sendo preparados para lançamento. O trabalho tem o apoio da GKS, inteligência territorial, que com o comitê de saúde do município planeja a retomada das atividades turísticas, calculando a capacidade de pessoas e riscos, assim como reunindo a melhores práticas de segurança e de prevenção para impedir eventuais surtos de coronavírus.

Mais informações sobre o Plano de Retomada Econômica de Ilhabela:  https://bit.ly/3cnyZ2C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: