Apesar das restrições nas fronteiras e das medidas de isolamento social devido ao Covid-19, as viagens não são um sonho distante. O turismo nacional promete ser uma das grandes apostas na retomada pós-pandemia. Caso já esteja planejando sua próxima viagem e ainda não tenha decidido para onde ir, listamos cinco cidades de interesse turístico no Interior de São Paulo para ajudar na sua decisão. Confira:
Barretos: a capital brasileira do country
Outra atração que não pode ficar de fora do roteiro pela região é o Barretos Country Acquapark. Ideal para curtir com toda a família, o parque aquático conta com piscinas, rio com correnteza, tobogãs, mini zoológico, banheiras de hidromassagem, quadra de tênis, campos de futebol, salão de jogos, passeio a cavalo, playground e a maior praia artificial do País com uma piscina com mais de 30 tipos de ondas.
Onde ficar: www.nacionalinn.com.br
Brodowski, o berço de Portinari
A Estação Ferroviária Engenheiro Brodowski não pode ficar fora do roteiro. Atualmente, o local funciona como museu e tem entrada gratuita. Ali, é possível encontrar mapas, objetos e equipamentos originais, além de descritivos a respeito da história da cidade.
Mairiporã: muita natureza pertinho da capital
Onde ficar: https://
Piedade: turismo rural e cultural
Pequenina e cheia de atrativos, Piedade, no Interior do Estado de São Paulo, é uma caixinha de surpresas. Com clima de montanha, belas cachoeiras e muitos trechos intactos de Mata Atlântica, o município conta com três roteiros turísticos consolidados: o da Vila Elvio, com história, boa gastronomia e turismo de aventura, e o roteiro da Represa de Itupararanga com muita aventura em esportes náuticos, excelentes restaurantes rurais, passeios a cavalo entre outros.
E o roteiro do centro histórico onde o turista pode conhecer os prédios antigos e culturais da cidade, como a cadeia velha, o clube literário, igrejas e a centenária paineira, além da a Avenida das Cerejeiras Japonesas. Todos os anos, entre o final de junho e começo de julho, a Avenida Marginal é palco de um espetáculo cor-de-rosa proporcionado pela florada das cerejeiras. As árvores foram plantadas ali em 1988, nas comemorações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. A partir daí, a árvore se tornou um dos símbolos de Piedade, e, anualmente, brinda moradores e turistas com sua beleza.
Onde ficar: https://
Rubineia: riqueza histórica e atrativos naturais
Com clima tropical e temperaturas amenas quase o ano inteiro, Rubineia é destino perfeito para quem deseja curtir praias com tranquilidade. Distante 600 quilômetros da capital paulista, o município conta com praias de água doce e tem forte vocação para o turismo náutico, já que oferece pontos para prática de esportes aquáticos e pesca esportiva ao longo do Rio Paraná.
O Museu Histórico e Cultural da cidade também vale a visita. O acervo conta com mais de duas mil peças originais e históricas, além de painéis explicativos disponibilizadas de acordo com o tema e época.
Mais informações: https://amitesp.
Foto do destaque: Festa das Cerejeiras em Piedade. Crédito: SorocabaniceS