Cruzeiro pela Ásia mostra a exótica Mianmar

Mianmar - Ásia

Por Fabíola Musarra

Mianmar é um país especial e repleto de novidades, especialmente para quem vive no Ocidente, de cultura e costumes tão diferentes. A antiga Birmânia fica ao sul da Ásia continental e é limitada ao norte e nordeste pela China, a noroeste pela Índia e por Bangladesh, a leste pelo Laos, e a sudeste pela Tailândia. É banhada ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, e a oeste pelo Golfo de Bengala.

Tempestade de poeira desce sobre os templos de Bagan, em Mianmar.
Tempestade de poeira desce sobre os templos de Bagan, em Mianmar.

A esta altura você deve estar se perguntando a razão de todas essas informações. O motivo é simples: se você for para lá vai se deparar com um país que é um misto das culturas chinesa e hindu e que recebe, em menor escala, influência de outras raças e crenças, fato este que vai te ajudar a compreender a multiculturalidade de Mianmar.

O Grande Palácio Real, em Yangon, a antiga Rangoon, capital de Mianmar.
O Grande Palácio Real, em Yangon, a antiga Rangoon, capital de Mianmar.

 

Só para te dar uma ideia do isso significa, cerca de 90% da população do país é budista. A religião, porém, não é a única herança cultural recebida pela Terra do Ouro, como Mianmar também é conhecida. Como os seus vizinhos de sudeste asiático – Tailândia e Laos –, o país festeja a chegada do Ano Novo com muita água.

Grande Buda Deitado, em na cidade de Yandon.
Grande Buda Deitado, na cidade de Yandon.

 

O ritual acontece todo mês de abril, entre os dias 13 e 18. Lembre-se disso se um dia estiver lá nesta época do ano e se proteja para não tomar um banho em plena rua. Os birmanes brindam o início do novo ano jogando baciadas de água em quem encontram pela frente.

Profusão de templos budistas em Mianmar, na Ásia.
Profusão de templos budistas em Mianmar, na Ásia.

Não pense que são pessoas mal-educadas e que este é um gesto gratuito. Ao contrário. A água é considerada por algumas vertentes do budismo como um líquido que simboliza a vida, purifica e traz a renovação para o novo ciclo. Em outras palavras, ser “abençoado” com um banho significa receber bons fluídos para o ano que começa.

Garoto budista participa de ritual em templo da capital, Yangon.
Garoto budista participa de ritual em templo da capital, Yangon.

Muitas agências e operadoras oferecem roteiros para este fascinante destino. A Avalon Waterways, por exemplo, disponibiliza um seleto cruzeiro (somente 36 passageiros) para Mianmar, navegando pelo Rio Irrawaddy. Com a primeira saída em 29 de outubro de 2015, o pacote tem preço promocional a partir de US$ 5.463 por pessoa (tarifa normal a partir de US$ 6.069), para reservas consolidadas até 1º de agosto deste ano.

A viagem começa em Yangon, antiga Rangoon, em Mianmar. Na cidade é feito um passeio a pé percorrendo as suas principais atrações, além de uma visita ao Shwedagon Pagoda, considerado o pagode mais antigo do mundo.   Depois, o programa é navegar pelo Irrawaddy – o maior rio de Mianmar, com origem glacial no Himalaia, para descortinar um mundo de lugares e sabores inusitados e conhecer tradições milenares, santuários luxuosos, florestas de teca e aldeias ribeirinhas.   Ao todo 11 cidades são visitadas pelo cruzeiro. Seu preço inclui aéreo/ida e volta entre Yangon e Bhamos, os passeios em terra e as refeições a bordo, com bebidas. Informações: Globus/Avalon Brasil, tel. 0800 761-2525,www.globus.tur.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: