Inverno em Praga. Cidade mágica no coração da Europa

Praga

Praga é uma das cidades mais bonitas do Leste Europeu. Mesmo no inverno, quando muitos destinos não são recomendados, a capital da República Tcheca é romântica, irresistível e encantadora. Recoberta pela neve, também é perfeita para quem gosta de patinar. 

Por Fabíola Musarra

Descrita por seus admiradores como a “cidade das cem torres”,  a antiga Praga permanece na imaginação dos leitores de  Franz Kafka como uma das metrópoles mais encantadoras do mundo. É cidade ideal para flanar, andar a pé pelas ruas e praças, sem lenço nem documento. E não estranhe, ao fazê-lo, se encontrar, de hora em hora, multidões de turistas apontando suas câmeras fotográficas para uma elegante torre em Staré Mesto, o centro antigo de Praga. É lá que se encontra o relógio astronômico, uma construção de geometria complexa com figuras de apóstolos e caveiras em movimento que anunciam a nova hora.

O relógio astronômico, um dos hotspots do turismo em Praga

 

Assim é Praga, com sua arquitetura que mistura do gótico ao renascentista e prédios modernos que convivem lado a lado com um dos maiores castelos do mundo. Você atravessará inúmeras vezes a famosa Ponte Carlos, construída em 1357 sobre o Rio Moldava, e vagueará repetidamente pelas mesmas vielas, como a Rua dos Alquimistas, onde está a casinha modesta de Franz Kafka.

Ponte Carlos, coberta pela neve.

Praga é pulsante, seja pela vida noturna agitada, pelas diversas galerias de arte, ou ainda pelo incontável número de turistas que você terá de desviar em praticamente todas as regiões que compreendem o circuito turístico: Staré Mesto, Malá Strana (Pequeno Bairro) e Nové Mesto (Centro Novo).

Neste último é que se encontra a maior parte das atrações, como o Bairro Judeu, o Museu de Franz Kafka ou o imperdível Museu do Comunismo. Já na elegante Alameda Pariszka você encontrará grifes como Ermenegildo Zegna, Boss e Prada, provas vivas que a outrora escura cidade kafkaniana está cada vez mais cosmopolita e vibrante.

A mesma Ponte Carlos, durante um dia de primavera

Se você é uma dessas pessoas, saiba que a cidade oferece várias opções para os praticantes de patins. No coração de Praga, em Ovocný trh, por exemplo, não é preciso gastar nenhum centavo para patinar na pista de gelo ali existente. Situada ao lado do elegante Teatro da Nobreza, na cidade velha, é grátis e fica aberta até a noite.

Nos fins de semana recebe eventos culturais, espetáculos musicais ao vivo e atrações para divertir a criançada. No local também não faltam as delícias culinárias nem o aluguel de patins. Ainda no centro de Praga, outro lugar legal para quem gosta de patinar é a pista de gelo na Rua Františku, onde também é possível alugar patins.

Panorama de Praga a partir das escadarias que descem a colina do castelo

Agora, se o negócio é viver experiências únicas somadas a muita emoção, o endereço é a Galerie Harfa, no bairro Vysočany, onde é possível patinar sobre o telhado. E o melhor: a aventura no gelo neste centro comercial é grátis e o aluguel dos patins é no próprio local. A pista está aberta todas as tardes. Sextas,  sábados e  domingos, funciona até a noite, com iluminação artificial.

O Centro Esportivo Gutovka (bairro de Strašnice) e a pista Ice Arena (bairro Letňany) são outras opções. Há, ainda, a pista de gelo no Edifício Incheba, que fica no conjunto de Výstaviště, no bairro Holešovice.

Centro urbano de Praga

Passeios românticos – Para quem busca romantismo, a cidade reserva verdadeiros cartões-postais. Caminhar pelos parques cobertos de neve e passear pelos jardins do Castelo de Praga são dois deles.

Pode-se ainda subir a pé ou de teleférico até o mirante de Petřin. Do alto dessa pequena cópia da Torre Eiffel, a bucólica visão que se tem de Praga no inverno é ainda mais inesquecível.

De volta à cidade, a parada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa é obrigatória. Situada à Rua Karmelitská, seu interior abriga a imagem do Menino Jesus de Praga, um dos santos mais idolatrados pelos católicos.

Ainda que se pertença a outra religião ou que não se siga nenhuma delas, a visita a essa belíssima construção vale a pena e permite conferir de perto a majestosa arquitetura da igreja, rica em detalhes.

Para quem está pisando em Praga pela primeira vez, a dica é embarcar no Hopon-Hopoff Prague (www.hopon-hopoff.cz), fazendo um city tour pela cidade. Como em outros países, esses ônibus turísticos possibilitam que o passageiro suba e desça quantas vezes quiser durante o percurso.

Por ser uma cidade medieval, com muitas ruas exclusivas para pedestres, foram traçadas três rotas básicas em Praga. Assim, no período de 48 horas em que é válido o bilhete, o turista tem tempo suficiente para descer do ônibus nas atrações que deseja conhecer, se enveredando pelas charmosas ruelas, pontes e praças da capital tcheca, de acordó com o seu ritmo.

Um guia fica à disposição no ônibus para responder a qualquer pergunta durante o trajeto e o sistema de som a bordo está disponível em 22 idiomas. O bilhete inclui ainda um passeio de barco com uma hora de duração pelo Rio Moldava.

Praga, República Tcheca

Pelo Rio Moldava – O inverno, por sinal, é um dos períodos mais belos para passear de barco pelo Rio Moldava, que majestosamente desfila pela cidade. Durante o trajeto, os telhados nevados da antiga Praga, as árvores cinza na Ilha de Kampa e a Ponte Carlos deslizam diante do olhar, num vaivém de paisagens memoráveis.

Os barcos a vapor desembarcam da Ponte Čechůvmost. Os passeios ali oferecidos podem ter maior ou menor tempo de duração, dependendo de quanto tempo se pretenda passar no barco.

Independentemente do passeio – caminhadas, patins e barcos – e da estação do ano, Praga tem muitos encantos para mostrar. Vale a pena se deixar seduzir por eles. Bom encantamento!

Informações: Escritório de Turismo da República Tcheca, e-mail: destro@czechtourism.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: