No Caribe, Cuba é ideal para quem quer fugir das baixas temperaturas

Com sol o ano todo, Cuba é fascinante. Além de suas praias de águas azulzinhas e areia de açúcar, abriga campos de cultivo de tabaco, essenciais para a produção dos seus lendários charutos. A capital, Havana, preserva importantes capítulos da história do país, enquanto Varadero é um pedacinho de paraíso permeado por belezas naturais. Para quem quer fugir do Inverno, a ilha caribenha é um endereço perfeito.

Não gosta de frio? Cuba é uma boa opção para passar as férias de julho. Com clima quente o ano inteiro e natureza para dar e vender, a maior ilha do Caribe tem praias paradisíacas e muita história para contar. Na capital Havana, por exemplo, você vai vivenciar uma viagem de volta aos anos 1950.

Patrimônio Mundial da Unesco, o centro histórico de Havana abriga mais de 900 monumentos. Eles podem ser explorados em passeios a pé.

O passado do país ali está estampado em tudo, desde os antigos carros que circulam pelas ruas até os casarões e prédios que ainda preservam o idêntico visual que tinham em 1959, quando aconteceu a revolução que deu fim ao governo de Fulgêncio Batista e colocou Fidel Castro no comando do país, a partir de então socialista.

Antigos fords e cadillacs desfilam pelas ruas do bairro histórico de Vieja Habana.

Com o embargo do ex-presidente Fidel Castro, muitos produtos não são encontrados em Havana, que também não tem uma das melhores infraestruturas – suas ruas ainda são mal iluminadas e os transportes públicos, precários. Mesmo assim, a capital cubana possui encantos únicos, como os bicitáxis, uma espécie de triciclo acoplado com um banco coberto para dois lugares. É um meio criativo, sustentável, econômico e divertido para você se locomover pela cidade.

Os charutos cubanos são considerados os melhores do mundo. Então, aproveite que está em Havana, pegue um bicitáxi e visite uma das tradicionais fábricas de charutos – existem várias espalhadas pela capital cubana e pelo país. De quebra, compre um rum de ótima qualidade. Mesmo que não beba nem fume, os dois produtos são perfeitos para presentear amigos e familiares em seu retorno ao Brasil.

A salsa cubana embala os quatro cantos do país, mas é diferente da de outros países latinos. O ritmo da ilha caribenha é dançado e tocado nas praias, nas ruas, nas praças, em barzinhos, em restaurantes e nos clubes de dança. Mas, se esses espetáculos não são suficientes e você deseja assistir um show turístico com o alegre estilo musical de Cuba, em Havana, as dicas são o já mundialmente consagrado clube ao ar livre Tropicana e o Parisién, no Hotel Nacional, onde todas as noites acontecem apresentações de cabaré.

Parada obrigatória na capital cubana é Havana Vieja, que fica ao lado do Paseo de Martí, a avenida principal do bairro. O antigo centro concentra importantes capítulos da história do país, como a Havana Colonial, com o seu conjunto de construções de arquitetura espanhola do século 16 e a Torre do Memorial José Martí (foi um dos líderes da independência cubana dos espanhóis e seus ideais foram adotados por Fidel e pelos revolucionários).

No centro histórico de Havana também estão a Praça de Armas, El Templete, a Bahia de la Habana, a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, El Castillo de Atarés, o Farol do Morro, o Porto de Havana, a Praça da Revolução, o Capitólio Nacional, o Grand Teatro Alicia Alonso (onde o Balé Nacional de Cuba se apresenta) e o Cemitério de Cristobal de Colón.

Construída pelos jesuítas entre 1748 e 1777, a Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana é um dos tesouros “guardados” no centro histórico da cidade.

Não deixe também de conhecer a marina Hemingway e a casa onde o escritor norte-americano viveu. Posteriormente transformada no Museu Hemingway em Finca Vigia, está localizada no alto de uma colina em um modesto subúrbio de Havana chamado San Francisco de Paula. O autor do clássico “O Velho e o Mar” (1952), que o fez ganhador do prêmio Pulitzer de 1953, viveu na ilha, onde deixou muitas recordações.

A casa de Ernest Hemingway, premiado com o Nobel de Literatura em 1954. Batizada de Finca Vigia pelo escritor norte-americano, foi adquirida em 1939. Foto: Andreas Lamecker

Ainda em Havana Vija, visite também os dois bares preferidos de Hemingway: La Floridita e La Bodeguita del Medio. Uma pequena placa pendurada no interior primeiro exibe uma citação assinada pelo premiado escritor norte-americano: “Meu mojito na Bodeguita del Medio e meu daiquiri na Floridita”.

O banquinho onde escritor se sentava está cercado por cordas e é um charme a mais do lugar. O Floridita fica na Calle Obispo, uma rua apenas para pedestres que tem livrarias, feirinhas de artesanato, hotéis e museus.

Já La Bodeguita del Medio é um bar que serve a tradicional e autêntica comida cubana. Localizado na Calle Empedrado, a oeste da catedral em Havana Vieja, esse prédio e seu interior estão cobertos de pichações – boa parte dele saudando Hemingway e Cuba.

A casa de Al Capone, em Varadero. Foto: Flickr Lezumbalaberenjena

Depois de ter “tomado” um banho de história, hora de relaxar e curtir paisagens naturais indescritíveis. Distante aproximadamente 140 km de Havana, na Península de Hicacos, Varadero é um desses endereços. Com mais de 20 km de praias de águas azulzinhas, com areias que parecem ser de açúcar e são tingidas por palmeiras, a cidade é um dos principais centros turísticos de Cuba.

Bastante animada, oferece inúmeras atrações. Tem uma badalada vida noturna e barzinhos e restaurantes que fogem ao conceito de simplicidade que você vivenciou em Havana. O balneário também conta com variadas opções de hospedagem, desde hotéis de bandeiras internacionais, resorts de luxo all-inclusive e SPAs até hospedagens de preço mais acessível.

A península é considerada ainda o principal destino para curtir praia, mergulho, esqui e caiaque. Sem falar que também abriga umas das mais deslumbrantes praias do mundo, a Playa de Varadero. Entre suas belezas naturais estão o Parque Natural Varahicacos, o Parque Josone, o Delfinário e as Cavernas de Saturno e de Ambrósio…

Mas, só para resumir em  poucas palavras, Varadero é um lugar onde a privilegiada natureza e a diversão sempre estão garantidas. Gostou das dicas? Então, anote algumas agências de viagens que disponibilizam pacotes turísticos para Cuba: CVC, a Sanchat Tour  e Agaxtur Viagens.

Foto da abertura do texto: Site Onelapse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: