O país do Leste Europeu abriga centenas de históricas e lindas pontes, muitas delas ainda podem ser percorridas.
Mais do que construções históricas ou contemporâneas, as pontes guardam – em si mesmas – uma simbologia intrigante. Representam o desejo de conexão, de acabar com o isolamento, de superar as distâncias, aproximando terras, povos e culturas. Instigam a imaginação de qualquer mortal, ao descortinar o passado, revelando detalhes do modo de vida das civilizações. Talvez sejam esses os motivos de os arquitetos e de os engenheiros, ao erguê-las ao longo dos séculos, não terem se preocupado apenas com a sua função prática, mas também com a estética.
Não acredita? Pois, saiba que muitas das pontes existentes nos quatro cantos do planeta resistiram ao tempo e permanecem muito bem preservadas. Resistentes, elas ainda hoje continuam sendo utilizadas. Algumas dessas construções históricas estão em belíssimas cidades da República Tcheca. Confira:
Ponte Carlos – A silhueta de suas 30 estátuas barrocas de santos e o brilho do chão refletido pelos seus paralelepípedos ao pôr do sol são um charme a mais dessa ponte que é considerada como uma das mais bonitas da Europa. Localizada em Praga, é a mais antiga da capital e a segunda ponte que foi erguida no país (a primeira foi a de Písek). Sua construção começou em 1357 e só foi concluída no século 15, em 1402.
Sob o Rio Moldava (Rio Vltava, em theco), a ponte de arquitetura gótica se estende da Cidade Velha até o bairro Malá Strana. Está apoiada em 16 arcos e pelo seu “corredor” de 10 metros de largura revezam-se artistas plásticos, fotógrafos, ambulantes e turistas. Ao caminhar pelos seus 516 metros de extensão, você pode tocar o brasão da cruz e as suas estrelas que está localizado ao lado da escultura de São João Nepomuceno e fazer um pedido. Acredita-se que o padre beatificado pelo papa Inocêncio XIII em 1721, atenderá o seu desejo e te dará sorte.
Nepomuceno foi capelão e vigário-geral de Praga em 1393. Brilhante orador, integrava a corte do rei Venceslau IV, na qual tornou-se confessor da rainha Joana da Baviera, a quem auxiliava na difícil convivência com o monarca. Segundo a lenda, o rei teria exigido que o padre violasse o segredo das confissões da rainha. Ao se recusar, ele foi brutalmente torturado. Teve os pés amarrados com corda e foi jogado da ponte nas águas do rio, onde morreu afogado.
Písek – Construída no final do século 13, essa miniatura da Ponte Carlos é a mais antiga da República Tcheca. Localiza-se em Písek, na Boêmia do Sul, sob o Rio Otava. Basta um passeio pelo seu preservado pavimento de 111 metros de comprimento para você se sentir na época em que começou a febre de ouro na cidade, uma das prósperas e de maior prestígio do reino no século 12. Písek fica aproximadamente 106 km distante de Praga.
Aproveite que está lá e explore o centro histórico de Písek, com seus encantos medievais, como a Praça Velké Náměstí (praça grande), a Malé Náměstí (praça pequena), o castelo medieval, a Igreja do Nascimento da Virgem Maria e a Igreja da Santa Cruz. Ao final do dia, não deixe de contemplar o sol se despedir de mais um dia, vestindo de dourado a antiga ponte de pedras e as suas estátuas barrocas.
Kryštofově Údolí – Esse viaduto faz parte da lista de monumentos culturais da República Tcheca. Começou a ser construído em 1898 e foi inaugurado em 1900. É um exemplo de harmonia entre a intervenção humana e a natureza. Seus pilares de pedra adaptados à orografia do terreno criam uma estética totalmente integrada ao meio ambiente.
Com seus 242 metros de comprimento e 27 metros de altura em seu ponto mais alto, o extenso viaduto, parte da linha ferroviária Liberec-Česká Lípa e atravessa parte da fascinante paisagem do norte da Boêmia. Para admirar melhor a sua perspectiva, vá até a Vila Novina, perto da cidade de Kryštofově Údolí.
A Ponte das Fadas – Esta plataforma de madeira está localizada em Nové Mĕsto nad Metují, cidade no leste da Boêmia. O arquiteto que a idealizou foi o eslovaco Dušan Jurkovič (1868–1947). Conhecido como o poeta da madeira, Jurkovič deixou muitas marcas de sua arquitetura art nouveau no país. São construções com cores marcantes, mosaicos e elementos de cerâmica, todas têm um estilo característico, fortemente influenciado pela arquitetura popular.
Características essas que podem ser vistas em Nové Město nad Metují, onde Jurkovič criou Ponte das Fadas nos jardins do castelo da cidade para facilitar o acesso entre um terraço e o parque de flores. O castelo foi fundado em 1501 e refeito várias vezes. A sua última reconstrução foi feita por Jurkovič entre 1909 e 1915, quando o a castelo foi reerguido em um parque floral e o jardim com terraço adjacente foi completamente renovado. Para facilitar o acesso ao terraço superior ao parque floral com a fonte, no lugar da antiga passarela de madeira, Jurkovič construiu a bucólica Ponte das Fadas.
Ponte em estilo imperial – Com 157 metros de comprimento e 6 metros de largura, localizava-se em Podolsko, sob o Rio Lužnice. Foi construída em meados do século 19 por Josef Lanna e foi transferida em 1975 para evitar ser submersa na água de uma barragem para o atual endereço: fica perto da cidade de Stádlec, no sul da Boêmia, é a última ponte em estilo império da República Tcheca e a única do tipo na Europa.
Ponte de Trója – É uma das principais “portas” de entrada da capital tcheca. Pode ser atravessada a pé e de bonde. No alto de seus 30 metros de altura, você pode admirar as embarcações de diferentes tamanhos que navegam no Rio Moldava. À noite, ela fica ainda mais bonita, tendo toda a sua estrutura iluminada por luzes amarelas refletida na água.
Ponte Velkopřevorský Most – É chamada de ponte “dos amantes” devido aos cadeados que os casais colocam em suas laterais. Uma sugestão: substitua o cadeado por um passeio pelo cenário romântico de Kampa, que fica ao lado. Uma prática muito mais saudável que não prejudica a estrutura da ponte.
Ponte Náměšť nad Oslavou – Fica em Náměšť nad Oslavou, no distrito de Třebíč. Essa cidade possui memoráveis monumentos, como um castelo renascentista e essa linda ponte barroca do século 18. A ponte atravessa o Rio Oslava e já fez parte de uma antiga estrada comercial.
Ponte Kostelany nad Moravou – Com uma estrutura de aço robusta, reminiscente de pontes de correntes antigas, é um bom exemplo das construções do início do século 20. Ela une as duas margens do Rio Morava (na Morávia Oriental) e foi reconhecida como Monumento Cultural Tcheco. Rodeada por florestas, é o ponto de partida para inúmeras trilhas para caminhadas e ciclismo e também para um lugar de passagem na rota do vinho da Morávia.
Ponte Žďákov – Construída entre 1958 e 1967, a Ponte Žďákov ocupou por algum tempo o primeiro lugar no ranking das maiores pontes de aço com arco do mundo. Hoje é a maior do gênero na República Tcheca. Com 4 mil toneladas e 543 metros de comprimento, continua impressionando quem admira megaconstruções. Foi criada para salvar o Rio Vltava e se eleva 50 metros acima da superfície da água da barragem de Orlík.
Para admirá-la, é preciso circular entre as cidades de Tábor e Pilsen. É possível caminhar ao redor de sua superfície, pois possui calçadas e grades. Também pode ser vista a partir da base, pois na margem esquerda existem estacionamentos e alguns quiosques para um lanche.
Ponte Mariánský – Localizada na cidade de Ústí nad Labem (no norte da República Tcheca), é a mais moderna do país. Projetada pelo arquiteto Roman Koucký, foi construída entre 1994 e 1998. Terceira ponte da cidade, é acessível ao tráfego rodoviário e de bicicletas e pedestres.
Em 1999, ganhou o “Steel Design Award”, um cobiçado prêmio concedido aos projetos arquitetônicos mais inovadores. Sua principal característica é o pilar de 60 metros de altura com 16 cabos de tensão que a mantém suspensa sob o Rio Elba.
Ponte de Vojslavice – É comum encontrar construções com plantas adicionadas ao longo do tempo, mas isso não é tão frequente no caso das pontes. Esta ponte de Vojslavice, localizada entre Praga e Brno (km 74,5), atravessa o Rio Želivka e liga as cidades de Píšť e Vojslavice.
Sua construção não foi fácil, com uma guerra e um governo comunista, mas foi concluída em 1976. Ao circular por ela, muitos motoristas não sabem que existe uma outra ponte abaixo dela. Como o governo não quis demolir a antiga ponte, mandou adicionar pilares em sua estrutura para construir a ponte que hoje atravessa a Rodovia D1.
Foto do destaque: Ponte das Fadas, concebida pelo arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič é também conhecido como o poeta da madeira. Crédito: Divulgação