Inverno em Curitiba é repleto de agito

A capital do Paraná está com uma animada programação para embalar o frio da estação.

O centro histórico da cidade abriga templos de diferentes religiões. Eles podem ser conhecidos em uma simples caminhada. Acima, a Igreja Presbiteriana. Foto: Ivan Bueno

O inverno começou e um dos destinos preferidos dos brasileiros para aproveitar os dias de frio dessa estação do ano se consagra com uma programação que promete agradar quem visitar a capital paraense. Conhecida pelos belos parques, pela limpeza de suas ruas e pelos traços da imigração europeia, a cidade é ainda um efervescente um calendário de cultura, lazer e gastronomia.

Se você pretende passar uns dias por lá, o Hotel NH Curitiba The Five é uma das opções de hospedagem. Está localizado em um complexo comercial no animado bairro de Batel, bem ao lado de atrações turísticas como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer (MON, o “Olho”).

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Foto: Halley Pacheco de Oliveira

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Foto: Halley Pacheco de Oliveira

Com estilo contemporâneo, o hotel tem como um de seus pontos altos a gastronomia. Para aquecer as baixas temperaturas, o Restaurante Trinitas preparou um menu especial de inverno. Entre as três opções de pratos que poderão ser saboreados nessa temporada, destaque para o Risoto de Pinhão com Alho Poró e Queijo Coalho.

Para os amantes de um bom garfo, não é só. Entre os dias 19 e 29 de julho, Curitiba recebe o Festival de Inverno do Centro Histórico. Além de resgatar os pratos típicos da região, a sétima edição do evento também reúne lojas com de moda, cultura, serviços e bem-estar em uma programação cheia de cursos, oficinas e shows.

Para quem pretende ir às compras, a Feira da Praça do Osório traz mais de 60 barraquinhas em uma charmosa feira ao ar livre, rodeada de instalações históricas e as melhores opções em acessórios de inverno como luvas, cachecóis, pantufas e pijamas quentes produzidos pelos artesãos da cidade.

Reconhecida como destino cultural, a cidade também recebe grandes shows no mês de julho, como Gal Costa dia 18 no Teatro Guaíra. Também são os dias finais para quem deseja conferir a exposição “Raiz” de Ai Weiwei, artista contemporâneo chinês que se destaca pela representação em questões sociais e humanas. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de agosto no Museu Oscar Niemeyer.

Uma das obras do artista chinês Ai Weiwei fica na área externa do MON. Foto: Divulgação

Antes de Curitiba, a exposição ocupou a Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, com recorde de público.  Em 2013, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo realizou a primeira individual do artista chinês no Brasil: “Interlacing” reuniu vídeos, textos e fotografias (como a icônica “Middle Finger”, uma série em que ele mostra o “dedo do meio” para monumentos como a Torre Eiffel e a Casa Branca, e que reflete o tom irônico de seu trabalho).

Do lado de fora dos museus, Curitiba também mostra sua veia artística. Grafites dão vida aos muros do Centro. E na Rua São Francisco e no Largo do Paço é possível ver trabalhos de artistas locais como Rimon Guimarães, Maciel e Felas. Uma imensa tulipa pintada pela artista suíça Mona Caron colore uma empena na Praça de Bolso do Ciclista. A região central ao lado do bairro do Batel, reúne atrações de arte e é ideal para um passeio a pé.

SERVIÇO

NH CURITIBA THE FIVE

Rua Nunes Machado, 68, Centro, tel. (41) 3434-9400, site www.nh-hoteles.pt/hotel/nh-curitiba-the-five

FESTIVAL DE INVERNO DO CENTRO HISTÓRICO

De 19 a 29 de julho, Rua José Bonifácio, 33, Centro.

FEIRA DA PRAÇA DO OSÓRIO

Até o dia 12 de julho. De segunda-feira a sábado, das 11h às 22h. Domingos, das 14h30 às 19h30.

GAL COSTA

Dia 20 de julho, às 21 horas, no Teatro Guaíra, Rua XV de Novembro, 971.

AI WEIWEI RAIZ

Até o dia 4 de agosto, Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: