Viagem para unir o agradável ao agradável

Por Fabíola Musarra

Você é fã de música clássica? Conhece as graciosas Parma e Busseto, na Emília-Romagna, na Itália?  Que tal unir o agradável ao agradável e planejar uma viagem para lá em setembro? É quando essas cidades serão palco da 19ª edição do Festival de Verdi, evento que acontecerá de 26 de setembro a 20 de outubro, celebrando os 206 anos do compositor italiano.

Nascido em 1813 na pequena localidade de Roncole, um lugarejo perto de Busseto. Giuseppe Verdi faleceu em 1901, na italianíssima e arrojada cidade de Milão, deixando ao mundo óperas memoráveis como “La Donna è Mobile” (Rigoletto), “Nabucco”, “La Traviata” e “Aida”, só para citar algumas.

Teatro Regio di Parma - Foto CommonsTeatro Reggio di Parma, considerado como ums dos melhores da Itália. Foto: Commons

Este ano, além do Teatro Reggio di Parma e do Teatro Giuseppe Verdi di Busseto, o festival pela primeira vez desde que foi criado também terá apresentações na imponente Igreja de San Francesco de Prato. Construída no coração de Parma no século 13, a lindíssima catedral gótica por mais de 200 anos serviu de cárcere para Napoleão Bonaparte. Foi abandonada e, atualmente, passa por restauração e será “reinaugurada” em setembro para sediar algumas atrações do evento.

Fachada da igreja.jpgTransformada em prisão por Napoleão Bonaparte no século 19, a igreja gótica será um dos palcos do evento. Foto: Divulgação

Além da majestosa igreja, outras novidades do festival são que ele será integrado por quatro óperas (“I due Foscari”, “Aida”, “Luisa Miller” e “Nabucco”), quatro estreias em quatro dias consecutivos com três novas produções, quatro orquestras, dois coros, concertos, recitais, espetáculos para crianças e encontros. Ao todo serão 66 apresentações em 25 dias de festival.

Não é tudo. A partir de 21 de setembro, será realizada paralelamente ao evento a quarta edição de Verdi Off. Realizada pela Comuna de Parma e pela Associação “Parma, io ci Sto!”, a iniciativa levará cem espetáculos gratuitos do festival às ruas, aos pontos históricos, às praças, a hospitais e até ao complexo penitenciário da região.

Se você está interessado, pode obter detalhes da programação e informações sobre preços dos ingressos acessando  o site www.teatroregioparma.it. Bom festival!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: