Viena dos históricos cafés e das doces tentações

Vienna Ringstrasse

Por Fabíola Musarra

Verdadeiras instituição cultural da Áustria, os cafés de Viena, assim como o de tantas outras cidades do país, merecem mesmo ser conhecidos. Muitos deles existem desde o século 18 e foram ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos. Conheça alguns destes endereços e aproveite também para experimentar as delícias desta capital.

Café Demel - Viena - Wikimedia.jpg

Café Demel: fundado em 1786. Era a confeitaria predileta do imperador Francisco José 1º e de sua esposa, a imperatriz Sissi, para quem fornecia o sorvete de violeta, segundo contam por lá.

Café Imperial: frequentado por dez entre dez chefes de Estado que visitam Viena, foi
construído em 1863 e fica no interior do Hotel Imperial. Fica na Kärntner Ring, 16.

Café Central - (Viena).JPG
Café Central: funciona desde 1876. Em 1913, acolheu Adolf Hitler, Leon Trotsky, Joseph Tito, Joseph Stalin e o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Endereço: Herrengasse/Strauchgasse, 1.010.

Cafe Central - Viena.JPG
Café Landtmann: abriu suas portas em 1873, e era o favorito de Freud.

Café Sperl: tem mais de um século de existência – “nasceu” em 1880. Com decoração clássica, piso em parquet, mesas de mármore, candelabros, cadeiras do designer vienense Michael Thonet e mesas de bilhar, a casa criou o tradicional bolo Sperl, cuja receita original é guardada a sete-chaves.

Café_Sperl_Wien - Wikimedia.jpg

Também serviu de cenário para os diálogos entre os atores Ethan Hawke e Julie Delpy, personagens centrais do filme Antes do Pôr do Sol  (1995).  Nas tardes do mês de junho, promove concertos. Endereço: Gumpendorferstraße, 11.

Café Sacher: a cafeteria fundada em 1876, ganhou fama pela sua torta de chocolate meio
amargo e recheio de damasco. A receita criada por Franz Sacher é imitada no mundo todo. Endereço: Philharmonikerstrasse, 4.

Bolo do Cafá Sacher - Pixabay

Doces vienenses: além dos clássicos doces servidos no Café Sperl e no Hotel Sacher,
experimente outras delícias vienenses, como o Gugelhupf (bolo com cobertura de amêndoas ou chocolate), Apfelstrudel (massa folhada com maçã), a Palatschinken (é uma panqueca que pode ser servida com frutas, chocolate ou queijos) e o Mohr um Hemd, pudim de chocolate servido com chantilly.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: