Barra Grande é ponto de encontro para iniciantes e campeões de kitesurfe

O charme do da praia situada no Piauí cativa brasileiros e estrangeiros que valorizam o turismo sustentável.

Kitsurfe

Localizada à beira-mar, a BGKite School, no litoral piauiense, é um dos points de velejo preferido e mais procurado hoje no País. A escola conta com instrutores e instrutoras bilíngues, além de disponibilizar a mão de obra nativa credenciada pela Associação Brasileira de Kitesurf.

Para Eduardo Fernandes, presidente da ABK e praticante do esporte há mais de 20 anos, Barra Grande é um local mágico, onde a BGK desenvolve um projeto que sabe como manter o ambiente natural do lugar e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto, opções de gastronomia e aconchego aos visitantes.

BGK - Expedia

 

“É, com certeza, o melhor ponto de encontro. O atendimento é incrível”, destaca Fernandes. A infraestrutura instalada inclui compressor de ar, área com sombra para os kitsurfistas e aluguel de kites, caiaques, pranchas de stand up paddle e de acessórios para velejadores iniciantes e para atletas experientes na prática dos esportes. “Barra Grande é um lugar incrível, com condições perfeitas para o kite o ano todo”, conclui ele.

Marcelo Gervini, vice-presidente e diretor técnico da ABK, recomenda o destino e ressalta a importância ali dedicada à pratica do esporte com segurança. “Saber navegar e fazer a leitura e gerenciamento das situações devem ser as primeiras etapas para quem se aventura no esporte. A segurança otimiza a performance do velejador iniciante e de atletas experientes”, afirma.

O bicampeão brasileiro de Big Air, Heliardi Cabrinha, sempre que presente, apresenta um show de saltos e manobras nas alturas. A presença dos ventos alísios favorece a prática do esporte. Para Fernandes, o kitesurfe é o grande atrativo da região, adequada para a prática de todos os tipos de downwinds (a favor do vento).

Praia de Barra Grande - Foto Edilson Morais Brito - Divulgação

Marcos Vinícius, presidente da Associação Piauiense de Kitesurf, comemora o fato da região ser um dos lugares mais procurados do mundo para a prática do esporte. “Em consequência disso, aumenta o poder de renda e a qualidade de vida da nossa comunidade em Barra Grande, antes sem grandes oportunidades”, diz.

“Aqui, o turismo não é de massa, mas sim desenvolvido para atrair pessoas que curtem e respeitam a riqueza natural do lugar, uma área de proteção ambiental (APA)”, prossegue Vinícius. “Fomentar essa educação, que aproveita as belezas rústicas da terra, cria o charme que as pessoas procuram e encontram quando nos visitam”.

Pousada BGK - Booking

Em recente entrevista, Carlos Mario Monteiro da Silva, mais conhecido como Bebê, nascido em Lagoa do Cauípe, em Caucaia, no Ceará, atual tetracampeão mundial de kite na modalidade freestyle, declarou que no Brasil são três os “picos que mais curte: Lagoa do Cauípe, Taíba, da Barra Grande (PI) e Jericoacoara (CE).

Os três destinos estão localizados próximos, cerca de 180 km e são acessíveis por estrada asfaltada em apenas 2h30m.

Informações: www.bgk.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: