Final de semana nas alturas… Abraçado nas montanhas do Espírito Santo

Pedra Azul.jpg

Por Fabíola Musarra

Repleta de charme e magia, a região serrana do Espírito Santo é um refúgio perfeito para os casais apaixonados que querem ter um fim de semana especial. Com bucólicas paisagens e a mais de mil metros acima do nível do mar, esbanja o friozinho e o ar puro da serra e encantadores vilarejos. Eles se multiplicam pelas Montanhas Capixabas, uma região que abriga ainda um dos principais postais do Estado: a monumental Pedra Azul, no parque estadual de mesmo nome.

A gigantesca e imponente formação de granito e gnaisse de 1.822 m de altitude é assim chamada por adquirir a coloração azul e esverdeada, cor que vai mudando durante o dia de acordo com a incidência da luz solar. Está localizada na terceira maior área de Mata Atlântica do Brasil, no interior de um Estado que é possuidor de um dos três melhores climas do mundo, segundo a ONU.

Piscinas Pedra Azul - Foto Cacá Lima.jpgPiscinas naturais do Parque Estadual Pedra Azul. Foto: Cacá Lima

Com piscinas naturais e uma pedra menor em forma de lagarto “agarrada” em sua encosta rochosa, a Pedra Azul é o principal “habitante” da Rota do Lagarto, em Arecê, um pequenino distrito de Domingos Martins. A fascinante vilazinha é mais conhecida como Pedra Azul. O acesso é pela Rodovia BR 262. É possível chegar de carro, de ônibus ou depois de contratar um tour das agências de turismo locais.

Não faltam lugares românticos para visitar neste gracioso pedacinho de solo capixaba, colonizado basicamente por imigrantes italianos e, em bem menor escala, por alemães. Aliás, essa miniatura “italiana” do Vêneto e de Treviso de Domingos Martins tem no agroturismo um de seus pontos altos – a maioria das fazendas da vizinha cidade Venda Nova do Imigrante abrem suas portas (e lojas) aos visitantes, para os quais oferece as deliciosas tentações doces e salgadas produzidas naquelas terras.

Na região também não faltam hotéis e pousadas. Há opções para todos bolsos e gostos. Confira:

Rabo do Lagarto – Rodovia Geraldo Sartório ES 164, km 70, São Paulo do Aracê, Domingos Martins, tel.: (27) 3248-2383, site www.rabodolagarto.com.br.

Tem privilegiadíssima localização: está entre colinas verdinhas, à beira da rodovia ES-164, a passos do animado quadrilátero São Paulino (onde tudo acontece nos finais de semana e feriados) e bem de frente ao postal do vilarejo: a Pedra Azul, com seus monumentais1.822 metros de altura.

Pousada Rabo do Lagarto

Decoradas com sofisticação, as 17 suítes com varanda desta luxuosa pousada têm vista para a montanhas, além de uma pequena sala de estar e banheiro integrado. Todas estão equipadas com tevê de tela plana, máquina de café expresso, frigobar, telefone, ar condicionado e aquecedor.

Algumas acomodações possuem lareira e ofurô: outras, banheira de hidromassagem.

O café da manhã é servido na hora que o hóspede deseja, incluindo a tarde e noite, em um bistrô com lareira. Também pode ser degustado no quarto, assim como o cardápio gourmet do almoço e jantar.

A Rabo do Lagarto oferece estacionamento e acesso à internet gratuitos. Conta ainda um florido jardim, dois ofurôs ao ar livre com água quente e um charmoso deque com vista panorâmica para as montanhas e para a icônica Pedra Azul, distantes dali a apenas cinco quilômetros.

Logo que chega à pousada, o hóspede recebe um cardápio de perfumados sabonetes e seleciona os de sua preferência.

A pousada integra o Roteiros de Charme, da associação de mesmo nome. Todos os anos, a entidade sem fins lucrativos seleciona hotéis, pousadas e refúgios ecológicos do Brasil, segundo rígidos critérios quanto ao conforto, à qualidade dos serviços e à responsabilidade socioambiental.

A pousada somente aceita adolescentes a partir dos 14 anos. Não hospeda crianças nem animais de estimação.

 

Pousada Pedra Azul – Rodovia BR 262, km 88, Domingos Martins, tel. (27) 3248-1101, site ppazul.com.

Situada próxima ao Parque Florestal e distante a 35 minutos de carro do centro de Domingos Martins, a pousada tem belíssimos lago e cachoeira e oferece aos hóspedes piscina ao ar livre com vista para a Pedra Azul.

Com forma de libélula, o hotel foi projetado por Zanine e é o único estabelecimento comercial do Brasil assinado pelo arquiteto autodidata brasileiro. Vale lembrar que o também paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e professor (no Brasil e no Exterior) José Zanine Caldas iniciou sua incursão no mundo da construção fazendo maquetes para projetos assinados por consagrados arquitetos como Lúcio Costa,  Oswaldo Arthur Bratke e Oscar Niemeyer.

FachadaPousadaPedraAzul-ES.jpg

Por seu talento incomum, Zanine (1919/2001) foi reconhecido como Mestre da Madeira. Seu trabalho promoveu a integração do artesanato tradicional brasileiro e do modernismo de forma única. Mas, apesar de tanto talento, é bom dizer que, durante muitos anos, Zanine foi o centro de uma polêmica que tentou impedi-lo de construir por não ser um profissional diplomado.

O brasileiro chegou até mesmo a ser impedido pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de levar adiante a construção de alguns projetos. Contudo, pelo domínio da técnica e materiais, ele acabou sendo reconhecido como arquiteto honoris causa. Lúcio Costa foi um dos defensores do título, provocando muita “falação” no meio.

Arquitetura e polêmicas à parte, os quartos da pousada têm uma varanda e contam com aquecimento, tevê a cabo e banheiro privativo. Decoradas com sofisticação e móveis de madeira, as acomodações incluem roupas de cama e toalhas de banho.

Um bufê de café da manhã é servido diariamente com frutas frescas, pães e bolos. O restaurante utiliza produtos orgânicos no preparo dos pratos internacionais e regionais que oferece aos hóspedes, a quem também indica uma caprichada seleção de vinhos e bebidas.

Entre as comodidades oferecidas pela pousada estão quadra de tênis, academia, sauna e salão de jogos. As crianças podem se divertir no parquinho infantil. Conta ainda com recepção 24 horas, bar e estacionamento e wi-fi gratuitos.

Pousada e Restaurante Peterle – Rodovia BR 262, km 88, s/nº, tel. (27) 3248-1171, tel.  (27) 99601-6291, Arecê (Pedra Azul), Domingos Martins.  Site pousadapeterle.com.br.

Cercada por um lindo parque e com uma deslumbrante vista das montanhas, a pousada tem piscinas para adultos e crianças e uma localização privilegiada: está a dois quilômetros de distância do Parque Nacional da Pedra Azul, bem na entrada da Rota do Lagarto, e a 15 km da cidade de Venda Nova do Imigrante.

pousada Peterle 1.jpg

Seus chalés em tijolo e madeira têm varanda e são revestidos de pedra. Todos estão equipados com tevê LCD com canais via satélite, ventilador, frigobar, telefone e banheiro privativo.  Na área de entretenimento, oferece trilhas, churrasqueira, salão de jogos e bilhar.

Também disponibiliza estacionamento e wi-fi gratuitos, recepção 24 horas, serviço de quarto, lavanderia (custo adicional), loja de presentes e suvenires, bar, lanchonete e restaurante, bufê especial para crianças e bufê no café da manhã. Pioneiro na região, o seu restaurante, o Peterle, é parada obrigatória para quem passa pelo km 88 da BR 262. Serve pratos típicos Italianos em sistema de self-service.

Na pousada também funciona o Café Colonial Peterle, tel. (27) 99650-5058. O espaço é aberto aos visitantes e oferece um de bufê com frios, caldos, massas, bolos, tortas doces e salgadas e pães com diferentes tipos de recheios, além de pequenas esfirras e enroladinhos. Ao todo são mais de 70 itens para saborear. É servido todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 15 às 21 horas.

Chez Domaine Pousada Orgânica –  Rodovia ES 165, Km 7,5, Pedra Azul, Domingos Martins, telefax: (27) 3248-3124 e (27) 3248-3128, site domaine.com.br.

É abraçada por exuberante natureza e disponibiliza estacionamento e wi-fi gratuitos. Produz os próprios alimentos orgânicos, apresentando pratos com um toque da cultura francesa. No café da manhã e almoço serve receitas preparadas com produtos orgânicos em fogão a lenha.

O bufê de café da manhã inclui frutas da estação, pães e cereais. O restaurante fica aberto para o almoço até às 17 horas.

As crianças podem se divertir no parquinho infantil e no salão de jogos. Para os adultos, a pousada oferece academia e sauna. Também organiza trilhas a pé na natureza e passeios pela cidade. Para quem gosta de caminhar, oferece o Circuito da Seriema, com o percurso de cerca de 2,5 km pelo interior da propriedade.

Chez Domaine Pousada Orgânica

 

O tour é realizado com guia circulando toda a Estação Agroecológica Domaine Ile de France, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer todo o projeto de agropecuária orgânica/biodinâmica. O circuito é percorrido a pé em cerca de uma hora e meia.

A Pedra Azul fica a 12 km e Venda Nova do Imigrante, a 15 km. Já Campinho está a 60 km.

Eco Pousada Quaresmeiras – Rodovia BR 262, km 91, Nossa Senhora do Carmo, Rota do Carmo, Pedra Azul, Domingos Martins, site ecopousadaquaresmeiras.com.br.

Situada em Pedra Azul, em um lugar bem tranquilo, longe do barulho da cidade e dos carros da estrada, o empreendimento oferece chalés com sala, quarto e varanda com vista do lago. Com banheiro privativo, os quartos estão equipados com cama queen size, tevê a cabo e ar condicionado.

A pousada oferece a possibilidade de o hóspede curtir a natureza, fazendo trilhas no meio da floresta. Na caminhada pode-se observar pássaros e animais silvestres, flores nativas e frutos, além de alimentar bichinhos domésticos, como patos e galinhas, e os peixes no lago.

Conta com estacionamento e wi-fi gratuitos, além de restaurante e bufê de café da manhã. Possui ainda um orquidário, uma casinha para as crianças e um gazebo, um lugar aconchegante e perfeito para degustar um vinho com queijos no calor de uma fogueira.

Domingos Martins está a 38 km da pousada. O Aeroporto de Vitória, o Eurico de Aguiar Salles, fica a 77 km de distância.


fachadafloridapousadapedraazul-es-foto-divulgacao

Pousada Caminho das Flores – Rodovia ES 164, Km 72, Aracê, Pedra Azul, Domingos Martins. Tel. (28) 99977-7074, Facebook facebook.com/Pousada-Caminho-das-Flores-1208300732615568 e  facebook.com/caminho.dasflores.9

Com ambiente familiar e atendimento carinhoso, a pousada oferece chalés de madeira e alvenaria equipados com tevê de tela plana via satélite, armário e banheiro privativo. Todos os quartos possuem varanda térrea com vista para a montanha. Alguns deles têm vista para o lago.

A área comum da pousada abriga churrasqueira e um colorido jardim. Serve um variado bufê no café da manhã e tem acesso gratuito à internet.

Pousada Aracê – Rodovia BR 262, km 87, distrito de Aracê, Pedra Azul, Domingos Martins, a 300 metros da BR e acesso todo asfaltado. Tels.  (27) 3248-1386, (27) 99988-9601 e (27) 99986-1386, site pousadaarace.com.br.

Com chalés em peroba, tem um ar romântico e acolhedor. Possui estacionamento e acesso à internet gratuitos, piscina com temperatura ambiente, bar, restaurante e salão de jogos.

As suítes são confortáveis e bem equipadas, algumas têm lareira e banheira de hidromassagem.

Aroso Paço Hotel – Rodovia BR 262, km 89, Pedra Azul, Domingos Martins (ES), tels. (27) 3248-1147, (27) 3248-1180 2 (27) 99902-4417, site www.aroso.com.br

Hotel Aroso

Com colunas adornadas na fachada que remetem às antigas edificações greco-romanas, o sofisticado hotel possui piscina ao ar livre aquecida com vista panorâmica, bar, restaurante gourmet, academia, sauna e instalações esportivas, como quadras de tênis e poliesportiva e campos de bocha e de futebol society.

Seus quartos têm varanda e vista para o jardim, além de televisão  a cabo, telefone e frigobar. Alguns deles também contam com lareira, banheira de hidromassagem ou vista para a Pedra Três Pontões.

Seu restaurante, o Zeus, fornece pensão completa, incluindo um farto bufê de café da manhã, com especialidades caseiras para o almoço e jantar, além de vinhos finos. Para o preparo de receitas mais saudáveis e ricas em sabor, utiliza ingredientes cultivados sem agrotóxicos, colhidos na horta do hotel.

Em termos de entretenimento e lazer, o empreendimento oferece atividades como trilhas a pé e observação de aves, além de ajudar o hóspede a planejar passeios ecológicos na região. Possui ainda salão de jogos, parquinho infantil e o clube de entretenimento para as crianças, com equipe de recreadores.

O hotel disponibiliza acesso à internet sem fio (wi-fi) e estacionamento gratuitos e possui acessibilidade para cadeirantes, loja de presentes e suvenires e recepção 24 horas. Está localizado a 1,5 km do centro de Pedra Azul e a 13 km da estação rodoviária.

Bristol Vista Azul – Hotel Cinco Estrelas – Rodovia BR 262, km 89, entrada do Aroso Paço Hotel, Pedra Azul, Domingos Martins, site bristolvistaazul.com.br.

Situado em Pedra Azul, o charmoso ecoresort (na realidade, um condo-hotel) tem bar, restaurante e vista para as montanhas. Com 113 suítes e 106 apartamentos residenciais, o empreendimento pertence à rede de hotéis Bristol, Allia Hotels.

Seus quartos têm ar condicionado, cofre, fechadura eletrônica, mesa de trabalho e wi-fi gratuito, além de tevê de tela plana. Algumas das acomodações foram adaptadas para deficientes. O banheiro privativo conta com chuveiro, produtos de banho gratuitos e secador de cabelo.

Bristol.jpg

Na área de lazer, oferece mirante, piscina ao ar livre e piscina coberta e climatizada, academia, sauna seca e a vapor, ofurô, jacuzzi, adega, parquinho infantil e espaço kids

O hotel disponibiliza quadra de tênis e de tênis de mesa. Tem recepção 24 horas, loja de suvenires e estacionamento privativo. O Aeroporto de Vitória, o Eurico de Aguiar Salles, fica a 112 km.

Flat em um eco resort – Rodovia BR-262, Km 89 s/nº, Bristol Vista Azul, Pedra Azul, Domingos Martins.

O flat é aconchegante e está situado num eco resort na Mata Atlântica, o Bristol Vista Azul, em Pedra Azul. Oferece piscina ao ar livre e um lindo e bem-cuidado jardim. Sofisticado, está bem pertinho do ponto turístico mais famoso das montanhas capixabas: a Pedra Azul.

Quem se hospedar aqui pode desfrutar das instalações do Hotel Bristol: mirante, brinquedoteca, piscina aquecida (coberta) e ao ar livre, hidromassagem, academia, sauna, quadra de tênis, espaço kids e lareira.

Com ar condicionado frio e quente, o flat tem cozinha compacta com forno e pequena mesa para refeições, além de banheiro com banheiras de água termal e de hidromassagem. Já o quarto com varanda e tevê a cabo tem capacidade para acomodar quatro pessoas, pois tem uma cama king e pode disponibilizar duas outras camas extras.

O condo-hotel é integrado a muito verde. Fica de frente para a Mata Atlântica, no 5º andar, um espaço com muita privacidade e silêncio. A recepção fornece dicas sobre as atrações turísticas da região. Disponibiliza estacionamento e internet grátis.

Apart-Hotel Luxo Pedra Azul (Hotel Bristol Vista Azul) – Rodovia BR-262, Km 89 s/nº,Pedra Azul, Domingos Martins –

Com jardim, terraço e piscinas coberta e ao ar livre, o apart-hotel tem cinematográfica vista para a montanha e está localizado bem em frente à Pedra Azul. A cozinha do apartamento é bem equipada: possui micro-ondas, forno elétrico, frigobar, cafeteira, liquidificador e sanduicheira, além de ferro elétrico.

A propriedade de 30 metros quadrados conta com uma sala de estar decorada com móveis modernos e tem tevê a cabo. O quarto tem cama queen size e o banheiro privativo, toalhas e secador de cabelo.

bar-do-apart-hotel-foto-divulgacao

Oferece bar, restaurante e estacionamento e internet gratuitos, além das mordomias e dos serviços disponibilizados pelo Hotel Bristol Vista Azul.

 SERVIÇO

Parque Estadual Pedra Azul: Rodovia BR 262, km 88, Aracê, tel.  (27) 3248-1156, Pedra Azul, Domingos Martins.

Parque_Estadual_da_Pedra_Azul.jpg

Casa do Turista: informações turísticas, tels. (27) 3248-0035. Agendamento para fazer as Trilhas até as Piscinas Naturais: tel. (27) 99739-8005. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, o horário de atendimento é das 9 às 16 horas. Para saber mais, acesse www.pedraazul.com.br e www.montanhascapixabas.com. Ou, baixe os aplicativos para IOS e Android guiaazul e montanhascapixabas.

Texto e foto destaque por Fabíola Musarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: