Famoso pelas vinícolas, o estado norte-americano agora se fortalece também no mercado de cervejarias artesanais, reunindo 206 estabelecimentos.
Por Fabíola Musarra
Situado na Região da Capital dos Estados Unidos, o Estado da Virgínia atingiu a marca de 206 cervejarias em funcionamento, conforme dados do Departamento de Controle de Álcool e Bebidas (Department of Alcohol and Beverage). O número de estabelecimentos do tipo dobrou nos últimos anos, registrando o crescimento de 468% em relação ao ano de 2012. Com isso, o governo acaba de anunciar novas licenças, incluindo três grandes novas cervejarias, a expansão de empresas locais e a introdução de cervejarias globais.
Outro estudo econômico divulgado pela Beer Institute aponta que a indústria cervejeira na Virgínia é um dos setores que mais cresce, contribuindo com mais U$ 9,34 bilhões para a economia do Estado, além de estar sendo um importante impulsionador da economia e impactando positivamente setores como o turismo e a agricultura.
O motivo do sucesso das cervejarias da região? estarem sendo bastante procuradas? Saiba que ele se deve ao fato de tanto as grandes quanto as pequenas utilizarem ingredientes produzidos localmente para a confecção da bebida, incrementando a qualidade da cerveja e criando um sabor exclusivo.
Este, porém, não é o único motivo. A maioria das cervejarias da Virginia oferece salas para degustações dos diversos tipos da bebida e pátios ao ar livre – que algumas vezes por ano recebem festivais e eventos especiais, além de algumas delas serem pet-friendly. O que torna a experiência ainda mais especial.
Atualmente, Virgínia é um dos melhores destinos para apreciadores de cervejas artesanais. Com mais de 120 cervejarias artesanais, oferece aos turistas a possibilidade de percorrer os diferentes roteiros que a região abriga. A Devil’s Backbone Brewing Company é apenas uma das que integra o tour. Situada nas montanhas Blue Ridge, no centro do estado, oferece uma cervejaria premiada em um restaurante com espaço aberto em meio ao cenário de montanhas.
Já a Blue Mountain Brewery, em Afton, é a primeira cervejaria no interior do estado, que também conta com uma sala para degustação e um restaurante que serve pratos preparados com ingredientes colhidos direto da fazenda. Por sua vez, a Starr Hill Brewery, em Crozet, é uma das mais antigas e produz oito tipos de cervejas principais, quatro sazonais e várias edições limitadas.
Também a cidade de Richmond, capital da Virginia, conta com mais de 12 cervejarias. O legal é apreciar a bebida enquanto aprecia a paisagem do Rio James e o skyline da cidade no pátio da microcervejaria Legend Brewing Company, a mais antiga em funcionamento no estado. Ficou tentado a ir? Então, acesse o site www.virginia.org/beertrails e confira a localização das cervejarias e o tipo de cerveja que produzem. Boa degustação!