Festas Brasileiras – A tradição junina no Ceará

Quadrilhas e muito forró

Por Fabíola Musarra

Como outros Estados do Nordeste, o Ceará também promove vários arraiais no mês de junho.Em seus diversos municípios do interior, as festas são menores, mas nem por isso são menos animadas. Entre essas cidadezinhas, algumas se destacam. Caso de Juazeiro do Norte.

Sob as bênçãos de seu eterno protetor, o padim Cícero, a cidade cearense organiza um dos mais concorridos forrós do Estado em homenagem aos santos de junho: o Juaforró, que normalmente acontece na última semana do mês.

A festança vem se repetindo todos os anos desde 2001, quando foi criada. Tendo como ponto forte os shows folclóricos e os espetáculos com grupos musicais, bandas cabaçais (grupos instrumentais compostos por caixa, pifes e bumbo) e com as coloridas quadrilhas, o Juaforró, a cada ano que passa, vem atraindo um incontável número de alegres forrozeiros ao pequeno município cearense.

Além das apresentações musicais, o grande arrasta-pé cearense conta com um ingrediente indispensável para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro: o forró pé-de-serra. Ao lado da fogueira, a autêntico ritmo nordestino esquenta os casais de forrozeiros que se esbaldam de tanto dançar.

Também na pequenina cidade cearense de Quixeramobim o arraial é bastante concorrido. Já há vários anos, a cidadezinha promove o seu tradicional Festival de Quadrilhas. Trata-se de uma divertida competição entre as maiores quadrilhas da região, que competem pelo título de campeã do ano.

Bastante disputado, o prêmio confere à quadrilha vencedora um troféu, além de uma premiação em dinheiro. Depois do disputado concurso é a vez das apresentações de artistas e cantores populares. Com a sua música, eles agitam e embalam o público, mantendo acesa a chama da animação e do entusiasmo até o dia amanhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: