Santuário do Caraça celebra o Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Evento começou no dia 27 de setembro e acontece até 5 de outubro. Além da natureza e da riqueza histórica, o mosteiro católico de Minas Gerais oferece completa infraestrutura para os visitantes.

 

Situado a 120 Km de Belo Horizonte, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça é conhecido no Brasil e no mundo pelas suas belezas naturais e por sua riqueza histórica. Visitado todos os anos por cerca de 70 mil visitantes, o templo de fé é conhecido por se constituir em um dos principais pontos de turismo religioso do País, sendo palco da celebração da Paixão de Cristo e, este ano, do Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A celebração de 2019 terá uma caprichada programação, com missas que serão realizadas durante os dez dias de evento, período em que também ocorrerá o lançamento “Da Arte de Educar: A Escola do Caraça”, de José Pedro A. de Araujosilva. O livro analisa todo o trabalho educacional que foi desenvolvido no Caraça, a partir de 1820. Já no último dia do evento acontecerá uma festa, com uma carreata que sairá de Barra Feliz, e será seguida pela “Bênção dos Automóveis”, pela apresentação do coral “Meninas Cantoras de Lavras” e por uma missa.

A caliandra, uma das flores que fazem parte da do reserva. Foto Adriano Setimo

Além das atividades religiosas, o templo oferece aos visitantes diversas atividades pedagógicas, como a possibilidade de adquirir conhecimentos, por meio de sua biblioteca, integrada por mais de 30 mil volumes. Também é perfeito para quem quer fazer caminhadas em bucólicos cenários naturais, repletos de matas verdinhas. Ocupando uma área de transição entre Mata Atlântica e o Cerrado, o “parque” do mosteiro faz parte de duas reservas ecológicas: a da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, sendo o lar de diversas espécies da fauna e da flora, algumas endêmicas.

Abriga ainda campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos. Como atração a mais, o mosteiro em estilo neogótico e com vitrais franceses mantém um frequentador habitual: o lobo-guará. À noite, espécimes do animal ameaçado de extinção e símbolo do parque “visitam” o adro da igreja para receber comida dos padres. Geralmente, os lobos aparecem quando a noite cai.

Lobo-guará, visitante noturno do mosteiro. Foto: Wikipedia

O turista que for ao Santuário do Caraça para participar do Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens poderá ainda conhecer um pouco da história do local. Ela teve início por volta de 1774, quando o Irmão Lourenço de Nossa Senhora começou a construção do hospício, como então era chamada a hospedaria que acolhia peregrinos e tropeiros que à época percorriam a Estrada Real, e de uma capela barroca, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens, concluída em 1876.

O Calvário do Caraça faz parte da Via-Sacra do complexo. Foto Wikimedia Commons

Posteriormente, o mosteiro passou a abrigar um colégio e um seminário. Hoje, ali também funciona um museu com objetos da escola e do claustro. Para os católicos, além das missas diárias, reserva uma surpresa especial: a Via-Sacra, com o Calvário e a imagem de Jesus crucificado. Pela colina que conduz até o topo espalham-se 14 capelinhas em memória da Paixão de Jesus Cristo. O Complexo do Caraça mantém até hoje sua essência, proporcionando às pessoas que o visitam a chance de interagir com sua história.

 SERVIÇO

Programação do Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Novena:

2 de outubro, quarta-feira, às 18h – Missa do 6º dia de novena

3 de outubro, quinta-feira, às 18h – Missa do 7º dia de novena

4 de outubro, sexta-feira, às 18h – Missa do 8º dia de novena

5 de outubro, sábado: Às 15h, lançamento do livro “Da Arte de Educar: A Escola do Caraça”. Às 18h, missa do 9º dia de novena.

Festa:

6 de outubro, domingo: às 9h30, carreata saindo de Barra Feliz, bênção dos Automóveis e apresentação do Coral Meninas Cantoras de Lavras. Às 11h, missa festiva.

Localização – O Santuário do Caraça fica na Estrada do Caraça, km 9, entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara. Fácil acesso pelas rodovias BR-381 e MG-436, além do acesso por trem na Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, Minas Gerais. Quem chega a Belo Horizonte pela BR-381 deve pegar a saída para Santa Bárbara à direita – a estrada para o parque (19 km) começa 5 km depois de Barão de Cocais. De Santa Bárbara, são 7 km até a estrada do parque, no sentido da BR-381.

Horário para visitação: diariamente, das 8h às 17h. Taxa de entrada: a partir de R$ 12 (em dias de semana). Informações: www.santuariodocaraca.com.br, Instagram @santuariodocaraca e Facebook: www.facebook.com/complexosantuariocaraca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: