Em Miami Beach, hotel é opção para quem gosta de agito

Com vista para o azul do Atlântico, o The Gabriel South Beach, Curio Collection by Hilton, tem excelente localização e está bem perto das baladas e atrações urbanas da ilha.

Por Fabíola Musarra

Amanhecer em South Beach. Em frente à Ocean Drive, academia onde qualquer pessoa pode se exercitar. Foto: Fabíola Musarra

Em frente à Ocean Drive, o hotel The Gabriel South Beach, Curio Collection by Hilton, é uma opção perfeita para quem quer curtir de perto a beleza e a cor de Miami, na Flórida. Com acesso direto ao centro e também ao porto pela rodovia MacArthur Causeway, o hotel também fica a menos de 11 km das principais atrações urbanas dessa cidade da Costa Leste dos Estados Unidos, como os incríveis murais de pinturas coloridas feitos por artistas de rua em Wynwood Walls.

Também está perto de Brickell, o moderno centro financeiro de Miami, com seus prédios e suas torres cintilantes de design arrojado, lojas de cobiçadas grifes, museus e galerias de arte, bares com terraços ao ar livre e glamurosos restaurantes. Está ainda a poucos quarteirões do South Pointe Park, de Lincoln Road e de Española Way. Miami Beach está localizada em uma ilha e é conectada a Miami por pontes e rodovias sobre a turquesa Baía de Biscayne.

Pontes na Baía de Biscayne conectam Miami Beach a Miami. Foto: Costa Cruzeiros

Claro, que é bom conhecer todos esses lugares, mas se não tiver muito tempo saiba que nem é preciso sair de South Beach, onde está o hotel, para sentir a vibe mágica e o alto astral da cidade. Basta ir até a Ocean Drive, a poucos metros do empreendimento. A longa avenida reúne lojas e mais lojas, cafeterias, bares e restaurantes para todos os gostos e, à noite, é o point para quem quer se divertir em uma balada em um de seus incontáveis clubes, casas noturnas e discotecas.

A Ocean Drieve em dia de Super Bowl. À direita da avenida, prédios em art déco. Foto: Wikimedia

Por ficar em frente à praia, a principal avenida do bairro, de dia ou de noite, é sempre muito movimentada – algumas de suas lojas também funcionam à noite. Uma boa pedida é caminhar por essa avenida observando o burburinho frenético e a art déco de construções da época da fundação da ilha (foi “criada” por volta de 1910, aproximadamente 14 anos depois da fundação de Miami, em 1896).  Miami Beach, mais precisamente South Beach, é sinônimo da art déco. O estilo arquitetônico em moda na Europa entre os anos 1920 e 1940 impera nessa região, onde a maioria dos prédios à beira da Ocean Drive ostenta visual de linhas retas e  curvas geométricas – entre os números 5 e 15 da da  avenida estão alguns deles.

A Ocean Drive é, de fato, é um reduto da art déco, abreviação da expressão francesa arts decoratifs, estilo arquitetônico mais sintético e clean e caracterizado por utilizar materiais, como alumínio, vidro e aço inoxidável, por exemplo. O estilo influenciou não só a arquitetura da época, mas também o design de veículos, objetos decorativos, joias… Em South Beach, também imprimiu pinceladas tropicais à arquitetura –  cores pastéis, letreiros em neon e influências mediterrâneas, com janelas arqueadas e telhados em terracota. Por esse motivo, ali, ele também é chamado de Tropical Déco, recebendo ainda interferências da paisagem local, como o mar, as palmeiras, os cruzeiros que são vistos lá longe na imensidão do Atlântico.

Art déco em construções de South Beach. O estilo também influenciou o design de carros, como o acima. Foto: Massimo Catarinella/Wikimedia

Cenário mágico – Além de caminhadas para explorar a Ocean Drive, há as praias. Hipnotizantes, elas, ao lado de suas areias branquinhas e altas palmeiras, vão mudando de nome e desfilam em um estonteante ziguezague, confundindo-se no horizonte com a imensidão do azul do céu.

É nesse cenário pulsante, misto de natureza, passado e presente, que está o The Gabriel South Beach, Curio Collection by Hilton. Funcionando desde 1940, o antigo ponto de encontro de artistas da art déco, foi totalmente repaginado em 2001, tornando-se, a partir daí, em um sofisticado hotel butique.

Situados em frente à Ocean Drive, os quatro prédios do The Gabriel South Beach também exibem o estilo art déco. Foto: Fabíola Musarra

Seus 132 quartos, à prova de som, têm decoração moderna, inspirados em art déco, enquanto todas as suítes, do térreo ao último andar, têm janelões e varanda, muitas delas com vista para o mar. Todas as acomodações possuem wi-fi gratuito e estão equipadas com colchões com pillow-top, tevês LCD com canais a cabo, ar-condicionado, cafeteira e frigobar.

As casas e edifícios coloridos do Art Déco Historic District de Miami Beach, bairro que fica no lado sul de South Beach, são um dos mais importantes patrimônios históricos e arquitetônicos dos EUA. Foto: Fabíola Musarra

O hotel conta ainda com bar/lounge, dois restaurantes, academia e duas piscinas externas: a da cobertura e a do térreo. A primeira tem fundo de vidro que é visível do átrio do hotel, e oferece uma vista imperdível da cidade e da Baía de Biscayne, sobretudo ao anoitecer, quando as luzes começam a acender, refletindo-se nas águas do Atlântico.

Já a segunda é abraçada por um bem-cuidado jardim e abriga um bar com funcionários que ficam à disposição para atender os hóspedes, inclusive para providenciar toalhas. Há, ainda, um terraço, e a lareira do pátio, perfeitos para um gostoso bate-papo.

Neons em construções em art déco da Ocean Drive, em South Beach. Foto: Wikimedia

O The Gabriel South Beach oferece opções de hospedagem e acessibilidade para cadeirantes e para pessoas com necessidades especiais. Lobby, recepção com equipe multilíngue 24 horas, Business Center e estacionamento com manobrista completam a estrutura do hotel, que também é pet friendly.

 

SERVIÇO

The Gabriel South Beach, Curio Collection by Hilton: 640 Ocean Drive, Miami Beach, Flórida, 33139, tel.: 305-685-2000. Site: www.thegabrielsouthbeach.com.

 

Crédito da abertura do texto: Praia em Miami Beach. Foto: Wikimedia.

A jornalista Fabíola Musarra viajou para  Miami Beach a convite do Miami Covention & Visitors Bureau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: