Aprenda a fazer drinques com o licor da marula, a fruta-símbolo da África do Sul

Bebida é preparada com o fruto da maruleira (Sclerocarya birrea), uma árvore existente nas savanas sul-africanas. Com teor alcoólico em torno de 17%, o licor tem textura cremosa e sabor semelhante ao cacau.

O fruto da maruleira é um dos alimentos preferidos dos elefantes e um dos icônicos símbolos da África do Sul. Foto: Bares SP

Com cor de chocolate e sabor inconfundível, Amarula é, sem dúvida, um dos licores mais famosos do mundo. Com produção 100% na África do Sul, o licor está presente em mais de 150 países, em todos os continentes e é feito a partir da marula, fruto da maruleira. Também conhecida como Elephant Tree, a ávore foi assim batizada pela predileção dos elefantes pelo seu fruto, o que explica a imagem do paquiderme no rótulo da garrafa do produto.

O elefante africano pode ser extinto até 2040, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). Foto: Empório Basílico

Curiosidades à parte, existem diversas maneiras de se consumir Amarula. Pensando nisso, o youtuber Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina, aqui, como preparar alguns drinques com a bebida sul-africana. O influencer é baiano, mas mora atualmente em Angola.

Jornalista e arquiteto, Britto já visitou mais de 35 países e explica um pouco da história da marula: “De todas as crenças sobre o fruto, a que mais me encanta é que a árvore da marula é considerada sagrada para a tribo zulu, que crê na prosperidade de um casamento, quando os noivos se casam com um ramo de marula na cabeça. Existe uma magia além da fruta”.

O licor sul-africano traz em seu rótulo a imagem de um elefante, outro dos símbolos do país de Mandela. Foto: Tecnotícias

Britto selecionou receitas deliciosas, fáceis e rápidas de se fazer: “Eu tenho quatro receitas prediletas, são as que mais faço em casa, aqui em Angola, e também no Brasil, quando estou lá, para mostrar um pouco da cultura sul-africana.  A primeira se chama Pina Marula que é a mais tradicional, feita com marula e banana. A segunda é o Sonho de Marula, que é como se fosse um sonho de valsa líquido. Já o Marula Ice Coffee é geladinho e perfeito para dias quentes, e o Marula com Maracujá é bem refrescante”. Além dos drinques sugeridos pelo youtuber, também é possível fazer uma versão caseira. Quem ensina é Amanda Mesquita, do site Cozinha Fácil. Confira a seguir todas essas recitas:

O licor é totalmente produzido na África do Sul e também serve de base para o preparo de  outros drinques Foto: BetaEQ

 

Pina Marula 

70ml de licor de Amarula

35 ml de rum

Uma banana

Bata tudo junto no liquidificador com gelo. E está pronto para servir!

 

Sonho de Amarula 

50ml de creme de leite

50 ml de leite condensado

100ml de Amarula

Bata tudo junto na coqueteleira com gelo e depois coloque em uma taça.

Enfeite com uma cereja.

 

Amarula Ice Coffee 

150 ml de café frio e sem açúcar

100 ml de Amarula (ou mais, dependendo do seu gosto)

Pedras de gelo

Coloque tudo na coqueteleira, bata bem e delicie-se!

 

Amarula com Maracujá

100ml licor de Amarula

30ml de néctar de maracujá (um maracujá grande)

Duas bolas de sorvete de creme

Cubos de gelo

Coloque tudo no liquidificador e bata. Depois, despeje na taça com gelo.

Decore com o maracujá.

 

Amarula caseira

Ingredientes:

Uma lata de creme de leite

Uma lata de leite condensado

Uma lata de conhaque

Uma lata de licor de cacau

Utilize a lata de creme de leite para medir as bebidas. Caso tenha intolerância à lactose, a receita aceita produtos sem lactose, sem que o sabor ou textura sofram alterações.

Modo de preparo:

Higienize adequadamente as latas de creme de leite e leite condensado.  Despeje no liquidificador o creme de leite e o leite condensado, bata até misturar esses dois ingredientes.

Em seguida, adicione o conhaque e o licor de cacau e bata novamente até que todos os ingredientes estejam totalmente misturados. Pronto. Agora é só beber!

Dicas para consumo:

Essa é uma bebida que não leva adição de gelo. Por isso, caso queira beber gelada, coloque os ingredientes em lata previamente na geladeira.

O teor alcoólico desse preparo de amarula caseira é de 21,7%, caso queira um pouco mais fraco, coloque apenas ½ da medida de conhaque e mantenha a mesma medida dos demais ingredientes. Dessa forma, você não perderá o sabor e nem a textura ideal, mas terá uma bebida menos alcoólica que a original!

Rende um pouco mais de um litro de Amarula (mais do que o licor original).

 

Crédito da foto de abertura: Casa da Bebida 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: