Romance e charme em São Pedro da Aldeia

Pousada na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro é um bom endereço para quem quer namorar, saborear pratos deliciosos e conhecer paisagens cinematográficas do Litoral fluminense.

*Por Fabíola Musarra

Pense em um cantinho que te faz bem. Onde você pode rir, chorar, contar para você mesmo todas as aventuras de seu dia. Meditar baixinho. Ouvir o silêncio. E depois de tudo, renovar as energias, abraçar a natureza. Estar perto de novos amigos e receber um sorriso sincero. Tanto da natureza quanto das pessoas que vivem neste lugar. Se é casada ou recém-casada, saiba ainda que existe um lugar único para você, onde todo o amor e paixão podem nascer, renascer e ficar mais forte. Não é ficção. Este lugar existe e tem nome, CPF e residência: chama-se Pousada Enseada das Garças.

Logo ao entrar, você é embalado pelo canto de passarinhos que você sequer imagina que existam, mas que ouve e se exibem ora nas varandas com rede dos graciosos 18 chalés do empreendimento, ora nos invejáveis cenários desenhados pela natureza… É ainda abraçado pelo verde de tons infinitos que habitam uma área totalmente preservada e pelo carinho dos simpáticos proprietários, o casal Mauro Ramos Lobo e Cláudia Silveira.

A pousada não é luxuosa, mas possui um glamour que é só seu. Aliás, faz parte do seleto grupo de 70 hotéis e pousadas brasileiros que integram o Roteiro de Charme. Sua decoração ostenta toques sutis de requinte e de sofisticação. Não são imponentes. Nem ostensivos. Ao contrário. Surgem na iluminação transada, nos objetos artesanais, nas telas de artistas expostas nas paredes, nas porcelanas inglesas em que as refeições são servidas…

Tudo aparentemente muito simples. Mas, contraditoriamente, tudo muito bem elaborado e planejado para que qualquer mortal se sinta bem. Por trás do impecável gosto, e serei injusta se não mencionar o nome dela, está a fiel funcionária Leninha, a mãezona que cuida para que tudo dê certo. Ela, assim como Cláudia e Mauro, moram em São Pedro da Aldeia, um município da Região dos Lagos fluminense, distante 145 km da capital do Estado.

A cidade, de mais ou menos 80 mil habitantes, é a porta de entrada para a badalada Búzios, pedacinho do mundo que ganhou fama nos anos 60, quando a sensualíssima atriz francesa, Brigitte Bardot, causou frisson naqueles cantos e praias do País. Hoje, ao completar exatos 85 anos, a simbol sex e eterna star do jet set internacional está recolhida em seu silêncio. Não provoca mais polêmicas. Nem dá entrevistas. Mas, continua frequentando os noticiários.

Foto por João Calandrini/Divulgação/Setur

Apesar da idade avançada e do isolamento, Bardot continua linda. Musa como sempre. Eterna! Sua escultura está lá, na orla de Búzios, como se o tempo não tivesse passado. Como se ele jamais mudasse as ordens das coisas. Brigitte continua lá, com sua “velha” calça de jeans. Quer conhecê-la? Cláudia e Mauro te apresentam.

Os dois podem ainda te indicar um inesquecível passeio de traineira ou de lancha pelas águas azulzinhas das praias de Arraial do Cabo, sempre e quando os ventos e a maré permitirem. Recomendar trilhas ecológicas, oferecer passeios incríveis pelo mar ou pela terra e, ainda, ajudar a planejar roteiros gastronômicos inimagináveis em endereços da cidade e na região que tanto amam.

Caso do Lá No Poié Bar e Restaurante, na Praia do Sudoeste, em São Pedro da Aldeia. A casa oferece pratos imbatíveis, entre risotos, massas, peixes, carnes e sobremesas.

Novos espaços

O casal abriu a pousada há 20 anos. E, ao longo de todo esse tempo, marido e esposa foram construindo, tijolo por tijolo, cada um dos cantinhos do “pedacinho” de quatro mil metros quadrados que juntos comandam. Hoje, a Enseada das Garças, além dos chalés equipados com frigobar, tevê a cabo, ar condicionado e telefone (três deles têm hidromassagem), abriga piscina de borda infinita, além de dar acesso à uma praia de águas calmas e transparentes.Incansáveis, Cláudia e Mauro não param e prometem inaugurar nos próximos meses um SPA e um restaurante. O consultor que será o responsável pela criação do novo cardápio e dos drinques que começarão a ser servidos na piscina já foi contratado, assim como o profissional também já tem em mente o chef e o pessoal que será encarregado pela execução das futuras tarefas.

As refeições a base de frutos do mar e de peixes servidas atualmente no almoço e no jantar são excelentes (são cobradas à parte), assim como o farto café da manhã que está incluso na diária. Se é assim, qual a razão de mudar? “Estamos sempre tentando inovar e aperfeiçoar nossos serviços. Queremos a cada dia surpreender e cativar nossos hóspedes”, conta Cláudia.

A pousada é frequentada, sobretudo, por casais. Para eles, Mauro e Cláudia podem planejar um jantar romântico ao lado de uma canoa que possuem na praia. Luz, música, som do mar e comida de primeira completam o bucólico cenário natural, palco de incontáveis juras de amor e pedidos de casamento.

Depois de se hospedar neste aconchegante recanto, tenho a certeza absoluta que você vai sentir que existe, neste imenso planeta, um lugar muito especial e acolhedor que pode chamar de seu. E pode mesmo, graças também à acolhida carinhosa e à afetuosidade dos proprietários.

SERVIÇO

Pousada Enseada das Garças: está situada em uma colina com posição privilegiada. A varanda dos bangalôs e a da borda da piscina oferecem vistas lindíssimas das ilhas, das salinas, das praias e das vizinhas cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. É um bom lugar para o descanso e para o romance. Como os demais empreendimentos do Roteiro de Charme, a pousada adota conceitos de sustentabilidade em seu dia a dia: reaproveita a água, recicla materiais e cultiva uma horta, de onde são retiradas verduras e ervas que fazem parte do menu de seu restaurante.

A Enseada das Garças está distante a apenas 13 km de Cabo Frio, 22 km de Arraial do Cabo e a 26 km de Búzios. Anote o endereço: Rua José Costa, 1.088, Ponta da Areia, São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro. Telefones: (22) 2621-1924, (22) 2627-0007 e (22) 98819-5645, site www.enseadadasgarcas@uol.com.br.

Lá No Poie Bar e Restaurante: Praia do Sudoeste, s/nº, Praia do Sudoeste, São Pedro da Aldeia (RJ), telefone: (22) 2621-2741.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: