Mato Grosso será palco de feira inédita e de tradição popular

Em maio e junho, o lindo Estado localizado no Centro-Oeste do Brasil será o lar de uma mostra de artesanato e de produtos da agricultura familiar, revivendo ainda uma festa que remete à Idade Média.  

Por Fabíola Musarra

 

Cavalhada em Poconé - Foo Governo de Mato Grosso

Mato Grosso é um Estado brasileiro que esbanja incontáveis paisagens de beleza surreal, todas elas abençoadas por Deus e bonitas por natureza. Além de abrigar a maior parte do Pantanal brasileiro, o maior reservatório de vida animal e vegetal do planeta, é ainda o lar onde há 154 anos nasceu o Marechal Rondon (1865/1958), o descobridor de diferentes tribos indígenas brasileiras e o desbravador de terras tupiniquins em tempos em que viajar não era nada fácil.

Rondon nasceu no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger. Distante 110 km da capital Cuiabá, o pequeno povoado agora vai sediar a Primeira Feira de Exposição e Vendas de Artesanato e de Produtos da Agricultura Familiar. A iniciativa inédita será realizada nos próximos dias 25 e 26, no Memorial Rondon – a abertura acontece às 8 horas. O lugar, por si só, já é uma atração à parte. Localizado em meio à vegetação pantaneira, tem o formato de aldeia indígena.

O memorial ocupa uma área de três mil metros quadrados. Foto: Governo de Mato Grosso

 

Além da Exposição da Vida e das Obras do Marechal Rondon e da venda dos trabalhos confeccionados pelos artesãos de Mimoso e de produtos da agricultura familiar, o evento será integrado pela “Palestra sobre Empreendedorismo e a Importância do Produto Organizado”. Durante a feira, profissionais capacitados fornecerão orientações e esclarecimentos sobre a emissão da Carteira de Artesão, empreendedorismo, artesanato, agricultura e meio ambiente. Também manifestações culturais e shows com artistas locais estão previstos na programação.

Transpantaneira é a porta de entrada para o Pantanal, em Poconé. Foto Bernard Dupont/Wikimedia Commons

 

Em junho – Não muito distante do Distrito de Mimoso, a pantaneira cidade de Poconé, a 100 km ao centro-sul de Cuiabá, será palco de uma das mais tradicionais manifestações populares do Brasil: a cavalhada, iniciativa que faz parte dos festejos da cidade em celebração a São Benedito. Tão concorrido e tradicional como o de Pirenópolis, em Goiás, o evento de aproximadamente seis horas de duração acontecerá no domingo, dia 23 de junho, a partir das 8 horas, no Clube Cidade Rosa.

O espetáculo coreografado revive as Cruzadas da Idade Média, entre os séculos XI e XIII, simulando as batalhas travadas entre os povos cristãos e mulçumanos para consolidar o Cristianismo. Na apresentação cênica participam 12 cavaleiros com seus respectivos cavalos, dez soldados e um embaixador de cada lado. Além desses personagens, também participam do espetáculo rainha, pajens, encapuzados, auxiliares de pista e locutores, que narram a festa.

A disputa medieval  é encenada em um campo ao ar livre. E é composta por dois exércitos: o cristão representado pela cor azul-turquesa e o mouro pela cor vermelha. Os cavaleiros e os cavalos pantaneiros de ambos exércitos usam roupas bordadas à mão. No final do enredo, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

Há mais de 200 anos a batalha histórica é encenada em Poconé, cidade de Mato Grosso considerada como a capital do Pantanal por muita gente.  O espetáculo que se repete e todos os anos desde 1769, é uma das manifestações populares mais importantes do Brasil e já faz parte do calendário cultural e turístico do município. Para quem assiste, a apresentação é uma lembrança que se perpetua na mente e no coração! É ir para ver!

SERVIÇO

Memorial Rondon: Av. Santo Antônio, 456, Santo Antônio do Leverger, tel. (65) 3341-1346.

Clube Cidade Rosa: Rua Justino Gonçalves da Guia, Poconé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: