Canela ganha locomotiva e nova atração cultural

Cidade do Rio Grande do Sul teve antigas locomotiva e estação férrea revitalizadas e agora elas são – por si só – mais um charmoso ponto de encontro, compras e descontração da Serra Gaúcha.

 

Por Fabíola Musarra

 

Locomotiva de Canela - Foto-Cleiton-Thiele - Divulgação

Desativada há 40 anos, a velha locomotiva Le Meuse está de volta à graciosa cidade de Canela, na Serra Gaúcha (RS). Após ser recuperado, o trem foi posicionado na estação férrea que também foi revitalizada e transformada em um complexo cultural e comercial: a Estação Campos de Canella, onde operou por quase 50 anos. Revitalizada, a antiga estação férrea da cidade passa a ser uma nova opção turística para a região.

A histórica locomotiva, classe 0-6-0, fabricada na Bélgica em 1909, ficou um ano em processo de renovação realizado pela empresa MKR em Taquara (RS). O tradicional parque temático Mundo a Vapor é parceiro do projeto e carrega a paixão pelos trens herdada do seu fundador Benito Urbani, importante nome na história da cidade.

Locomotiva Canela-Foto-Cleiton-Thiele - Divulgação

Por enquanto, a Estação Campos de Canella abriga o Restaurante Férreo, o Lucca Bistrô, a Casa Velha Bruxa, o SG Facas, o Alpen Park, o Florybal e o Mundo a Vapor. Porém, a ideia é que, ainda este ano, 42 estabelecimentos comerciais ali se estabeleçam, tornando o complexo em mais uma das atrações turísticas de Canela.

Para abril, por exemplo, estão previstas a inauguração da MF Cervejas Artesanais, de La Estación, do Pop’s Crock e do Royal Trudel. Já em agosto deve ser finalizada a área central da Rua Coberta, com o espaço para apresentações culturais e artísticas. Dezembro marcará a finalização de todo o complexo, com área total de 5,9 mil m², com o início das operações da Confeitaria Berola, Essenza, Gelateria Venetta, Big Land e Museu do Trem.

Informações: canela.rs.gov.br | mundoavapor.com.br

 

* Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: