Você é daqueles turistas que já embarcaram nos roteiros clássicos feitos pelo Brasil e pelo Exterior e agora está partindo para conhecer destinos diferenciados? Então, o que acha de visitar a Armênia e a Geórgia, tendo ainda a possibilidade de esticar até o Azerbaijão? Gostou da sugestão? Pense a respeito e anote:
De 17 a 30 de setembro, a agência Latitudes, especializada em viagens de conhecimento, vai levar um grupo de turistas brasileiros para desbravar um lado pouco conhecido (e explorado) da Europa. O roteiro na Armênia começa em Ierevan, capital que surpreende por ostentar um contraste harmônico entre a modernidade e a tradição.
Entre outras atividades em Ierevan, estão previstas visitas à Praça da República, a Opera House e ao Cascade Complex, onde fica o Cafesjian Museum of Contemporary Art. Inaugurada em 2009, a casa abriga uma impressionante coleção de obras de arte contemporânea. Entre elas, estátuas do escultor mexicano Fernando Botero.
Ainda em Ierevan, será feita uma caminhada por uma das mais importantes avenidas do país, a Baguhramyan Avenue e um stop no Museu de História, que, entre as preciosidades de seu acervo, guarda o sapato mais antigo do mundo, encontrado em uma das antigas cavernas da Armênia, com mais de 5000 anos.
O tour segue pela por várias cidades armênias, intercalando paisagens inenarráveis, lagos turquesa, cordilheiras, mosteiros, cidades medievais e patrimônios históricos, culturais e imateriais da humanidade. Depois, é a vez da Geórgia, país localizado no encontro da Europa com a Ásia.
A capital Tbilisi vive, respira e transborda as influências culturais marcantes da Turquia, Rússia, Pérsia e da Ásia Central. Igrejas e monastérios milenares dividem o espaço com arquitetura contemporânea, uma efervescente vida noturna e excelente infraestrutura turística.
Em sua estadia em Tbilisi, você vai explorar parte deste tesouro histórico mundial, além de conhecer a antiga capital da Geórgia, Mtskheta, Patrimônio Mundial da Unesco. O cristianismo na Geórgia começou a partir desta cidade no século 4. Também vai visitar a cidade-caverna de Uplistsikhe, construída por volta do primeiro milênio, por tribos pagãs. A Rota da Seda passava por lá e esses traços ainda podem ser vistos.
A viagem termina, mas, se você quiser, tem a opção de dar uma esticada até o Azerbaijão. Na capital Baku, os muros da Cidade Velha protegem construções do século 15. Do lado de fora, uma metrópole pulsante e em crescimento. A antiga cidade de Shaki também será visitada. Ela é o paraíso para quem pretende comprar tapeçaria de seda, tradicional do país.
O roteiro da agência Latitudes prevê muita coisa legal para se ver e para ser desvendada nestes três países do Velho Mundo. Vale a pena conferir os seus detalhes. Se está interessado, acesse o link http://static-latitudes.gcampaner.com.br/wp-content/uploads/2017/09/armenia-e-georgia-de-ierevan-a-tbilisi16.pdf.