Em um conto de fadas mexicano

Castelo de Chapultepec.jpg

Quer se sentir um personagem de um conto de fadas na Cidade do México? Vá ao  Castelo de Chapultepec. Situado no alto de uma colina, no centro do bosque de mesmo nome, a 2.325 metros acima do nível do mar, o palácio foi construído para ser a casa de campo do vice-rei da Nova Espanha Bernardo de Gálvez y Madrid

Em 1785, o vice-rei ordenou que o castelo fosse erguido sobre o Cerro de Chapulín. De origem nahuatl, a palavra Chapultepec pode ser traduzida como morro do gafanhoto – é resultado da junção de “chapulli” (gafanhoto) e “tepe” (colina).

chapultepec - Foto zoommexico.net

Em 1864, o palácio foi a residência do imperador Maximiliano de Habsburgo, arqueduque de Viena (Áustria) e Maximiliano I do México, e de sua esposa, a imperatriz Carlota. Hoje, os preservados ambientes onde o casal real viveu, incluindo o mobiliário, objetos de arte e carruagens originais, estão expostos e podem ser visitados.

Paseo de la   Reforma com a Torre Mayor, o Monumento aos Niños Héroes e a bandeira mexicana.jpg
O Paseo de la Reforma com a Torre Mayor,  o “Monumento aos Niños  Héroes” ( Monumento aos Meninos  Heróis) na entrada do Bosque de Chapultec e a bandeira mexicana.

Maximiliano governou o México de 1864 a 1867. Destronado e acusado de trair o país, foi fuzilado, mas deixou como herança à Cidade do México o Paseo de la Emperatriz (Passeio da Imperatriz, atual Paseo de la Reforma), nome dado em homenagem à esposa e à rua que ligava o até então distante castelo ao centro da cidade.

Castelo de Chapultepec ao fundo, em composição  com  bandeiras mexicanas. Bosque de Chapultepec, Cidade do MéxicoO Bosque de Chapultepec é um lugar perfeito para ser descoberto a pé, com jardim botânico, zoológico, lagos, florestas e coloridas flores. Com uma área de 647 hectares, abriga ainda o Monumento aos Meninos Heróis (Niños Héroes), que homenageia os jovens estudantes do colégio militar que defenderam a fortaleza durante a invasão dos Estados  Unidos em 1847.

Monumento de la Independencia (El Angel), Mexico City
O  “Monumento de la Independencia”, mais conhecido como O Anjo  da Independência, é um dos  postais do Paseo de la Reforma, na Cidade do México.

Depois de desfrutar o ar puro do bosque, caminhe pelo Paseo de la Reforma, uma das principais do Distrito Federal. Ao longo dos 12 km desta avenida que corta em diagonal o coração da cidade espalham-se atrativos, como o Monumento à Independência e a Diana Caçadora, além de modernos edifícios, hotéis luxuosos e centros comerciais.

Bolsa de Valores da Cidade do México, no Paseo de la Reforma - Foto site Mochileiros
Ainda nesta mesma avenida fica o  prédio de moderna arquitetura da Bolsa de Valores.

Também será essa importante avenida que vai te conduzir ao Museu Nacional de Antropologia, localizado a poucos metros.Não estranhe o tamanho do prédio que abriga o museu. É gigantesco, como quase tudo nesta que é uma das maiores cidades da América Latina.

Museu Nacional de Antropologia

Você precisará reservar um bom tempo de sua agenda para conhecer o museu, cujo acervo inclui murais de Orozco e grandes imagens em pedra de cabeças olmecas, civilização da Mesoamérica altamente desenvolvida.

Calendário asteca - Foto Viajar  Pelo Mundo
A Pedra  do  Sol, o calendário dos astecas, um dos lugares mais disputados pelas máquinas fotográficas dos turistas no interior do museu.

O museu guarda ainda inúmeros objetos pertencentes ao cotidiano dos toltecas, teotihuacán, zapotecas, astecas e maias, entre outros povos pré-hispânicos. O ponto alto do seu acervo, sem dúvida, é a Pedra do Sol, o calendário dos astecas, cujo ciclo era de 52 anos. É o cartão de visitas mais fotografado do lugar. E as  lembranças são para sempre, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: