Muito prazer, Pattaya

Pattaya beach and city  bird eye view, ThailandAntiga vila de pescadores, a cidade litorânea da Tailândia hoje é um misto de belezas naturais, animada vida urbana e tradições espirituais milenares.

Por Fabíola Musarra

Pattaya é um dos destinos mais concorridos da Tailândia e um dos mais populares da Ásia. Situada a 165 km a sudeste da capital Bangcoc, é um mix da beleza de sua praia e de agitada vida urbana, com seus elegantes hotéis, bares, restaurantes e baladas noturnas.

Pattaya - cidade
Pattaya já foi refúgio de verão de soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Hoje, a antiga vila de pescadores tailandesa possui modernas construções.

Desde a década de 60, Pattaya atrai turistas do mundo todo. Antiga vila de pescadores, foi refúgio de verão de soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Hoje Pattaya é grande e abriga mais de 100 mil habitantes, muitos deles estrangeiros aposentados que desfrutam do visto concedido pelo governo a gringos acima dos 50 anos que queiram viver no país.

A beleza das águas turquesas da Praia de Pattaya.
A beleza das águas turquesas da Praia de Pattaya.

Com águas calmas e orla pincelada por palmeiras, a praia de Pattaya é perfeita para quem deseja curtir a natureza, tomar um pouco de sol e até praticar parasailing e jet ski. Nos fins de semana, esta faixa de areia de cerca de 4 km ao longo da ponta noroeste de Pattaya é bastante movimentada. Por isso, se você não gosta de multidões, fuja para alguma das praias mais pacatas existentes nas proximidades da cidade.

h Larn
A exótica ilha coralina Koh Larn, de natureza privilegiada.

A exótica ilha coralina Koh Larn é uma delas. Com natureza privilegiada, é cenário ideal para mergulhos, pesca e até mesmo para não fazer nada, apenas desfrutar o idílico paraíso de águas azuis-esverdeadas. Catamarãs e outros tipos de embarcações partem da praia de Pattaya e são seu passaporte para chegar até lá. Assim como para a vizinha e não menos bonita ilha Koh Sak.

Em paralelo à enseada de Pattaya, corre a Beach Road, avenida que concentra grande número de hotéis, bares, restaurantes e o Central Festival Pattaya Beach Mall, shopping onde você encontra grifes como Guess, Levi’s e Zara.

Pattaya merece o título de cidade encantada.
Pattaya merece o título de cidade encantada.

Ao longo dessa avenida também se espalham diversas lojas, desde as que comercializam roupas, calçados, acessórios e bijuterias até as de suvenires.

Depois que o sol se pôr, você pode seguir as luzes de néon das áreas central e sul da cidade. Ali ficam os mais animados bares, restaurantes e casas noturnas de Pattaya. Se estiver a fim de algo mais calmo, vá para a ponta norte da praia.

A movimentada Walking Street, coração da vida noturna em Pattaya.
A movimentada Walking Street, coração da vida noturna em Pattaya.

Walking Street – Apesar do nome, essa rua apenas é fechada para o tráfego de veículos do início da noite até as primeiras horas do dia. Por isso, aproveite esses momentos para caminhar pela Walking Street, desvendando tudo o que ela tem a oferecer.

E olhe que não é pouco. Com restaurantes internacionais e badaladas casas noturnas, a rua mais famosa de Pattaya é o endereço certo para quem procura diversão.

Comece o passeio fazendo um tour gastronômico. Escolha um restaurante e saboreie os frutos do mar à moda tailandesa, com diferentes preparações de lagostas, caranguejos e peixes.

Se preferir algo ainda mais típico do país, recorra a um dos carrinhos de rua. Eles oferecem de tudo, do tradicional Pad Thai (talharim de arroz, com camarão e brotos de feijão) às mais exóticas especialidades, como bichos-da-seda e gafanhotos fritos.

Tailandesas
Show com garotas tailandesas em uma das várias casas noturnas da cidade.

Aproveite o stop e observe as multidões de turistas que passam pela Walking Street, encantadas com as luzes de néon, a música contagiante e as lindas garotas que tentam atrair clientes para as casas noturnas.

Aliás, o turismo sexual é forte na Tailândia. Inevitavelmente, você vai encontrar muitas prostitutas em Pattaya, sobretudo à noite na Walking Street, que é repleta de casas de massagem e shows de estilo cabaré.

Considerada a mais animada da Ásia, a rua de pouco mais de 1,5 km de extensão é palco de inúmeras e surpreendentes atrações, desde as lutas de boxe tailandês até as baladas oferecidas pelas casas noturnas. Atenção: essas últimas somente começam efetivamente a funcionar depois da meia-noite.

Para ir até uma delas, você pode pegar um táxi ou mototáxi. Se estiver dirigindo, pode deixar o carro em um dos estacionamentos localizados na extremidade sul da Walking Street.

O Santuário da Verdade é uma das atrações arquitetônicas de Pattaya.
O Santuário da Verdade é uma das atrações arquitetônicas de Pattaya.

Santuário da Verdade – Se Pattaya é efervescente, é nos seus arredores que se encontra um de seus mais impressionantes atrativos: o Santuário da Verdade, uma gigantesca construção de madeira trabalhada, com 105 m de altura.

Reconhecido como uma das maravilhas da arquitetura tailandesa, o templo ainda agora continua sendo construído. Seus quatro principais salões têm como inspiração as tradições religiosas do sudeste da Ásia, reunindo símbolos sagrados da Tailândia, da Índia, da China e do Camboja.

Detalhes de elefantes em madeira entalhada do templo.
Detalhes de elefantes em madeira entalhada do templo.

São cabeças de Buda, deuses, animais e outros detalhes religiosos que surgem entalhados nas centenas de esculturas de madeira que se espalham pelo interior e exterior do templo.

Também conhecido como Wang Boran ou Prasat Mai, o santuário foi idealizado pelo empresário tailandês Lek Viryaphant, com o intuito de criar um espaço que representasse o antigo conhecimento espiritual da Ásia, combinando o simbolismo de diferentes religiões.

A Colina do Buda é um dos principais locais de peregrinação de Pattaya.
A Colina do Buda é um dos principais locais de peregrinação de Pattaya.

Com toda a sua estrutura esculpida a mão e feita apenas em teca, sem um único prego, o templo começou a ser erguido em 1981 e não deverá estar concluído antes de 2025.

Nos seus 13 hectares de área, artesãos “tecem” esculturas no antigo estilo tailandês. O trabalho desses artistas pode ser admirado de perto. Para isso, é preciso fazer um passeio guiado que é oferecido a cada meia hora, durante todo o dia.

O Santuário da Verdade fica na direção norte da praia de Pattaya, em Naklua St. Para visitar o templo, é preciso pagar uma taxa de entrada e se vestir de maneira respeitosa. Para saber mais, acesse www.sanctuaryoftruth.com 

0 thoughts on “Muito prazer, Pattaya

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: