O mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, vai receber uma homenagem especial em virtude do bicentenário de sua morte (18 de novembro) na 37ª edição da Semana do Aleijadinho. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o evento, promovido tradicionalmente em Ouro Preto (MG) pelo Museu do Aleijadinho, vai passar também por Belo Horizonte, Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João Del Rei e Mariana, cidades mineiras onde há grande concentração das obras do Patrono da Arte no Brasil.
Sabará, cidade histórica de Minas Gerais. Foto Fanny Bracher.
A grade de programação terá 24 eventos simultâneos, entre eles a exibição de um documentário produzido especialmente para a data, missa solene, concertos, oficinas e exposições, além de um ciclo de palestras com estudiosos, pesquisadores e artistas.
Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas.
A abertura oficial será no dia 17 de novembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural e Turístico da FIEMG, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Na ocasião, serão lançados os livros “Aleijadinho – 200 Anos”, com pinturas de Carlos Bracher, e “Aleijadinho Revelado – Estudo Histórico sobre Antônio Francisco Lisboa”, do promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.
Detalhes sobre a programação: facebook.com/SemanaAleijadinho.