Bicentenário de morte de Aleijadinho

O mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, vai receber uma homenagem especial em virtude do bicentenário de sua morte (18 de novembro) na 37ª edição da Semana do Aleijadinho. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o evento, promovido tradicionalmente em Ouro Preto (MG) pelo Museu do Aleijadinho, vai passar também por Belo Horizonte, Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João Del Rei e Mariana, cidades mineiras onde há grande concentração das obras do Patrono da Arte no Brasil.

Sabará, cidade histórica de Minas Gerais. Foto Fanny Bracher.

Sabará, cidade histórica de Minas Gerais. Foto Fanny Bracher.

A grade de programação terá 24 eventos simultâneos, entre eles a exibição de um documentário produzido especialmente para a data, missa solene, concertos, oficinas e exposições, além de um ciclo de palestras com estudiosos, pesquisadores e artistas.

Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas.

Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas.

A abertura oficial será no dia 17 de novembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural e Turístico da FIEMG, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Na ocasião, serão lançados os livros “Aleijadinho – 200 Anos”, com pinturas de Carlos Bracher, e “Aleijadinho Revelado – Estudo Histórico sobre Antônio Francisco Lisboa”, do promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.

Detalhes sobre a programação: facebook.com/SemanaAleijadinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: