Apaixonado pela natureza, Araquém Alcântara já publicou 36 livros em quase 40 anos de carreira. Agora, neste livro lançado pela Editora TerraBrasil, o fotógrafo capta com a magia de suas lentes cenas únicas dessa exótica floresta
Por Fabíola Musarra
Mata Atlântica, Fotos de Araquém Alcântara, textos de Felipe Milanez, Marcelo Delduque e Heloisa Bio Ribeiro, Editora TerraBrasil, 260 págs., R$ 130.
Reconhecido internacionalmente por suas fotografias deslumbrantes de natureza, Araquém Alcântara está de volta, desta vez assinando um imperdível trabalho: um livro que retrata a exótica e exuberante beleza da Mata Atlântica. Nas 260 páginas desta publicação, o profissional concilia suas fotografias a textos, revelando impressões e importantes dados de um ecossistema desconhecido e ameaçado de extinção. Só para dar uma ideia do que acontece na Mata Atlântica: da cobertura original da floresta tropical, que se estendeu do Piauí ao Rio Grande do Sul, hoje restam apenas 7%.
“Minha missão é seduzir o público para a beleza das riquezas naturais do Brasil, assim como também alertar todo o mundo sobre a urgência de proteger o patrimônio ambiental”, diz o fotógrafo. Catarinense de Florianópolis, Alcântara desde 1985 se dedica integralmente à documentação e à proteção da natureza brasileira. Em seus 40 anos de profissão, o fotógrafo já publicou 36 livros, páginas nas quais documenta com seu olhar diferenciado as questões da fauna, da flora e do meio ambiente do País. Suas publicações compõem um riquíssimo inventário da história natural do Brasil, com o testemunho de uma infinidade de espécies de pássaros, répteis, mamíferos, flores e árvores, além das histórias das pessoas que habitam esses locais.