Por dentro da Mata Atlântica

Apaixonado pela natureza, Araquém Alcântara já publicou 36 livros em quase 40 anos de carreira. Agora, neste livro lançado pela Editora TerraBrasil, o fotógrafo capta com a magia de suas lentes cenas únicas dessa exótica floresta

Por Fabíola Musarra

 

Gabriel Cabral/Ag.Istoé

 

Mata Atlântica, Fotos de Araquém Alcântara, textos de Felipe Milanez, Marcelo Delduque e Heloisa Bio Ribeiro, Editora TerraBrasil, 260 págs., R$ 130.

Beleza e exuberância no ecossistema considerado pelos cientistas como um dos cinco lugares com maior biodiversidade do planeta.

Reconhecido internacionalmente por suas fotografias deslumbrantes de natureza, Araquém Alcântara está de volta, desta vez assinando um imperdível trabalho: um livro que retrata a exótica e exuberante beleza da Mata Atlântica. Nas 260 páginas desta publicação, o profissional concilia suas fotografias a textos, revelando impressões e importantes dados de um ecossistema desconhecido e ameaçado de extinção. Só para dar uma ideia do que acontece na Mata Atlântica: da cobertura original da floresta tropical, que se estendeu do Piauí ao Rio Grande do Sul, hoje restam apenas 7%.

“Minha missão é seduzir o público para a beleza das riquezas naturais do Brasil, assim como também alertar todo o mundo sobre a urgência de proteger o patrimônio ambiental”, diz o fotógrafo. Catarinense de Florianópolis, Alcântara desde 1985 se dedica integralmente à documentação e à proteção da natureza brasileira. Em seus 40 anos de profissão, o fotógrafo já publicou 36 livros, páginas nas quais documenta com seu olhar diferenciado as questões da fauna, da flora e do meio ambiente do País. Suas publicações compõem um riquíssimo inventário da história natural do Brasil, com o testemunho de uma infinidade de espécies de pássaros, répteis, mamíferos, flores e árvores, além das histórias das pessoas que habitam esses locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: