Viagem rumo às belezas naturais do mundo

Dos 30 patrimônios da humanidade que vivem hoje sob ameaça constante, 13 estão neste livro. Vale a pena conhecer esses lugares antes que eles desapareçam do mapa

Por Fabíola Musarra

1001 maravilhas naturais para ver antes de morrer
Michael Bright, Ed. Sextante com a colaboração da Unesco, 960 págs., R$ 59,90.

Sua aventura começa tão logo você abra este livro. Ao percorrer as 960 páginas dele, você vai atravessar desertos de areias escaldantes, explorar florestas tropicais, mergulhar nas águas verde-esmeralda de lagunas, ver recifes de corais cheios de vida e testemunhar rios de lava escorrendo de imponentes vulcões. Elaborada por um dos mais experientes exploradores do mundo, Michael Bright, a obra examina todos os continentes e oceanos do planeta, apresentando fatos e fotos sobre a história geológica, plantas e animais endêmicos, costumes e folclore locais.

São apresentados ainda lugares que integram a lista dos patrimônios da humanidade da Unesco e outros que são áreas protegidas e hábitats de espécies ameaçadas de extinção. Aliás, dos 30 patrimônios da humanidade que vivem hoje sob forte ameaça, 13 estão nesta publicação. Ainda que seja por foto, não deixe de conhecê-los antes que desapareçam do mapa. Entre eles encontram-se a Floresta Amazônica, que pode acabar virando uma imensa savana, caso o aquecimento global e o desmatamento se agravem; os Alpes, cujo gelo nos picos está retrocedendo rapidamente, tanto que recentemente a Itália e a Suíça precisaram rever suas fronteiras; e a Grande Barreira de Corais, na Austrália, onde o aquecimento das águas vem provocando o aumento da acidez nas águas do mar, que resulta na morte dos seres que vivem nesses ecossistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: