Ira! e 14 Bis estão entre os artistas convidados, além de Jimmy Burn, direto dos EUA.
Por José Oswaldo Cascino Cardoso e Agências de Notícias
O Festival de Inverno de Brumadinho (54 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais) acontece durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 16 e 19 de junho, das 10 horas a meia noite, exceto no domingo quando termina às 18 horas, em Casa Branca. Além da boa música, o festival contará também com gastronomia, literatura e cultura.
Este ano de 2022 marca a estreia do Festival de Inverno de Brumadinho que terá como característica o modo itinerante. A primeira edição ocorrerá na região de Casa Branca. Serão diversos shows durante os dias do evento, boa comida da região, com Tiradentes e Tonini, entre outros, que se juntam a nomes de peso como Xapuri e La Palma.
Os turistas que visitarem Brumadinho poderão conhecer a Galeria de Arte com curadoria de Renan Florindo, com exposição em Inhotim, e obras de ceramistas e artistas de locais e mural de grafite. Haverá também o lançamento do livro “Brumadinho de Braços Abertos”, escrito em dois idiomas. A obra descreve a história, a beleza e as riquezas de Brumadinho.
O Festival de Brumadinho contará ainda com os bonecos gigantes circenses, o Grupo Giramundo, em uma montagem comemorativa dos 50 anos em obra Hot Apocalipse em parceria com o Cura. “É com muita alegria que estamos realizando o Festival de Inverno de Brumadinho. Muita cultura, shows fantásticos como Ira!, 14 Bis e Jimmy Burn, espaço kids, trupe de palhaços, com programação garantida para toda família”, conta a produtora Patrícia Pacheco.
A porção gastronômica do evento terá, entre outros, chocolate quente, bons vinhos e drinques, com a presença da mixologista molecular, embaixadora da Unesco e representante internacional dos destilados mineiros, Marcela Azevedo, da Cachaçaria Itinerante.
A grade de shows terá bandas consagradas e queridas do público, como Ira!, 14 Bis, o guitarrista Jimmy Burns e Edson Galhardi, interpretando o rei do rock Elvis Presley. E mais Flávio Penido, Tânia Azze, Café Preto Instrumental, Lurex e Route 66, entre outros.
Os organizadores do evento desejam boas-vindas ao Festival de Inverno de Brumadinho e esperam os visitantes de braços abertos. A entrada é gratuita e se o participante puder levar um quilo de alimento não perecível ou um agasalho, ajudará bastante – o que for arrecadado será doado para a Campanha do Agasalho da Igreja de Piedade do Paraopeba.
O Festival de Inverno de Brumadinho tem a realização da Promo Produtora, e tem apoio da Prefeitura de Brumadinho, Café 3 Corações, Aurora Alimentos, Abrasel e Coca-Cola, além do apoio das Pousadas Villa Domazzo, Estalagem da Villa e Recanto dos Lagos.
Giramundo – Sobre o Giramundo um capítulo à parte. A obra leva o nome de “Gira De Novo” e é idealizada pelo neto do seu fundador Álvaro Apocalypse: Hot Apocalypse, em parceria com o Cura. Pensada para ocupar a Raul Soares, e inspirada no círculo do cosmograma Bakongo, traz os ciclos do universo, os movimentos do sol e as fases da vida humana como símbolo de recomeço.
O cosmograma é um conhecimento trazido pelo antropólogo congolês Bunsenki Fu-Kiau e nada mais oportuno para recomeçar do que visitar a fonte da cultura brasileira, mais propriamente dos povos Bantu, responsáveis pela raiz de muito do que hoje conhecemos como cultura em nosso país.
O círculo é dividido em quatro quadrantes – Musoni (concepção), Kala (nascimento), Tukula (crescimento e amadurecimento) e Luvemba (envelhecimento) e cada um desses pontos é um erê/nvunji/criança, que é a representação dos primeiros passos, do começo, um paralelo aos passos que teremos de reaprender a dar com a volta às ruas, a vida cotidiana nessa expectativa de superar a pandemia.
Programação Musical
Dia 16 de junho: Flávio Penido, Tânia Azze, Café Preto Instrumental e Route 66.
Dia 17 de junho: Edson Galhardi, com o melhor do Elvis; Lurex, um tributo ao Queen; Sanrah; Banda Flocos; Luciana Oliveira e Leo do Borel.
Dia 18 de junho: 14 Bis; direto de Chicago (EUA) a lenda viva do Blues, Jimmy Burns, e banda; Grupo Samba e Choro de Quintal.
SERVIÇO
Festival de Inverno de Brumadinho
Datas: de 16 a 19 de junho
Horário: de quinta a sábado de 10h às 24h. Domingo: de 10h às 18h.
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível ou um agasalho.
Crédito da abertura do texto: Centro Histórico de Piedade do Paraopeba. Foto: Divulgação