A Trilha da Pedra Redonda, uma das principais atrações turísticas de Monte Verde, em Camanducaia (MG), está aberta desde quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. A decisão, publicada pela prefeitura no Diário Oficial do município, foi tomada após o plano de reabertura apresentado pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move) ter sido implantado. O passeio estava vetado por decisão da administração municipal desde março, em razão da pandemia do coronavírus. As outras quatro trilhas do distrito permanecem fechadas.
“É mais uma vitória para a comunidade. Aos poucos, nossas atividades vão sendo retomadas com cautela, consciência e respeito à saúde da população e dos turistas, sem jamais esquecer do momento diferente que vivemos”, celebra Rebecca Wagner, presidente da Move.
A Trilha da Pedra Redonda é a mais visitada de Monte Verde abriga um mirante e apresenta baixo grau de dificuldade em relação às demais. A trilha está sendo reaberta com algumas restrições e regras específicas. A princípio, funciona apenas às sextas-feiras, aos sábados, aos domingos e aos feriados, das 9 horas às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos.
As subidas pela trilha acontecem nos seguintes horários: às 9h com descida até 11h15, às 11h30 com descida até 13h30, às 13h45 com descida até 15h30 e às 15h45 com descida até 17h30. Durante cada horário, o acesso à trilha somente é liberado a cada cinco minutos para, no máximo, um grupo de 15 pessoas, entre guias e visitantes. A subida apenas é autorizada quando todos participantes do passeio anterior tiverem retornado.
Guias cadastrados por agências de passeios oficiais podem conduzir em cada trajeto dois visitantes, no máximo. Para fazer a incursão, os interessados têm de fazer um pré-cadastro em sistema disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo. O acesso à trilha só é permitindo com a contratação de uma agência. A ida com carro está proibida.
Hotéis e pousadas – A reabertura da Trilha da Pedra Redonda obedece a normalização gradual de comércio e serviços de Monte Verde, uma luta da Move. No dia 4 de junho, por exemplo, os mais de 150 hotéis e pousadas da região voltaram a operar com até 40% da capacidade. A ideia da prefeitura é que a medida siga até o próximo dia 17, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para o eventual surgimento de novos casos de Covid-19.
Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playgrounds permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. Também os bares, os restaurantes, as lojas, as academias e os salões de beleza voltaram a funcionar com restrições. Monte Verde abriga, segundo a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.
Foto do destaque: Mirante na vertente da Trilha Pedra Redonda em Monte Verde. Crédito: TripAdvisor