Como resultado do rápido avanço do Coronavirus, situação que gerou uma queda dramática na demanda de voos e em restrições de fronteiras de diversos países da América do Sul, a JetSMART Airlines – parte do Fundo de Investimentos Indigo Partners – reforçou suas medidas para enfrentar a pandemia, reduzindo em até 70% a oferta de voos domésticos, e a totalidade de seus voos internacionais, com exceção do mínimo necessário para poder apoiar a repatriação de pessoas, tanto no Chile, como na Argentina, na Colômbia e no Peru.
Os impactos econômicos dessa crise na aviação comercial são devastadores, a ponto de colocar empresas aéreas completas em solo em todo o mundo, e suspendendo toda conectividade aérea, e a sustentabilidade do setor aéreo. Em muitos países, os governos estão oferecendo apoio econômico para defender os empregos, a conectividade, o turismo e o impacto econômico que a pandemia representa a aviação comercial.
Flexibilidade – Do ponto de vista dos passageiros, a companhia está disponibilizando, em seus canais digitais, comunicados específicos para informar sobre as medidas de cuidado e proteção, atualização de políticas comerciais e ferramentas para gestão de suas viagens em mudança para novas datas. A empresa estabeleceu que qualquer pessoa que tenha passagens em voos nacionais e internacionais para voar até o dia 31 de março, poderá alterar data e/ou destino sem tarifas, de acordo com as datas de viagem, independentemente de quando comprou sua passagem. A outra opção é receber um voucher no mesmo valor de sua compra original, o qual poderá ser usado em qualquer destino e data até 31 de dezembro de 2020. Desta forma, nenhum passageiro perderá o valor de sua passagem.
Ainda para agilizar o processo, a JetSMART iniciou um processo online em seu site https://jetsmart.com/br/pt/cambios-y-devoluciones no qual o passageiro pode fazer a gestão de sua alteração ou pedir seu voucher usando seu número de reserva.
Segurança & saúde – A JetSMART está focada na sustentabilidade de suas operações, clientes e funcionários em uma situação que ultrapassa a gravidade de qualquer crise anterior. Também está centrada em oferecer uma operação segura e confiável e, por ter a frota mais nova da América, conta com filtros de ar que permitem reciclar todo o ar da aeronave a cada três minutos, além de possuir filtros que permitem eliminar 99,9% das bactérias e vírus. Assim mesmo, a companhia realiza a limpeza e desinfecção profunda das aeronaves, além de oferecer aos seus colaboradores medidas de mitigação, tanto nos escritórios como na operação. A JetSMART mantém contato com as demais linhas aéreas que são parte do portifólio do Indigo Partners, (WIZZ, Frontier, Volaris) para manter-se à frente das melhores práticas nesse quesito.
Do ponto de vista sanitário, a empresa monitora a situação em coordenação com a autoridade sanitária desde o início de fevereiro. A aérea viu com antecedência o desenvolvimento da pandemia de coronavírus devido à experiência e informação que foi compartilhada pelas demais empresas aéreas do Fundo Indigo Partners para abordar três áreas principais: a instrução e proteção das tripulações, a atenção ao passageiro e o reforço dos procedimentos de higiene por meio de um processo correto de desinfeção dos aviões.
Os manuais e procedimentos estão em conformidade com as diretrizes de organizações internacionais como Iata e a OMS. Ppor esse motivo, os protocolos definidos internacionalmente para doenças infectocontagiosas foram compartilhados há mais de um mês com as tripulações, incluindo as informações e instruções permanentemente atualizadas para a tripulação, e a maior disponibilidade e o uso dos elementos de segurança que se encontram a bordo, como máscaras, álcool gel e luvas, entre outros. A tripulação também foi orientada sobre o protocolo a ser seguido em caso de suspeita de passageiros afetados e sobre o aviso à autoridade sanitária correspondente, recebendo ainda um o protocolo de desinfecção para aeronaves.