Arte urbana? Só mesmo em Berlim!

Mural Fest
Mural Fest Berlim. Site: © visitBerlin, Foto: Dirk Mathesius

 

Por Fabíola Musarra

 

Todas  as grandes metrópoles são tingidas por murais,  exibindo cores e  traços de seus artistas nativos. Berlim não é exceção. Porém, a capital da Alemanha é única e está na vanguarda: acaba de anunciar o lançamento da Urban Art Week 2018, uma semana inteiramente dedicada à arte de rua e arte urbana. A iniciativa acontece em setembro, do dia 5 ao 9, quando começa a temporada artística mais agitada do ano na metrópole alemã, com a  chegada em Berlim de colecionadores, curadores e amantes de arte do mundo inteiro.

 

É bom saber que a divulgação da arte urbana não é uma iniciativa inédita em Berlim – quando o assunto é arte,  a cosmopolita cidade alemã sempre se “reinventa”. No ano passado, por exemplo, a cidade inaugurou o primeiro museu de arte urbana do mundo. Agora, em setembro, outra inovação: a capital alemã será palco daquela que também será a primeira Urban Art Week do planeta, dedicando espaços independentes e galerias de arte toda a cidade aos visitantes que desejem conhecer e vivenciar (ao vivo e em cores) a arte urbana da Alemanha.

 

Na prática, isso significa que ao mesmo tempo em que as já tradicionais e renomadas galerias de arte de Berlim convidam o  público para vernissages, novos espaços de exposição estão abrindo suas portas pela primeira vez, a fim de que os interessados conheçam a arte urbana da capital alemã. Paralelamente a Urban Art Week, a metrópole inaugura uma nova casa de shows.

 

Mural_Fest_BerlinPioneirismo: este ano, Berlim estreia a Urban Art Week e Berlin Art Week. Site: ©visitBerlin. Foto: Dirk Mathesius

 

Todas essas novidades surgem este ano em um novo formato. A programação da Urban Art Week, por exemplo, ocupará espaços em cada um de todos os 12 distritos de Berlim, oferecendo interação com os artistas  alemães e internacionais, além de oficinas de grafite e de escrita digital. A semana também conta com conferências, simpósios, programação de filmes e diferentes workshops. Se ficou interessado, pode obter mais informações no site urbanartweek.de

 

Felix Rodewaldt - Making of im GOLVET
Foto: © Shuto Crew

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: