7 festivais para você comer bem e explorar um mundo de sabores nas férias

Experimentar receitas regionais é bom. Viajar, ainda melhor. Juntar as duas atividades é perfeito. Conheça algumas cidades brasileiras onde você pode fazer isso em julho.

 

Por Fabíola Musarra

 

Búzios - Foto  Istock - Ekaterina Belova.jpg

De olho nas férias escolares de julho, quando muita gente viaja, muitas cidades do Brasil são palco de irresistíveis festivais gastronômicos durante este mês, atraindo com delícias doces e salgadas um número maior de turistas à região. E eles chegam de diferentes lugares atraídos por receitas típicas e diferenciadas, preparadas com aromas e sabores tradicionais e, muitas vezes, inovadores.

 

O resultado da criatividade na cozinha brasileira surge em pães, doces, embutidos, vinhos, cervejas e cachaças… Paralelamente ao colorido mundo da gula, os festivais são ainda a oportunidade de assistir shows e participar de workshops gratuitos e experimentar a cozinha gourmet, além de oferecerem a possibilidade de conhecer o artesanato local e de disporem espaço para criançada se divertir. Confira alguns deles:

 

ATIBAIA – SÃO PAULO

Morangos - Atibaia - Foto Atibaia Connection

De 17 de julho a 17 de setembro, a cidade do Interior do Estado de São Paulo promove a segunda edição do festival gastronômico que tem no morango sua principal vedete. A iniciativa conta com a participação de restaurantes, bares, pizzarias, cafeterias e docerias do município paulista, apresentando aos presentes a diversidade gastronômica de Atibaia.

Acepipes de Morango do Seo Dito Bar e Restaurante - Atibaia (SP) - Foto Estilo Vip.jpg

São aromas e sabores que podem ser experimentados em entradas, pratos e sobremesas nos estabelecimentos participantes. Informações sobre o festival pelos telefones da Secretaria de Turismo: (11) 4414-0400 e 4411-7577 ou pelo e-mail: turismo@atibaia.sp.gov.br.

 

BÚZIOS – RIO DE JANEIRO

Búzios (RJ) - Foto Portal Veneza

De 13 a 15 de julho, Búzios é o lar de um dos principais festivais gastronômicos do Estado do Rio de Janeiro. Em sua 17ª edição, o evento tem a participação de 80 restaurantes da cidade, oferecendo receitas em porções de degustação a preços convidativos, com entradas e sobremesas a R$ 15, e pratos principais a R$ 22. O festival tem espaço para família, programação infantil e pratos veganos, vegetarianos e funcionais.  Informações: www.festbuzios.com.br.

 

BARRA DA TIJUCA – RIO DE JANEIRO

Produtos da Roça - Foto Sítio São João.jpg

De 19 a 22 de julho, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, promove o Sabores da Roça Downtown. O evento acontece no Shopping Downtown (Av. das Américas, 500) e reúne pequenos produtores rurais da Região Sudeste do Brasil, apresentando ao público as iguarias e os produtos típicos da roça.

PaesTortas - Foto Bolos da Vovó.jpg

Queijos, pães, doces, embutidos, vinhos, cervejas e cachaças são apenas algumas das delícias preparadas artesanalmente. Workshops gratuitos, cozinha gourmet, shows e exposição de artesanatos completam o cardápio. O festival tem ainda um espaço destinado à garotada.

 

ITACARÉ – BAHIA

A quinta edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontece entre 12 e 15 de julho, envolvendo cerca de 40 estabelecimentos baianos. No evento, restaurantes, bares e demais empreendimentos participantes apresentam pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinques preparados com produtos da agricultura local.

Itacaré  (BA) - Foto por iStock - DrC_Photography.jpg

Durante o festival, o público pode interagir com chefs convidados na preparação de pratos regionais. Para aquecer o inverno, shows musicais e feiras gastronômica e de agricultura familiar. Informações sobre a programação: www.itacare.com.br/itacare/megapage.php?adid=1617&what=5º+Festival+Sabores+de+Itacaré&lang=pt.

 

CARRANCAS – MINAS GERAIS

Cacheiras em Carrancas - Foto Trem das Gerais.jpg

Conhecida por suas exuberantes serras, grutas e  cachoeiras, a cidade do Sul de Minas Gerais se prepara para sediar a oitava edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas. A iniciativa será realizada de 18 a 22 de julho, na Praça Manoel Moreira, Centro.

Carrancas

Além da degustação de pratos regionais, estão previstos shows musicais, workshops, espaço kids, espaço gourmet e apresentações do folclore local. Informações sobre a programação do festival podem ser obtidas no site www.gastronomiaemcarrancas.com.br.

Comida da roça - Carrancas (MG)

 

 

POMERODE – SANTA CATARINA

Pomerode (SC) - FotositeRodocide_1

Até o dia 15 de julho, a cidade catarinense considerada como a mais alemã do Brasil e possuidora de cenários bucólicos com casas em estilo enxaimel sedia o seu tradicional festival de gastronomia. O evento, que acontece há 14 anos, apresenta receitas que retratam a moderna gastronomia da Alemanha.

Pomerode (SC) - Foto Pinterest

Além das tentações gastronômicas, o evento tem ainda shows musicais, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno à lenha, chocolates e biscoitos. Informações: www.pomerode.com.br.

 

SÃO FRANCISCO DO SUL – SANTA CATARINA

Pelo oitavo ano consecutivo, o município mais antigo de Santa Catarina realiza o seu festival gastronômico. Ele acontece entre os dias 19 e 22 de julho, quando 20 estabelecimentos locais apresentam uma variedade de sabores com base na gastronomia típica desta cidade litorânea.

São Francisco do Sul - Santa Catarina - Foto Armando Magalhães - Guia Viajar  Melhor.jpg

São receitas inspiradas no oceano e preparadas, sobretudo,  com frutos de mar e com ostras – há muitas fazendas de cultivo do molusco na região. Quem for até lá, pode experimentar pratos salgados, doces e sobremesas, além de degustar vinhos, espumantes e chopes artesanais. Anote o endereço: Terminal Marítimo de Passageiros, Rua Babitonga nº 62, Centro Histórico.

Camarões e Lagosta - Foto Pixabay.jpg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: