Aproveite a férias escolares e vá conhecer a cultura dos imigrantes italianos e as vinícolas de Bento Gonçalves

O passeio de Maria Fumaça é uma das principais atrações da serra gaúcha. Mas a região situada ao extremo Sul do País guarda ainda muitas outras boas surpresas. É embarcar na aventura e comprovar!

Por Fabíola Musarra

Serra Gaúcha.jpg

 

Possuidora de paisagens surreais e gastronomia de primeira, a “Região Uva e Vinho” da Serra Gaúcha é ainda um efervescente caldeirão cultural onde descendentes dos imigrantes italianos vivem e preservam as tradições de seu país. Integrada por 47 municípios, a região também abriga a maioria das vinícolas do País – o cultivo de uvas está presente na rotina de grande parte dos moradores, que até hoje preservam os costumes dos colonizadores vindos da Itália no final do século 19.

Não faltam roteiros para quem deseja conhecer de perto um pouco sobre essa vibrante cultura, incluindo os que oferecem pequenas aulas sobre as etapas da produção de vinhos e dão direito à degustação de diferentes tipos da bebida preferida de Bacco. Afinal, pela região espalham-se 83 vinícolas, desde pequenas cantinas familiares até empresas tradicionais. Os “Sabores da Serra” e “L’Essenza del Vino – Conhecendo o Vale dos Vinhedos”, disponibilizados pela Giordani Turismo, são alguns desses tours.

Colheita.jpgFoto: Luiz Chaves

 

O primeiro começa com uma visita à Vinícola Cainelli, uma casa fundada em 1929 e transformada em um museu interativo. Em seu interior, por meio de registros históricos, você pode se integrar sobre a trajetória dos primeiros imigrantes vindos à cidade de Bento Gonçalves. Em seguida, é a vez de conhecer e ter uma aula prática na Oficina de Capeletti. Ao som da cantoria das nonas italianas, você é apresentado à arte de produzir o capeletti, aprendendo a fazer a massa, a recheá-la e fechá-la.

Enquanto a sopa é preparada, na parte externa da vinícola, acontece o Sapeco de Pinhões –  uma legítima forma de preparo da semente pelos imigrantes italianos, quando os pinhões são colocados em meios às grimpas com fogo e sapecados para a degustação. Encerrando a programação, acontece a degustação da sopa feita com auxílio das nonas. Em seguida, é possível fazer uma caminhada e comprar mimos para dar de presente  no comércio local.

 

uvas 1

A bordo do trem – Tendo como proposta explorar uma das mais  importantes regiões produtoras de vinhos brasileiros, o Vale dos Vinhedos, no interior de Bento Gonçalves, o roteiro “L’Essenza del Vino – Conhecendo o Vale dos Vinhedos” já tem saídas marcadas até o final deste ano: o próximo passeio a bordo no exclusivo vagão 219 da Maria Fumaça da Serra Gaúcha acontece no dia 7 de julho, às 14h e às 16h – cada horário recebendo 40 passageiros.

Ao embarcar na locomotiva, você vai receber um kit integrado por taça personalizada e produtos típicos da região. Esse “cardápio” foi elaborado com critério para que os itens  selecionados sejam harmonizados com os vinhos e espumantes que você degustará ao longo dos 23 quilômetros do percurso do trem – entre as estações de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

A experiência em Maria Fumaça pelo mundo dos vinhos é conduzida por um enólogo ou sommelier convidado. Além da degustação, durante a viagem, você aprende a história e as peculiaridades do Vale dos Vinhedos enquanto aprecia pela janela do trem as memoráveis paisagens da “Região Uva e Vinho”. A viagem tem trilha sonora interpretada ao vivo dentro do vagão.

Ficou interessado?  Saiba ainda que Bento Gonçalves e a linda região serrana do Rio Grande do Sul possuem uma excelente infraestrutura turística (você pode obter mais informações no site www.serragaucha.com), contando com opções de hospedagem e de restaurantes para todos os bolsos e gostos. Pode ter a certeza de que conhecer a “Região Uva e Vinho” vai ser uma experiência inesquecível. Bom embarque!

 

SERVIÇO

“L’Essenza del Vino – Conhecendo o Vale dos Vinhedos”

Próximo embarque: 7 de julho, (sábado), às 14h e às 16h

Valor: R$ 189 por pessoa

Futuras saídas: 14 de julho, 11 de agosto, 15 de setembro, 13 de outubro, 10 de novembro

Mais informações, acesse www.giordaniturismo.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: