Por Fabíola Musarra
Sede da Copa do Mundo de Futebol em 2018, a Rússia, mais do que esporte, é sinônimo de história, arte e cultura. Parte dos tesouros deste lindíssimo país que se tornou um Estado Socialista em 1917, a partir da Revolução Russa, pode ser conhecida a bordo do cruzeiro River Victoria. O Imperial Waterways of Russia, nome deste roteiro fluvial, percorre durante 13 dias e 12 noites emblemáticos símbolos da extinta União Soviética.
São monumentos, monastérios, catedrais e museus, além de cidades imperiais, incluindo alguns patrimônios da Unesco. A viagem começa em Moscou no dia 11 maio e prossegue com destino a São Petersburgo. Moscou é a principal cidade do país. Foi fundada em 1156, quando era capital da nação medieval. Moscou perdeu seu status de capital para São Petersburgo, mas nunca deixou de ser importante para o país.
No século passado, Moscou restabeleceu seu domínio sobre a cultura, a política e a economia do país. O River Victoria faz sua primeira parada na capital da Federação Russa, onde estão previstas visitas ao Kremlin, ao Teatro Bolshoi, à icônica Praça Vermelha, à Catedral de São Basílio e à pitoresca Rua Tverskaya, só para citar algumas atrações do centro histórico da cidade.
Depois, o navio segue pelo Rio Volga, por lagos e ilhas, visitando cidades como Yaroslavl, Patrimônio Mundial da Unesco. Com ruas largas, arborizadas e caprichados parques, o planejamento urbano dessa cidade medieval foi ordenado por Catarina, a Grande.
A viagem termina em São Petersburgo, onde tem stops para conhecer o Palácio de Catarina, o Museu Hermitage e o Parque Pushkin, além de uma noite dedicada a um imperdível espetáculo de balé no Teatro Alexandrinsky.
Com capacidade para 202 passageiros, o navio de quatro andares disponibiliza 101 cabines (a maioria com varanda) e dez suítes, deck ao ar livre, fitnesss, SPA, butiques e bibliotecas, além de bares e restaurantes. Informações: uniword.com/br
Rota do River Victoria na Federação Russa