8 motivos para conhecer Macaé

Capa.jpg

Foto: Prefeitura Municipal de Macaé

Por Cláudio Lacerda Oliva

A surpreendente cidade de Macaé, localizada na região norte fluminense, tem turismo para todos os gostos e uma beleza sem igual. A antiga vila de pescadores, que está apenas a 180 km do Rio de Janeiro, é atraente não só por suas praias, mas também por ser considerada a Capital Nacional do Petróleo. A cidade tem grande importância e forte desenvolvimento na indústria de óleo e gás.

E, muito além disso, oferece aos turistas dezenas de opções de lazer e entretenimento. Com enormes áreas verdes, praias, lagoas, serra, cachoeiras e tranquilidade, Macaé é considerada uma das melhores cidades do Brasil. Confira abaixo oito motivos para explorar essa cidade e a região:

1 – Praias quase desertas

Macaé - Foto por Kaná Manhães via Prefeitura Municipal de Macaé

Foto: Kaná Manhães via Prefeitura Municipal de Macaé

O litoral macaense atrai quem curte banho de mar, caminhadas ou é adepto à prática de esportes. Entre as belíssimas praias, destaque para a Praia dos Cavaleiros, que reúne o melhor da gastronomia e é um dos lugares mais badalados, e para a Praia de Imbetiba, onde está situada a base do terminal da Petrobrás.

Esta última é frequentada pelos praticantes de caminhada e natação. Além delas, também merece a visita  a Praia do Pecado, a preferida dos praticantes de surfe e bodyboard.  Por último, surpreenda-se com as praias do Arquipélago de Sant’Anna.

2 – Lagoa de Imboassica

Macaé 1 - Foto por Kaná Manhães via Prefeitura Municipal de Macaé

Foto: Kaná Manhães via Prefeitura Municipal de Macaé

As lindas praias não são as únicas opções de atrações da cidade. A lagoa de Imboassica encanta com sua beleza e é um ótimo lugar para se admirar o pôr do sol.  No local é possível interagir diretamente com o meio ambiente e fazer caminhadas, passeios de bicicleta e de pedalinho. De  brinde, o deslumbrante pôr do sol.

3 – A refrescante serra

Macaé 3 - Foto via Prefeitura Municipal de Macaé

Foto: Prefeitura Municipal de Macaé

Formada pelos distritos de Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério, Frade e Sana, as serras macaenses oferecem opções para quem busca contato com a natureza, prática de ecoturismo e aventuras.

Rios, quedas d’água, cachoeiras, e mirantes de tirar o fôlego, além de clima ameno e vegetação exuberante no meio da Mata Atlântica preservada. A região também abriga hotéis e pousadas menores para quem desejar uma estadia mais intimista.

4 – Rica história e cultura

Macaé 4 - Solar dos Mellos. Foto por Rui Porto Filho via Prefeitura Municipal de Macaé.jpg

Solar dos Mellos. Foto: Rui Porto Filho via Prefeitura Municipal de Macaé

Conheça a história e a cultura da cidade por meio dos patrimônios históricos e museus. O Solar dos Mellos é um deles. Possui estilo arquitetônico eclético e desde 1911 tem intensa movimentação cultural. Já o Solar Monte Elísio, também conhecido como Instituto Nossa Senhora da Glória e chamado de Castelo por ter servido de hospedagem para Dom Pedro II, hoje abriga uma escola e faculdade.

Há também a Sociedade Musical Nova Aurora. Fundada em 1873, foi a responsável por estimular o renascer da cultura musical em Macaé. Por sua vez, a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores participou do movimento abolicionista, enquanto o Antigo Prédio da Câmara Municipal de Macaé acolheu Dom Pedro II.

5 – Atrações turísticas para completar a sua estada

Macaé 5  - Igreja de Santana. Foto por Moisés Bruno via Prefeitura Municipal de Macaé..jpg

Igreja de Santana. Foto: Moisés Bruno via Prefeitura Municipal de Macaé

Mirante, praças e igrejas completam o entretenimento e lazer em Macaé. O Forte Marechal Hermes, por exemplo, foi construído para impedir o contrabando de Pau-Brasil, e passou por reformas no início do séc. XX. A Praça Veríssimo de Melo tem sido o  point  da aristocracia local desde 1886.

Atualmente, a praça abriga a Feira de Economia Popular Solidária, que  acontece  todas as quintas-feiras. A Igreja Matriz de São João Batista leva o nome do padroeiro da cidade por escolha do príncipe regente, enquanto a Igreja de Sant’Anna oferece uma vista deslumbrante da área urbana da cidade.

6 – Gastronomia diversificada e internacional

Macaé 6 - Foto por Divulgação - Ramada Plaza Macaé

Foto:  Divulgação/Ramada Plaza Macaé

Da alta gastronomia à mais tradicional cozinha de botequim, Macaé proporciona suculentas e deliciosas refeições para  quem a visita, incluindo os pratos típicos. Seus restaurantes servem variados sabores que agradam a todos os paladares.

Visita obrigatória na cidade para quem gosta de saborear os sabores da terra é o Mercado de Peixes, onde é possível experimentar o melhor da culinária caiçara. Já o Steck House do Ramada Plaza Macaé  oferece cortes nobres das melhores carnes e um sistema de rodízio de acompanhamentos especiais.

7 – Petróleo e gás. Os destaques da economia

Macaé7 - Foto por Lívio Campos via Prefeitura Municipal de Macaé

Foto: Lívio Campos via Prefeitura Municipal de Macaé

A cidade de Macaé se tornou referência de petróleo e gás em função das atividades de exploração exercidas pela Petrobrás. Agora, depois de quase três anos de pouco investimento, o município vive uma mudança estratégica para retomar a liderança nesse importante segmento econômico do País.

Assim, as empresas de Off Shore estabeleceram novas diretrizes e estão criando novos negócios, com o objetivo de revitalizar esse importante segmento econômico. Vale ressaltar que os campos de petróleo são basicamente da atividade do pré-sal e ficam há muitos quilômetros da costa atlântica da cidade.

8 – Hospedagem. Conforto e sofisticação.

Foto por Divulgação - Ramada Plaza Macaé

Foto: Divulgação/Ramada Plaza Macaé

O Ramada Plaza Macaé é apenas mais um motivo para quem deseja desfrutar das belezas naturais da cidade. O empreendimento oferece hospedagem completa, ótima localização, conforto e excelente estrutura, além de lazer e gastronomia internacional. Para deixar as férias em família completa, o hotel ainda é pet friendly e garante o mesmo conforto para os hóspedes de quatro patas.

O Ramada Plaza Macaé dispõe de 80 quartos, área fitness, sauna, sala de descanso, piscina no andar superior, jacuzzi e vista panorâmica. Atualmente, é o hotel mais bem avaliado por executivos e famílias, conseguindo inclusive aprovação total dos consumidores. Para mais informações: http://www.verthoteis.com.br/hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: