Por Caroline de Oliveira Fotos: Bruno Jeliel
A cidade mística de São Thomé das Letras é refúgio para os apreciadores de boas histórias, lendas e, claro, paisagens que deixam qualquer um de boca aberta. As cachoeiras e as grutas são bastante procuradas pelos fãs de carteirinha da cidade. A mineira São Thomé, que não era nem um pouco turística, começou a conquistar os corações dos paulistas e fluminenses, que visitam todo o mês a cidade.
Segundo alguns moradores e proprietários de pousadas e campings, durante a semana, São Thomé é vazia, silenciosa e calma, mas o fim de semana compensa toda essa tranquilidade. Não importa se é período de férias, feriados ou datas comemorativas, em todos os finais de semana do ano inteiro, o município mineiro recebe ônibus lotados de visitantes – alguns que chegam pela primeira vez e outros que não conseguem deixar o lugar de fora do coração e repetem a dose.
Histórias com ETs e gnomos e as ruas de pedras são tradições por lá. Desde a rua principal até o portal, há sempre um cantinho com pequenos santuários dedicados a São Thomé, casas, ruas e comércios em pedras e alguns hippies vendendo peças lindas como colares, anéis e pulseiras feitos com pedras. Já deu para perceber que por lá quase tudo se resume a pedras!
O centro histórico é pequeno, porém concentra uma grande variedade de lojas de roupas e lembrancinhas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, galerias, campings e pousadas. Em relação à alimentação, à estadia e às compras, há diversas opções para agradar a todos os bolsos e gostos. Mesmo se você não tem um estilo muito colorido, confesso que será hipnotizado pelas roupas e terá vontade de comprar tudo.
Falando nos passeios, acredite, são muitas opções. A cidade pode até ser pequena, mas há muito que fazer. No total, são mais de sete cachoeiras e grutas, que variam de todos os tamanhos e formas possíveis. A Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima da cidade – são cerca de 40 minutos a pé ou 12 minutos de carro.
No caminho da cachoeira, você entrará em uma propriedade que concentra camping, restaurantes e muitas pessoas vendendo bijuterias, o que completa o charme místico e hippie do local. A cachoeira tem esse nome por receber mais de 300 borboletas azuis em janeiro e, por isso, se tornou muito conhecida e famosa pela cidade. São duas pequenas quedas sobre uma piscina natural de águas transparentes que seguem para um caminho ainda mais raso.
São nessas horas que pensamos em ir de carro para ter a comodidade de chegar e voltar a qualquer hora e poder visitar qualquer outro lugar, dentro ou fora da cidade, sem se preocupar com mais nada, apenas a gasolina. Mas, se locomover entre as ruas pequenas e de paralelepípedos com um transporte próprio é difícil.
Por isso, a melhor opção é chegar a São Thomé das Letras de ônibus e fazer os passeios caminhando – a melhor parte é contemplar as paisagens de todos os ângulos e ter uma experiência diferente. Ou, se preferir, feche um pacote com agências de trips – ultimamente essa opção vem ganhando muito espaço no turismo.
Como a Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima do centro, você pode optar por comer em um dos dois restaurantes situados por lá mesmo, que oferecem comida mineira no fogão a lenha por um preço bem justo, ou almoçar no centro da cidade. No restaurante Borboleta Azul, por exemplo, o prato sai por R$ 22 e você pode comer à vontade. Há também açaí, água, refrigerantes, queijos e doces de leite à venda.
Durante a tarde, ou no final dela, vá para a cidade e aproveite para caminhar sem pressa. Conheça a Igreja de Pedras, as duas galerias, a Igreja Matriz e a Gruta de São Thomé, conhecida por ter uma “passagem secreta” que te leva até Machu Picchu – a gruta é aberta para visitação, porém essa passagem misteriosa está fechada, mas a lenda permanece viva.
Ao anoitecer você perceberá como a cidade fica cheia. Em alguns restaurantes há até fila para esperar uma mesa vazia. Uma curiosidade muito interessante é que, independentemente do lugar onde você comer, há sempre pizza no cardápio – por um momento você vai até pensar: cidade mística ou cidade da pizza? Mas enfim…
Além da pizza na pedra, você pode comer outra especialidade local: a deliciosa e saborosa comida mineira. Após curtir o jantar e sentir a leve brisa da noite, que tal ouvir um pouco de música? O Alcazar Rock Bar é uma boa opção. A construção e a decoração deste lugar são lindas.
De pedras por fora e por dentro, com a imagem de um mago na entrada para te dar as boas-vindas, por lá acontecem alguns shows ao vivo. A Caverna, o Corujão e o Altas Horas Rock Bar são outros bares com música e também boas opções para curtir a noite, tanto que chegam até a lotar de tanta gente.
Na manhã do dia seguinte, aproveite para ir até os principais pontos turísticos e assistir ao pôr-do-sol de um deles, como o Mirante São Thomé, a Pedra da Bruxa, a Pirâmide e o Cruzeiro. No Cruzeiro, há um espaço coberto de pedras onde muitos acreditam que estão concentradas energias.
Aproveite a chance para agradecer e montar a sua própria pirâmide de desejos, acreditando na esperança e canalizando a positividade do lugar para torná-los possíveis. A dica é visitar esses lugares quando ainda está claro – à noite pode ser um pouco perigoso e não é recomendado.
SERVIÇO
Quem leva
A Brother’s Trips é uma agência que está no mercado há dois anos e vem trabalhando em roteiros que proporcionam oportunidades e experiências marcantes. Apaixonados por viagens, Débora e Antônio decidiram abrir a agência para levar todos aqueles que também amam viajar para um bom destino no fim de semana. Segundo eles, São Thomé das Letras e Capitólio vêm crescendo de uma tal forma que é necessário realizar todo mês a ida de um grupo para lá.
A Brother’s trabalha com roteiros escolhidos pelos seus seguidores nas redes sociais e oferece pacotes completos, com hospedagem e até passeios pelos pontos turísticos mais desejados. Também fazem cervejadas e, dependendo da viagem, tem até churrasco. As acomodações variam de acordo com o lugar – podem ser em pousadas ou em campings. A alimentação é sempre por conta do viajante, exceto o café da manhã.
Para São Thomé das Letras, a agência cobra um valor de aproximadamente R$ 280 por pessoa, e o roteiro inclui transporte em ônibus executivo com banheiro, televisão e água, visita às cachoeiras mais famosas (Véu da Noiva, Paraíso, Flávio e Vale das Borboletas) e aos poços dos duendes, cervejada com música ao vivo em restaurante, fotógrafo para capturar os melhores momentos e domingo livre para compras – tudo isso incluso no valor.
E tem mais: além de ser recebido com muita simpatia, os idealizadores da Brother’s Trips estão expandindo para experiências internacionais, com destino à Bolívia e ao Chile de avião. Ainda não definiram uma data, mas a nova trip já está sendo estudada e planejada com muito carinho para os amantes de viagens.
Mais informações na página do Facebook: Brother’s Trips
Onde comer
Bar e Restaurante Borboleta Azul (situado na Cachoeira Vale das Borboletas)
Restaurante e Pizzaria Escapulário
Onde ficar