Fazendas rurais são atração de Louveira

Eleito em 2018 como o melhor do Brasil entre todas em todas as 5.570 cidades do País, o município do Interior de São Paulo oferece um roteiro imperdível de agroturismo em propriedades de suas imediações.

Fundada por italianos, Louveira é uma simpática cidade do Interior do Estado de São Paulo. Com quase 45 mil habitantes, o município paulista, graça aos descendentes dos imigrantes que a fundaram, vive e transborda a cultura e as tradições da Itália, mantendo vivos sobretudo os costumes do sul do país, região onde a família reunida ao redor de uma mesa farta e a alegre tarantela sempre imperam.

Produtos - AbadiaComandada pelos irmãos Biazzi, a Cose dell’Abadia oferece rosca doce e quentinha com recheio de goiabada e maçã, pães e biscoitos caseiros, entre muitas outras delícias.

Distante 70 km da capital paulista e a dez minutos de Campinas, Louveira e é uma excelente opção para você curtir nos fins de semana. Reúne mais de 150 produtores rurais cujas propriedades podem ser visitadas e possui completa infraestrutura turística. Mas não é tudo. Até o dia 15 de dezembro, todas as sextas, sábados e domingos, a cidade é o palco da Festa da Uva, um tradicional evento que este ano está comemorando os seus 52 anos.

Uvas Niagara - Foto Prefeitura de Louveira

A programação desta edição está imperdível. O evento, que acontece na Área de Lazer do Trabalhador, começou na sexta-feira passada, com apresentação de um grupo dança dos típicos ritmos italianos, exposição de frutas, barraquinhas de comidas com tentações doces e salgadas e de bebidas, leilão de frutas e baile para a terceira idade. No sábado, o cantor Lucas Lucco subiu ao palco, confirmando que a festa ainda está repleta de coisas legais para aproveitar.

Entre as atrações dos próximos fins de semana estão shows com artistas, como Exaltasamba, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba e Ultraje a Rigor. Também estão previstos a chegada do Papai Noel e espetáculos gratuitos para a garotada, como o da Galinha Pintadinha e o da dupla de palhaços Patati e Patatá. Há, ainda, atividades para a terceira idade. Para você ficar sabendo mais detalhes sobre a programação do evento, é só acessar o site www.festadauvadelouveira.com.br.

Placa

Terra de solo fértil, Louveira faz parte do Circuito das Frutas de São Paulo. É famosa pela produção da uva Niagara, com parreirais e vinícolas que se multiplicam pelas fazendas centenárias das tradicionais famílias da cidade. O roteiro inclui, ainda, restaurantes rurais, alambiques, empórios, pesqueiros e lojas de embutidos e de artesanato, entre outras opções. As visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas.

Pesqueiro Beira Rio -Louveira - SP- Foto Panoramio - WikipediaPorções de Filé de Tilápia, Costelinha de Pacú, Lambari e Manjubinha, além de carnes, podem ser saboreadas depois de uma pescaria no Pesqueiro Beira Rio.

Em cada uma das propriedades rurais de Louveira abertas ao público, você vai ter uma agradável surpresa, desde aprender o processo de produção de vinhos, degustar a bebida de Baco e sucos naturais de frutas ou participar de uma divertida pisa de uvas até saborear pães, doces e compotas caseiros, fazer uma caminhada pelas plantações ou embarcar em um passeio com sabor de infância, fazendo um tour a bordo de um colorido trenzinho.

Landjäger - Loja Berna LouveiraFrios, salsichas, linguiças, patês, temperos e muitos outros sabores típicos da culinária suíça e alemã  podem ser adquiridos na Loja Berna.

Eleita no ano passado como a melhor cidade do Brasil pelo Firjan, organização privada e sem fins lucrativos que avalia a gestão pública e a qualidade de serviços prestados ao cidadão em todas as 5.570 cidades do País, Louveira é mesmo um cativante pedacinho da Itália no Brasil, um charmoso lugar onde vive gente prestativa e hospitaleira. Vale muito a pena conferir!

Vinícola MichelettoiFamosa pela produção de vinhos, a Vinícola Michelleto oferece a degustação de bebidas e passeios pelos parreirais e pela propriedade, com direito a observação de animais, aves, hortas, flores e frutas.

SERVIÇO – Para obter informações sobre os roteiros de agroturismo em Louveira e o agendamento de visitas, é só contatar a Secretaria do Desenvolvimento do Turismo pelos telefones (19) 3878-2366 e (19) 3878-4556. Ou, pelo e-mail turismo@louveira.sp.gov.br. Turismo de Louveira: site www.turismolouveira.com.br.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: