No próximo fim de semana, a cidade do Interior de São Paulo recebe a sétima do evento, uma iniciativa que reúne num só lugar dezenas de barraquinhas onde os expositores mostram as suas tradicionais receitas e os seus lançamentos.
Gosta de novidades? De comer bem? Anote: de 6 a 10 de setembro, a cidade de Bragança Paulista, estância climática paulista situada a menos de duas horas de São Paulo e quase na divisa com Minas Gerais, promove a sétima edição da Festa da Linguiça, reunindo em os principais produtores da cidade.
Antes de ir, é bom saber que Bragança Paulista também é conhecida como a Capital Nacional da Linguiça. Não à toa. Reúne mais de uma dezena de fabricantes do embutido. Ao lado de suas famílias, eles produzem artesanalmente a linguiça a partir de receitas que são passadas de geração para geração.
A fama do petisco temperado e feito à base de carne e de gordura de porco é tanta que o setor movimenta não só a economia bragantina como a de toda a região. O segmento também representa uma opção de lazer para os moradores e para os visitantes. E um dos motivos disso é a Festa da Linguiça, que também já é outra marca registrada da cidade.
O evento acontece no parque de exposições Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta. Este ano, terá a participação de dez produtores de linguiças. Além de expor os diversos tipos e sabores da iguaria, eles vão apresentar aos visitantes pratos diferenciados e mostrar que a linguiça bragantina pode ser usada na culinária de formas inusitadas, não se limitando ao formato petisco, lanche com vinagrete ou churrasco.
Uma das novidades desta edição será o lançamento da linguiça vegetariana à base de soja. A receita feita com a proteína vegetal inclui todos os temperos e as especiarias usadas na produção das linguiças tradicionais, como coentro e louro. Na feira também serão lançadas uma versão que simula uma calabresa bem apimentada, outra com cogumelos e uma bem fininha para ser usada em lanches chamados “Not Dog”.
Estas linguiças podem ser usadas nas mais variadas receitas, desde escondidinho, empanado, pastel e pizza até como petisco com anéis de cebola, assadas em grelha e no feijão preto. São 100% artesanais feitas de um dia para o outro e o sabor e a textura são semelhantes à linguiça de origem animal.
A massa é envolvida em um involucro de poliéster ou um material feito com fibras de madeira, que não é comestível, serve apenas para manter a forma da linguiça e antes do preparo deve ser retirada. A novidade poderá ser saboreada na barraca da Colonial de Bragança.
Entre os expositores já confirmados, La Bragantina, Linguiçaria do Rosário, Colonial de Bragança, Original de Bragança, Center Carnes Kente, Linguiçaria Bragança, KiAssados, Autêntica, Real de Bragança e Nova Vicchi. Segundo a organização, o público poderá saborear mais de 20 tipos de linguiça. Entre eles, as recheadas com damasco e pimenta biquinho. Impossível resistir!
SERVIÇO
7ª Festa da Linguiça de Bragança Paulista – de 6 a 10 de setembro de 2017, das 10 às 22 horas. Entrada Gratuita.
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto Monta) – Av. Dr. Fernando Costa, s/nº, Bragança Paulista
Estacionamento no local e pago à parte
Informações: (11) 2473-1463, www.festadalinguica.com.br