Embora seja ambientalizada na capital Washington (EUA), a minissérie norte-americana criada para o serviço de streaming do site Netflix e que no Brasil também é transmitida pelo canal Paramount, teve muitas cenas gravadas no Estado de Maryland.
Se você é aficionado por House of Cards agora pode conhecer de perto os locais onde foram filmadas cenas desse drama político. Para isso, basta embarcar em um pacote personalizado da operadora Queensberry para a região da capital norte-americana, onde foram retratados muitos episódios da série. Mas se você não é adepto desse tipo de passeio e prefere fazer turismo em seu próprio ritmo e em seu tempo, saiba que também pode visitar esses mesmos lugares fazendo um tour auto-guiado.
Antes de partir nessa aventura, uma curiosidade: embora a maior parte da trama sobre o ambicioso congressista Frank Underwood (protagonizado por Kevin Spacey) se passe em Washington, em meio aos seus charmosos bairros, hotéis, restaurantes e entre os salões da Casa Branca e do Capitólio, diversas cenas da minissérie, na realidade, foram gravadas no estado vizinho de Maryland, na Região da Capital dos Estados Unidos, também formada por Virgínia.
Entre as locações em Baltimore, uma das principais cidades de Maryland, estão a residência do personagem central Frank, o apartamento da repórter Zoey Barnes (Kare Mara), o jornal The Washington Herald, que na verdade é o Baltimore Sun’s, o Hotel Cotesworth, gravado no The Peabody Conservatory. Também o Baltimore Museum of Art, o Wit & Wisdom Tavern no hotel Four Seasons e o restaurante Tio Pepe apareceram muitas vezes no seriado.
O interior da Casa Branca, onde os políticos são manipulados por Frank, são filmadas em um estúdio no distrito de Joppa, a 30 minutos de Baltimore, assim como as cenas dentro da casa do futuro presidente durante as primeiras duas temporadas – ambientalizada para ser o histórico bairro de Georgetown, em Washington. Já o exterior da casa foi filmado na área de Bolton Hill, também em Baltimore, incluindo a primeiríssima cena da série.
Por sua vez, a morte da repórter Zoe pelas mãos Frank, retratada em outro trecho do primeiro episódio da segunda temporada (o político empurra a jornalista para frente de um trem em movimento), “acontece” em uma estação de metrô em Washingtom, a Cathedral Heights, mas, na realidade, foi filmada na estação Baltimore’s Charles Center.
Na região de Harford County também é possível visitar outros cenários importantes do seriado, como a Union United Methodist Church, onde Frank e Claire renovaram seus votos de casamento. Em trechos das temporadas 1, 2 e 3, o centro de Havre de Grace se passa pela cidade de Gaffney, na Carolina do Sul, que guarda alguns segredos do passado de Frank.
Por último, se você passar pelo o centro de visitantes de Visit Harford ou no de Havre de Grace, pode retirar um button gratuito da campanha de Frank Underwood para presidente. Se ficou interessado e deseja obter mais detalhes e informações sobre os tours, acesse www.queensberry.com.br (Queensberry) e http://visitharford.com/house-of-cards-self-guided-tour (tour auto-guiado).
*As fotos da série usadas neste texto foram extraídas dos sites https://serietvonline.com (abertura) e http://www.movieaholic.com.br. As demais imagens são de divulgação.