Em sua 27ª edição, o espetáculo que retrata a vida e a trajetória de Jesus na Terra começa no domingo de Ramos e segue até o domingo de Páscoa.
Durante a Semana Santa, entre os dias 20 e 27 de março, a cidade de Piracicaba, a aproximadamente 160 km da capital de São Paulo, volta a ser palco da “Paixão de Cristo”, um espetáculo realizado pela Associação Cultural e Teatral Guarantã. Em sua 27ª edição, a apresentação teatral centrada na epopeia bíblica narra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, em uma encenação com duas horas de duração.
Com direção artística de Raul Rozados, a apresentação conta com a participação de um elenco formado por mais de 400 pessoas, entre atores, figurantes, artistas e técnicos. Segundo João Scarpa, presidente do Guarantã, o segredo da longevidade do espetáculo está na composição do elenco.
“É exatamente na participação popular que mora a força da Paixão de Cristo de Piracicaba. Temos atores profissionais, amadores e gente do povo participando, muitas vezes por tradição, mas também por devoção”, afirma ele.
Como já é tradição, as oito apresentações acontecem entre os domingos de Ramos e de Páscoa, sempre às 20 horas. O local da encenação é o Parque Engenho Central, uma antiga (e histórica) usina de açúcar localizada às margens do Rio Piracicaba.
Lembrando uma cidade cenográfica e tudo a céu aberto, a montagem acontece num espaço de oito mil metros quadrados e a história transcorre em cenas simultâneas, encenadas para permitir ao público uma completa visibilidade de todos os palcos que compõem toda a estrutura, onde se desenvolvem 45 cenas.
Acomodado em uma arquibancada com capacidade para mais de 2.500 pessoas, no decorrer da apresentação, o público é contagiado pelo clima do espetáculo, num realismo obtido graças aos inúmeros efeitos cênicos e técnicos, a dramaticidade da trilha sonora e os recursos utilizados, tais como carruagens, bigas, soldados e artistas circenses.
Para quem pretende ir assistir ao espetáculo, uma dica: Piracicaba concilia incontáveis atrativos turísticos e a simplicidade da vida do interior à modernidade de constituir-se num importante polo agroindustrial e num centro de educação de ponta (possui nove faculdades, entre elas a Esalq, a mais antiga escola superior de agronomia do País). Tudo supervisionado de perto pela exuberância do majestoso afluente do Rio Tietê, o Rio Piracicaba, que banha o município.
SERVIÇO
27ª Paixão de Cristo de Piracicaba
Realização: Associação Cultural e Teatral Guarantã
Local: Engenho Central – Piracicaba/SP
Data: de 20 a 27 de março de 2016
Informações: tel.: (19) 3413-7888, e-mail: ane@guaranta.org.br, site www.guaranta.org.br e facebook.com/guaranta.associacao