A Paixão de Cristo em Piracicaba

Em sua 27ª edição, o espetáculo que retrata a vida e a trajetória de Jesus na Terra começa no domingo de Ramos e segue até o domingo de Páscoa.

Paixão de Cristo em Piracicaba (SP)

Durante a Semana Santa, entre os dias 20 e 27 de março, a cidade de Piracicaba, a aproximadamente 160 km da capital de São Paulo, volta a ser palco da “Paixão de Cristo”, um espetáculo realizado pela Associação Cultural e Teatral Guarantã. Em sua 27ª edição, a apresentação teatral centrada na epopeia bíblica narra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, em uma encenação com duas horas de duração.

Paixão de Cristo em Piracicaba (SP)

Com direção artística de Raul Rozados, a apresentação conta com a participação de um elenco formado por mais de 400 pessoas, entre atores, figurantes, artistas e técnicos. Segundo João Scarpa, presidente do Guarantã, o segredo da longevidade do espetáculo está na composição do elenco.

“É exatamente na participação popular que mora a força da Paixão de Cristo de Piracicaba. Temos atores profissionais, amadores e gente do povo participando, muitas vezes por tradição, mas também por devoção”, afirma ele.

Como já é tradição, as oito apresentações acontecem entre os domingos de Ramos e de Páscoa, sempre às 20 horas. O local da encenação é o Parque Engenho Central, uma antiga (e histórica) usina de açúcar localizada às margens do Rio Piracicaba.

Paixão de Cristo em Piracicaba (SP)

Lembrando uma cidade cenográfica e tudo a céu aberto, a montagem acontece num espaço de oito mil metros quadrados e a história transcorre em cenas simultâneas, encenadas para permitir ao público uma completa visibilidade de todos os palcos que compõem toda a estrutura, onde se desenvolvem 45 cenas.

Acomodado em uma arquibancada com capacidade para mais de 2.500 pessoas, no decorrer da apresentação, o público é contagiado pelo clima do espetáculo, num realismo obtido graças aos inúmeros efeitos cênicos e técnicos, a dramaticidade da trilha sonora e os recursos utilizados, tais como carruagens, bigas, soldados e artistas circenses.

Paixão de Cristo em Piracicaba (SP).jpg

Para quem pretende ir assistir ao espetáculo, uma dica: Piracicaba concilia incontáveis atrativos turísticos e a simplicidade da vida do interior à modernidade de constituir-se num importante polo agroindustrial e num centro de educação de ponta (possui nove faculdades, entre elas a Esalq, a mais antiga escola superior de agronomia do País). Tudo supervisionado de perto pela exuberância do majestoso afluente do Rio Tietê, o Rio Piracicaba, que banha o município.

SERVIÇO

27ª Paixão de Cristo de Piracicaba

Realização: Associação Cultural e Teatral Guarantã

Local: Engenho Central – Piracicaba/SP

Data: de 20 a 27 de março de 2016

Informações: tel.: (19) 3413-7888, e-mail: ane@guaranta.org.br, site www.guaranta.org.br e facebook.com/guaranta.associacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: