Você gostaria de conhecer lugares onde a cultura ocidental nasceu e de visitar portos que somente agora estão sendo redescobertos pelo turismo? A pitoresca Zadar, na Croácia? Ou então, as italianas Veneza, Nápoles e Messina? E, por último, Montenegro, país por onde passaram fenícios, gregos e romanos?
Um cruzeiro de sete noites da Norwegian Jade vai te conduzir a esse fantástico mundo das antigas civilizações da Europa Ocidental. A viagem começa na Itália, em Roma, no dia 18 de abril e termina em Veneza.
Zadar é uma das escalas do navio. Situada na costa leste do Mar Adriático, foi disputada pelos exércitos gregos, romanos, húngaros, otomanos e austríacos. Também foi invadida, bombardeada, saqueada e destruída pelas tropas alemãs de Hitler durante as duas Guerras Mundiais, assim como também ocorreu nos anos 1990, quando a Croácia lutou contra a extinta Iugoslávia, para tornar-se um país independente.
Mas essa cidade de belíssimas praias se reergueu graças aos investimentos em criativos “cartões-postais”, produzidos para atrair turistas. Caso do Órgão do Mar, projetado por Nikola Basic e construído em 2005.
Sob a regência da natureza, as águas do Adriático e os ventos penetram pelas lajotas estrategicamente dispostas no quebra-mar da praia do centro de Zadar, orquestrando um espetáculo mágico de sons, semelhantes ao de músicas executadas em um órgão.
A produção do som depende do tamanho e da velocidade das ondas e da intensidade dos ventos. Por isso, o repertório jamais se repete. À noite, ao espetáculo do Órgão do Mar acrescenta-se o fascínio da Saudação ao Sol, um círculo com 22 metros de diâmetro onde as placas de vidro dispostas no chão, após terem captado a energia solar durante o dia, proporcionam um imperdível show de luzes.
Zadar, porém, não se resume apenas a esses atrativos. Abriga ainda a Praça Narodni, também conhecida como a Praça do Povo. Com graciosas ruas de paralelepípedo, é um dos pontos de encontro mais animados da cidade.
Na praça ficam o prédio da prefeitura, uma construção do século 15, e diversos restaurantes, bares e cafés. É o lugar perfeito para quem deseja saborear uma caprichada refeição, petiscar, tomar uns drinques ou simplesmente degustar um gostoso cafezinho.
A gastronomia, aliás, é outro ponto alto dessa encantadora cidade, que também é a terra natal do maraschino, o licor de ervas e de marasca, uma espécie de cereja da região.
Mas a maioria dos tesouros de Zadar está mesmo concentrada no centro histórico, localizado numa península rodeada por muralhas venezianas e que faz parte da área metropolitana.
Ao percorrer as milenares ruas, becos e vielas locais é impossível não notar as marcas da presença da Roma Antiga no país, como as ruínas que ali estão espalhadas por todos os cantos e que continuamente passeiam diante do olhar.
Kotor, em Montenegro, é outra cidade onde o navio aporta. Boka é a baía que banha a cidade e um de seus principais pontos turísticos. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem formato de ípsilon e assemelha-se a um fiorde.
Por ser uma entrada de mar com uma passagem bem estreita para o Mar Mediterrâneo, suas águas são calmas. Por isso mesmo, historicamente, Boka sempre foi um porto seguro para capitães de barcos e navios que precisavam atracar suas embarcações durante as tempestades. Profunda e com paredões de pedra no Mar Adriático, é a única desse tipo nesse pedacinho da Europa.
Com menos de 15 mil habitantes e localização estratégica, Kotor também passou pelas mãos de muitos povos, começando por fenícios, gregos e romanos. Posteriormente, esteve sob o domínio da Áustria e da Rússia.
Como Zadar, Montenegro também pertenceu à antiga Iugoslávia. Nos anos 1990, tornou-se um país independente. Kotor, uma de suas principais cidades, é agora o destino favorito dos astros e das estrelas que preferem passar as férias no anonimato.
Magna Grécia – O roteiro do Norwegian Jade acontece na primavera europeia e inclui paradas nas pitorescas e alegres cidades italianas de Nápoles e Messina, na Sicília, região que já foi a antiga Magna Grécia. A viagem termina também na Itália, na belíssima Veneza, a noroeste do Mar Adriático.
Veneza foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes do antigo Estado. Vale lembrar que a unificação da Itália somente começou a ser consolidada em 1870, num processo que se estendeu até 1929, quando o Vaticano foi reconhecido como um Estado independente do país.
Por sua localização privilegiada no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente, e também por possuir excelentes navegadores e forte poderio militar, Veneza tornou-se um próspero centro mercantil e naval a partir do século 10, quando sua frota já era uma das maiores do Continente.
Como Roma, Veneza também é considerada um museu a céu aberto, abrigando pinturas, mosaicos e arquitetura de valor incalculável. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade mudou pouquíssimo nos últimos séculos. Hoje, não se pode alterar nem mesmo uma pequena pedra de suas históricas construções.
A linda e bucólica Veneza possui incontáveis monumentos e locais turísticos. Entre os principais e mais visitados deles encontram-se a imponente Basílica de São Marcos, o patrono da cidade e o grande navegador que deu nome à Praça São Marco, uma das mais famosas do mundo.
Na praça ou próximos a ela ficam outras concorridas estrelas da cidade: o Campanário, o Palácio Ducal e a Ponte de Rialto sobre o Canal Grande, construída em 1588, além de numerosas igrejas e museus.
Depois de ter aportado e ter conhecido alguns dos portos utilizados pelas antigas civilizações e de ter pisado no solo de cidades que foram o berço da cultura ocidental, infelizmente, seu sonho chega ao fim.
Hora de arrumar as malas e desembarcar. Mas, não fique triste. Lembre-se que ainda está em Veneza, uma das cidades mais bonitas e intrigantes do planeta. Então, se ainda tiver um pouco de tempo, aproveite para embarcar em uma gôndola e passear pelas românticas “ruas” da cidade de Marco Polo, um de seus mais ilustres e míticos filhos. “Ciao”!
A viagem no Norwegian Jade custa US$ 1.024,99 por pessoa, em cabine dupla com varanda. Informações: info@ncl.com.br, tels. (11) 3253-7203 e (21) 3553- 7646.