Croácia, Montenegro e Itália, uma viagem às antigas civilizações

Panorama aéreo do porto de Zadar, na Croácia
Vista panorâmica do Porto de Zadar, na Croácia.

Um cruzeiro de sete noites da Norwegian Jade vai te conduzir a esse fantástico mundo das antigas civilizações da Europa Ocidental. A viagem começa na Itália, em Roma, no dia 18 de abril e termina em Veneza.

Com menos de 15 mil habitantes e localização estratégica, Kotor também passou pelas mãos de muitos povos, começando por fenícios, gregos e romanos. Posteriormente, esteve sob o domínio da Áustria e da Rússia.

Como Zadar, Montenegro também pertenceu à antiga Iugoslávia. Nos anos 1990, tornou-se um país independente. Kotor, uma de suas principais cidades, é agora o destino favorito dos astros e das estrelas que preferem passar as férias no anonimato.

O Norwegian Jade, navio de cruzeiro, singrando as águas do Mediterrâneo
O Norwegian Jade, navio de cruzeiro, singrando as águas do Mediterrâneo.

Magna Grécia – O roteiro do Norwegian Jade acontece na primavera europeia e inclui paradas nas pitorescas e alegres cidades italianas de Nápoles e Messina, na Sicília, região que já foi a antiga Magna Grécia. A viagem termina também na Itália, na belíssima Veneza, a noroeste do Mar Adriático.

Veneza foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes do antigo Estado. Vale lembrar que a unificação da Itália somente começou a ser consolidada em 1870, num processo que se estendeu até 1929, quando o Vaticano foi reconhecido como um Estado independente do país.

O Canal Grande e a Basílica de Santa Maria della Salute, em Veneza
O Canal Grande e a Basílica de Santa Maria della Salute, em Veneza.

Por sua localização privilegiada no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente, e também por possuir excelentes navegadores e forte poderio militar, Veneza tornou-se um próspero centro mercantil e naval a partir do século 10, quando sua frota já era uma das maiores do Continente.

Como Roma, Veneza também é considerada um museu a céu aberto, abrigando pinturas, mosaicos e arquitetura de valor incalculável. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade mudou pouquíssimo nos últimos séculos. Hoje, não se pode alterar nem mesmo uma pequena pedra de suas históricas construções.

A linda e bucólica Veneza possui incontáveis monumentos e locais turísticos. Entre os principais e mais visitados deles encontram-se a imponente Basílica de São Marcos, o patrono da cidade e o grande navegador que deu nome à Praça São Marco, uma das mais famosas do mundo.

Na praça ou próximos a ela ficam outras concorridas estrelas da cidade: o Campanário, o Palácio Ducal e a Ponte de Rialto sobre o Canal Grande, construída em 1588, além de numerosas igrejas e museus.

Depois de ter aportado e ter conhecido alguns dos portos utilizados pelas antigas civilizações e de ter pisado no solo de cidades que foram o berço da cultura ocidental, infelizmente, seu sonho chega ao fim.

Hora de arrumar as malas e desembarcar. Mas, não fique triste. Lembre-se que ainda está em Veneza, uma das cidades mais bonitas e intrigantes do planeta. Então, se ainda tiver um pouco de tempo, aproveite para embarcar em uma gôndola e passear pelas românticas “ruas” da cidade de Marco Polo, um de seus mais ilustres e míticos filhos. “Ciao”!

A viagem no Norwegian Jade custa US$ 1.024,99 por pessoa, em cabine dupla com varanda. Informações: info@ncl.com.br, tels. (11) 3253-7203 e (21) 3553- 7646.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: