Quando o assunto é a República Dominicana, a gente logo pensa na sua histórica capital Santo Domingo, a cidade mais antiga do Novo Mundo, e nos irresistíveis complexos hoteleiros de Punta Cana, paraíso dos recém-casados. Mas este país situado no Mar do Caribe é muito mais do que o encanto dessas duas cidades.
Primeira ilha a ser descoberta por Cristovão Colombo em 1492, esse charmoso pedaço de terra caribenho ostenta ainda inúmeras construções coloniais, sofisticados cassinos e, principalmente, praias deslumbrantes, como as da Península de Samaná.
Situada na costa noroeste da República Dominicana, a Península de Samaná é o destino mais concorrido pelos dominicanos nas férias. Não é à toa. Suas praias parecem virgens e são desenhadas por águas de intenso azul-turquesa, praias de areia branquinha, cortinas de palmeiras, montanhas e simpáticas casinhas. Junte tudo isso e o resultado é um passaporte a uma das mais inacreditáveis vistas panorâmicas da baía.
Parte da exuberante beleza natural dessa península pode ser conhecida ao se visitar Samaná, um pequeno povoado permeado por bosques tropicais, mangues, lagoas e cascatas. O vilarejo fica bem próximo ao Parque Nacional de Los Haitises, que abriga a lindíssima Ilha de Cayo Levantado.
Samaná é ainda um santuário das baleias jubartes. Entre os meses de janeiro e março, milhares delas podem ser vistas no azul da costa do vilarejo, num gracioso espetáculo de balé aquático que merece ser admirado e cujo “ingresso” de barco poder ser adquirido no porto.
Segunda maior ilha caribenha (a primeira é Cuba), com 1.288 quilômetros quadrados de litoral, a República Dominicana é mesmo fascinante. Do show de cores que desfila e magnetiza o olhar ao clima privilegiado, com o sol que brinca na areia de suas encostas o ano todo.
Da romântica iluminação que à noite tinge de dourado as ruas e as avenidas de suas cidades à lua de prata que se reflete na imensidão de suas águas, colorindo-as de um hipnotizante azul fluorescente.
Tudo nessa terra famosa pelo rum e pelo merengue magnetiza e seduz. Em outras palavras, esse idílico paraíso de nosso planeta é mesmo um irresistível convite para viver dias inesquecíveis de sonho. Informações www.republicadominicana.tur.br